quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

 




 

GESTÃO DO TEMPO: 

ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

 



Entre as raras coisas que não conseguimos recuperar está o tempo. Considerado uma das moedas mais valiosas do mundo moderno, quando gerenciado de forma errada, traz vários transtornos para a empresa com sérios impactos negativos. Saber dosar muito bem as horas do dia e ter inteligência para administrar a agenda de tarefas, exige um domínio da gestão do tempo. E como queremos o melhor para você, separamos estratégias simples, mas que vão transformar a sua produtividade da noite para o dia.

 

O que é gestão do tempo? 

 

Você sabe quanto tempo gasta em cada atividade da sua rotina na empresa onde trabalha? Entender como se utiliza o horário do expediente correspondendo às expectativas e execução de tarefas indica que você faz uma boa gestão do tempo.

A gestão do tempo determina o quanto cada demanda ocupará espaço na agenda, eliminando o que é desnecessário e dando ênfase ao que realmente importa.

 

Qual a importância da gestão do tempo?

 

Pare de desperdiçar seu tempo! 

 

Quando você abre seu e-mail com tantas demandas fica perdido ao não saber onde começar? A gestão do tempo te ajuda a eliminar o que não é prioridade e a colocar no topo da lista de tarefas o que precisa ser feito em primeiro lugar.

Além disso, você também consegue estipular prazos e até minutos e horas para executar determinadas tarefas. Isso exige um foco e concentração maiores. No início, será desafiador. Eliminar distrações é um bom começo. Mídias sociais pessoais, mensagens em aplicativos, e-mails. A cada notificação nos distraímos e deixamos de lado aquilo que estava em desenvolvimento. Se você é desse time, coloque limites. 

 

Existem muitas outras sugestões que podem melhorar o seu tempo e equilibrar o foco. Confira todas elas aqui: Aplicativo para produtividade: o guia definitivo para melhorar sua rotina.

 

Evite retrabalho

 

Mais que ter total atenção naquilo que está fazendo, ao aplicar a gestão de tempo em cada atividade da agenda, você tem o direcionamento certeiro no que precisa ser feito. Sabe quando a gente dá o sangue em algum projeto, mas aquele não é o momento e nem a prioridade da empresa? Se feito na época errada, quando chegar no prazo estipulado, talvez muitas coisas possam ter mudado e refazê-lo do zero será necessário.

Com isso, reforçamos a importância do planejamento em todos os setores e equipes. Se um colaborador está fazendo algo, ele precisa saber o porquê está fazendo e qual o prazo de entrega. E tudo precisa ir de encontro aos objetivos e metas da empresa.

E mais que fazer tudo dentro do prazo, zelar pela qualidade dos processos é extremamente necessário. Afinal, não adianta entregar tudo em dia, se nada corresponde à necessidade da equipe ou da empresa como um todo: 

 

O que são relatórios de qualidade e produtividade.

 

Estratégias para aumentar a produtividade por meio da gestão do tempo

1 – Organização é o primeiro passo 

 

Ter todas suas tarefas do dia organizadas é fundamental. Começar o dia sabendo o que você vai fazer, te ajuda e divide seu tempo para cada atividade. Dessa forma, nenhuma ficará de fora e quando surgir o questionamento sobre prazo, você terá na ponta da língua o status de cada demanda.

Hoje, existem diversas formas de fazer essa organização: agendas, planners, trello, asana. O método que você vai utilizar varia de acordo com seu gosto. O importante é seguir uma lista e ter um direcionamento para que nada fique para trás.

A rotina ajuda muito bem. Reuniões sempre no mesmo dia e horário com as equipes e agendadas previamente, melhoram a produtividade e economizam nos preparativos. Ao saber previamente quando vão se reunir e o objetivo daquele encontro, as pessoas se preparam mais e conseguem otimizar o tempo.

E por falar em reunião, reveja todo o protocolo que envolve essa

Todas as reuniões são produtivas e realmente precisam ser realizadas? Aquela reunião poderia ser um e-mail? Então, elimine-a da agenda e poupe os envolvidos para que foquem em ações que proporcionem melhores resultados.


Aqui mesmo no blog da Field, temos conteúdos direcionados sobre o tema:

 

·       Reunião de trabalho: como ser produtiva e motivar;

·       Reuniões produtivas e engajamento de equipe externa

 

2 – Adote ferramentas que agreguem valor ao seu tempo 

 

No momento de pesquisar ferramentas adequadas para otimizar a gestão do tempo, fique atento para escolher uma completa. Se você atua com equipes externas, por exemplo, ter noção da agenda de cada colaborador, facilita a sua vida e a da pessoa. Ao agendar futuras visitas, você não o sobrecarrega e ainda, tem a noção do que cada chamado exigirá como tempo e complexidade.

Sem contar que ao saber a agenda no dia anterior, é possível se programar e até se preparar melhor para atender aquele cliente com a qualidade e satisfação esperada.

Esse modelo de agenda não funciona em papel. Utilizar um sistema de gestão de equipes externas, mais que promover agendamentos de forma prática com rapidez e agilidade, aumenta a produtividade em 40%.

Com o Field Control, você agenda visitas e emite ordem de serviço, preenche orçamentos, tem acesso a relatório de visita técnica e fotográficos em apenas um clique. Nada de perder mais tempo revirando pastas para responder a uma dúvida do cliente ou saber quando foi a última visita em determinada empresa ou residência. Tudo isso fica disponível em uma única tela.

Saiba como funciona dentro da sua rotina e realidade da empresa em que trabalha. Agende uma demonstração GRÁTIS com um dos nossos especialistas em gestão e entenda como o Field Control funciona na prática.

