A
IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL NA SEGURANÇA DO TRABALHO
Entenda
como essa avaliação é muito importante para manter um ambiente de trabalho
saudável
A avaliação psicossocial já vem sendo estudada e fala
sobre a importância de cuidar da saúde das pessoas em vários ambientes, entre
eles o trabalho. Isso porque o ambiente de trabalho pode interferir muito na
relação pessoal dos trabalhadores.
O
que é uma avaliação psicossocial?
Segundo Raphael Garcia, CEO da OCUPPE – Prevenção e
Proteção ao Trabalho, a avaliação psicossocial é uma análise que visa
determinar se o profissional pode exercer suas funções em um determinado
ambiente de trabalho. Isso é feito por um psicólogo bem treinado que tem uma
compreensão dos padrões regulatórios e conhecimento de psicologia do trabalho e
avaliação psicológica. As avaliações são inseridas em circunstâncias
específicas e variam de acordo com as atividades específicas da empresa e as
funções desempenhadas pelos funcionários.
Para que isso seja possível, é necessário primeiro
determinar os chamados fatores psicossociais do ambiente de interesse.
Alguns
exemplos são:
· Cultura
da empresa;
· Funções
de trabalho envolvidas no trabalho profissional;
· Relações
interpessoais neste ambiente;
· O
tipo de trabalho e a forma como é feito.
A
importância da avaliação psicossocial
Ao longo de sua vida, uma pessoa passa por
experiências boas e ruins. Dessa forma, alguém que trabalha em locais de alto
risco se não tiver com o psicológico estável pode prejudicar tanto seu trabalho
quanto pode ser um perigo para seus colegas.
Assim, essas regras definem que em uma avaliação
médica os fatores psicossociais devem ser avaliados. Isso porque avaliar o
comportamento em situações de risco ajuda a entender as condições psicológicas
do empregado.
A
avaliação é baseada em quê?
Está
em andamento a criação de uma nova norma específica para avaliação
psicossocial. Mas, atualmente, já existem três NR’s que abordam o assunto:
· Definição segundo a NR-20 –
Riscos psicossociais – influência na saúde mental dos trabalhadores provocada
pelas tensões da vida diária, pressão do trabalho e outros fatores adversos.
· 20.15.6
Os integrantes da equipe de resposta a emergências devem ser submetidos a
exames médicos específicos para a função que irão desempenhar, conforme
estabelece a Norma Regulamentadora n. º 7, incluindo os fatores de riscos
psicossociais, com a emissão do respectivo atestado de saúde ocupacional.
· 33.3.4.1
Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser
o
submetido a exames médicos específicos
para a função que irá desempenhar, conforme
o
estabelecem as NR's 07 e 31, incluindo os
fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde
Ocupacional – ASO.
· 35.4.1.2
Cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem
atividades em altura, garantindo que:
o
c) seja realizado exame médico voltado às
patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando
também os fatores psicossociais.
Quais
os aspectos são investigados na Avaliação Psicossocial?
A psicóloga Tamiris de Oliveira Alves aponta que os
principais aspectos analisados são: Fatores Psicossociais, Processos Cognitivos
e inteligência, Traços de Personalidade e Comportamento, e as condições de
Saúde Mental.
“Todos
esses pontos nos mostram se o indivíduo tem capacidade de enfrentar e responder
a situações de risco e a estressores contínuos, oriundos das demandas do
ambiente de trabalho. O comportamento seguro, principalmente em situações de
risco, está relacionado à características individuais dos trabalhadores. Assim,
características como autoestima, autocontrole, otimismo e pertencimento são a
base de posturas assertivas ligadas à Segurança do Trabalho”, explica.
Sobre
a OCUPPE – Prevenção e Proteção ao Trabalho
A OCUPPE | Prevenção e Proteção no Trabalho, é uma
empresa moderna, sediada em Bauru/SP, que surgiu para assessorar seus clientes
na área de Segurança e Saúde do Trabalho e Prevenção e Combate à Incêndios.
De um lado, têm-se o reconhecimento e avaliação
técnica dos riscos ocupacionais e, de outro, a análise criteriosa da legislação
aplicável e das possíveis responsabilidades legais inerentes a cada caso, o que
resulta gestão ambiental laboral com risco controlado, essencial à
sobrevivência de qualquer organização atualmente.
Objetivamos atuar efetivamente como parceiros de
nossos clientes, prestando um serviço personalizado, dentro de um ponto de
equilíbrio e com garantia de qualidade técnica, atendendo-os de maneira
exclusiva, transparente e ética.
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