quarta-feira, 22 de junho de 2022

  

TRABALHO EM EQUIPE:

A IMPORTÂNCIA PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO

 



 

A segurança do trabalho é uma importante ferramenta que compõe normas, leis e regras que contribuem para a manutenção da saúde do trabalhador. Entretanto, o que poucas pessoas entendem é que uma das formas de conquistar uma política de segurança consolidada nas empresas é através do trabalho em equipe.


A integração dos membros de um time contribui diretamente para uma maior percepção dos riscos, bem como para a redução de casos de problemas relacionados à saúde ocupacional.


Quer entender como você pode conseguir isto através do trabalho em equipe?


A importância do trabalho em equipe para a segurança do trabalho

 

O ambiente de trabalho é um local que possui inúmeras situações de riscos. É por este motivo que é tão importante manter um ambiente de trabalho saudável, onde os membros de uma equipe possam manter uma relação de confiança através de comportamentos seguros.


Isto, pois os riscos de acidentes são provocados não apenas por questões físicas, mecânicas ou químicas. De acordo com dados obtidos através de um estudo publicado na Revista Saúde e Sociedade em 2016, a forma de agir dos trabalhadores é uma das principais causas de acidentes no local de trabalho no Brasil.


Dessa forma, hoje temos um alto número de casos de acidente de trabalho que poderiam ter sido evitados através do estabelecimento de uma cultura de comportamentos que prezam pela segurança. E esta cultura começa através da maneira em que as pessoas lidam umas com as outras.


É por este motivo que é tão importante investir em estratégias de fortalecimento do trabalho em equipe, aumentando a confiança dos trabalhadores entre si, e, como consequência, reduzindo o número de casos de acidente de trabalho na sua organização.

 

Como o trabalho em equipe ajuda a reduzir os acidentes de trabalho?

 

Imagine uma situação onde um trabalhador precise que o seu colega verifique se os sistemas de segurança de uma máquina estão funcionando. Caso a relação de equipe dessas pessoas estejam fragilizadas, ou não tenha confiança entre os dois, a verificação de segurança pode ser feita de forma incorreta.


Como consequência, os riscos de um acidente de trabalho aumentam drasticamente. Logo, uma situação que poderia ter sido evitada através de uma simples conversa, torna-se um grande problema: para o trabalhador que foi ferido, para a equipe que possui um membro a menos, e para a empresa que terá que lidar com o afastamento de um funcionário.


Além disso, é também através do trabalho em equipe que aumentamos a atenção uns com os outros. Logo, conseguimos evitar que os funcionários operem de maneira instável, estressados ou doentes, provocando situações inseguras por conta do seu comportamento.

 

Como melhorar o trabalho em equipe rumo a uma Cultura de Segurança?

 

Existem inúmeras formas de estimular uma boa relação de trabalho entre os membros de uma equipe, tanto de forma individual, como a nível organizacional da empresa.


No local de trabalho, encontraremos pessoas com diferentes crenças, etnias e valores.

 

Portanto, algumas das formas de melhorar as nossas relações de trabalho consistem em atitudes simples do nosso dia a dia, como:

 

·       Saber ouvir;

·       Respeitar opiniões diferentes das minhas;

·       Respeitar o espaço do outro;

·       Ter empatia;

·       Ter paciência com o ritmo de trabalho do outro;

·       Estar disponível para ensinar e aprender com o diferente;

·       Reconhecer os erros e falhas;

 

De igual forma, a própria empresa e os membros da CIPA e da equipe de Segurança de trabalho também podem aplicar estratégias de convivência para uma cultura de prevenção de acidentes.

 

Por exemplo:

 

·       Disponibilizar um momento para o compartilhamento de informações relevantes para a segurança e a realização das atividades;

·       Promover eventos voltados para a conscientização e percepção dos riscos de trabalho, como palestras, cursos e gincanas de segurança;

·       Recompensar os comportamentos que prezam pela segurança;

·       Promover meios para compartilhar situações de risco, incidentes e acidentes que aconteçam durante a realização das atividades;

 

 

O trabalho em equipe é uma dinâmica de ações que contribuem para o alcance de resultados positivos, não somente para a redução dos acidentes de trabalho, como também para a otimização das atividades realizadas nas empresas.


Dessa forma, esperamos que as nossas dicas tenham de ter auxiliado a entender um pouco mais sobre como o trabalho em equipe pode contribuir para o estabelecimento de uma cultura de segurança na sua organização.

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

 

 

QUAL A FUNÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE BLOQUEIO, TRAVAMENTO E DISPOSITIVOS INDUSTRIAIS?

 

 

No setor industrial, o uso de equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais são indispensáveis.