 

3 – Estipule o que é prioridade no seu dia 

 

Comece sempre pela atividade prioridade do dia. Sabe aquela que não pode ser entregue depois do prazo? Não adie a realização dela de jeito nenhum. Dependendo do setor em que você atua, demandas emergenciais podem acontecer. E quando elas surgem, as demandas diárias ficam em segundo plano. Por isso, seguir o planejamento e começar pelo o que é mais importante auxilia muito na gestão do tempo.

A lista de tarefas do dia precisa começar pelo mais urgente e seguir com ordem de prioridade. Se tiver dúvida sobre o que é mais importante, pergunte ao gestor. Saber o que o responsável pelo setor preciso dentro de cada prazo, melhora o clima organizacional e contribui para o crescimento da empresa como um todo.

Sem contar que trabalhar com prazos apertados não é bom para ninguém. Quanto antes as demandas forem entregues, há mais tempo para correções, caso sejam necessárias e até mesmo avaliação de estratégias.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


 




 

OS PERIGOS DA AMÔNIA NAS EMPRESAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS

 


Na indústria de alimentos e bebidas, há uma falta geral de conscientização sobre detecção e segurança de gases. O dióxido de carbono, incolor e inodoro, talvez seja o gás mais comum usado por empresas de alimentos e bebidas, mas dificilmente é o único gás com que se preocupar.

A amônia (NH3), um dos produtos químicos mais amplamente disponíveis no mundo, é a escolha preferencial para refrigeração industrial, congelamento instantâneo e armazenamento a granel devido à sua capacidade superior de resfriamento e baixo custo. Apesar de a amônia ser tão comum como gás refrigerante, a maioria das instalações de alimentos e bebidas não tem os protocolos ou equipamentos de que precisam para proteger os trabalhadores em caso de vazamento. A amônia é tóxica, mesmo em níveis baixos, e as pessoas precisam usar equipamentos de proteção individual ao trabalhar com ela.

Para se manter em segurança, você precisa entender os riscos da exposição à amônia, bem como o equipamento de detecção de gás de que precisa para detectar esse perigo invisível de gás.

 



O risco dos sistemas de refrigeração com amônia

 

Saiba como escolher os detectores de gás certos para proteger os seus trabalhadores e o seu local. Mesmo com manutenção de rotina e medidas preventivas, vazamentos de gás refrigerante podem acontecer, e acontecem. Em instalações maiores, a maioria dos vazamentos ocorre na sala que contém os compressores de refrigeração. O desgaste geral pode causar vazamento de tampas Schrader, vedações de rosca, anéis de neoprene e outras peças de refrigeração.

 

Quando usada na refrigeração, a amônia é convertida em um líquido conhecido como amônia anidra. Durante um vazamento, esse líquido rapidamente retorna uma forma gasosa que é tóxica para quem o inspirar.Apesar de ser incolor, a amônia tem um odor forte e pungente que a maioria das pessoas sente. Mas isso NÃO significa que se pode confiar no olfato para detectar amônia. Estudos mostraram que o limite no qual podemos sentir o cheiro de amônia varia muito e, em alguns casos, ela pode atingir concentrações prejudiciais antes que um ser humano consiga detectá-la.

 

A amônia é medida em partes por milhão (ppm), como qualquer outro gás. Conforme a concentração aumenta, a amônia se torna mais prejudicial. A amônia pode ser letal e até explosiva em altas concentrações

 

·       .0 a 25 ppm: os olhos ficam irritados, a respiração pode ser difícil.

·       25 ppm: Limite de Exposição Permissível (OSHA).

·       50 a 100 ppm: Inchaço das pálpebras, conjuntivite, vômito, irritação da garganta.

·       100 a 500 ppm: as concentrações são perigosamente altas, a irritação torna-se mais intensa. Uma exposição prolongada e altamente concentrada pode resultar em morte.

 

Reduza os riscos com equipamentos de detecção de gás

 

Se a sua empresa de alimentos e bebidas usa amônia para refrigeração, congelamento instantâneo ou armazenamento a granel, você precisa usar monitores de gás portáteis ou de área para identificar esse perigo de gás.Monitores multigases pessoais, como o Ventis Pro5, são detectores de gás flexíveis que os trabalhadores podem usar para detectar amônia, onde quer que estejam. Esses monitores também compartilham leituras de gás em tempo real e alarmes de ausência de movimento e de pânico com outros detectores de gás e software de monitoramento ao vivo. Esse compartilhamento de alarmes proporciona visibilidade adicional e serve como proteção, para que alguém sempre saiba quando outro trabalhador encontra condições perigosas.Se você tiver um recinto grande com sistema de refrigeração, também deverá usar um monitor de área.

 

Com vazamentos de gás, é melhor saber o que está acontecendo à distância, e os monitores de área tornam isso possível. Os monitores de área, como o Radius BZ1, precisam ser posicionados em qualquer lugar em que possa haver perigo de gás. O monitor de área pode alertar sobre amônia que só seria detectada quando um trabalhador entrasse no recinto usando um detector de gás pessoal. Os monitores de área também podem compartilhar leituras de amônia com monitores portáteis para que os trabalhadores próximos saibam quando e onde há um vazamento de amônia e que precisam usar mais EPIs antes de se aproximar da área.

 

A amônia pode causar problemas de saúde em baixas concentrações e pode ser inflamável, explosiva e mortal em altas concentrações. Você precisa levar esses vazamentos a sério. Mantenha os trabalhadores, o estoque e a empresa em segurança elaborando um programa de detecção de gás que identifique vazamentos de amônia antes que eles deixem você numa fria.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...