Os trabalhadores que atuam nas áreas industriais são educados para saber que o uso de equipamentos de segurança como EPI’s e EPC’s deve ser feito de forma regular.

Tanto por questões de saúde e segurança quanto por exigência da lei, esses equipamentos precisam ser priorizados em qualquer empresa.

Isso porque, os equipamentos de segurança são uma das melhores medidas preventivas para diminuir os riscos imediatos de danos e ferimentos ao colaborador.

Na área industrial, existem normas regulamentadoras que tratam das condições para esse tipo de funcionamento com segurança.

Tanto das instalações elétricas como de máquinas e equipamentos as NR 10, NR 12 e NBR-5410 são documentos oficiais que fornecem todas as informações acerca dos equipamentos de segurança.

Para facilitar a sua vida, no artigo de hoje, trouxemos para você um apanhado geral sobre os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos de segurança.

Acompanhe a leitura e fique por dentro do tema!

 

 

O que são os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais?

 



 

No ambiente industrial, as intervenções e manutenções em equipamentos é uma atividade de rotina essencial para a segurança e produtividade.

Para realizar esses processos, os profissionais geralmente precisam manusear itens energizados.

Por isso, é necessário executar o bloqueio e travamento desses dispositivos industriais.

Vejamos a seguir a definição de cada ponto desses no breve resumo abaixo:

 

Bloqueio

 

O bloqueio ocorre quando é necessário impedir com cadeados ou outros meios mecânicos o religamento ou acionamento dos dispositivos.

Esses dispositivos podem ser válvulas ou disjuntores, por exemplo.

 

Travamento

 

O travamento ou “Lockout” é o processo em que são utilizados dispositivos para impedir a exposição do funcionário a situações de risco, como o acesso a tensão perigosa.

 

Dispositivos industriais



Os dispositivos industriais contam com diversos modelos, podendo se apresentar como peças ou sistemas dinâmicos e automáticos.

Esses dispositivos podem ser detectores de presença, chaves e interruptores de segurança, sensores, botão de emergência e até mesmo sistemas protegidos por biometria.

 



 

Para que servem os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais?

 

Os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e servem para proteger os colaboradores de possíveis riscos coletivos durante a execução do trabalho.

É comum que, nas atividades rotineiras de utilização ou manutenção de máquinas pode ocorrer a liberação de energia inesperada.

Esse evento pode causar graves acidentes e até mesmo a morte do funcionário.

Nessa realidade, o Ministério do Trabalho regulamentou a obrigatoriedade de sinalizar, bloquear e travar fontes de energia com dispositivos de alto potencial de isolamento.

Com essas medidas, o funcionamento de uma máquina ou de um equipamento pode ser mais seguro para os colaboradores.

No caso do bloqueio, os equipamentos dessa natureza servem para impossibilitar o religamento de painéis elétricos e máquinas durante o período de manutenção.

Para isso, é utilizada a sinalização adequada, com cadeados e etiquetas contendo data, hora, motivo da manutenção e o nome do técnico responsável.

Já o travamento tem como função impedir o acionamento das máquinas ou acesso ao local durante uma inspeção nos equipamentos.

O procedimento de travamento pode contar com o uso da garra de bloqueio para travar disjuntores e válvulas.

Essa peça é capaz de realizar até seis travamentos em uma única fonte de energia, de forma a garantir a segurança para os operadores até a conclusão da atividade.

Lembrando que o travamento deve conter etiquetas de identificação para oferecer 100% de eficácia do processo!

Por fim, os dispositivos industriais têm como função facilitar os comandos e controlar os equipamentos.

Através desses dispositivos é possível regular posição, temperatura, velocidade e até ligar/desligar uma máquina.

 

 



 

A importância do sistema de bloqueio

 

A importância do sistema de bloqueio está justamente na sua capacidade de bloquear o acionamento de uma máquina.

Quando o colaborador precisa realizar a manutenção de um equipamento, somente desligá-lo pode ser perigoso.

Afinal, um colega desavisado pode ligar enquanto o técnico ainda estiver executando o procedimento.

Em mudança de turno esse risco é ainda maior!

Nessa realidade, o bloqueio de equipamentos energizados, seja por eletricidade, radioatividade ou vapor, deve ser feito para garantir a segurança do profissional.

 



 

A importância do sistema de travamento

 

O sistema de travamento é fundamental tanto para impedir o acionamento de um equipamento quanto para barrar o acesso de um funcionário a uma área restrita.

Esse bloqueio de pessoas se faz necessário para que uma pessoa não autorizada não remova um item sem o uso de um mecanismo de desbravamento ou chave.

 



 

A importância dos dispositivos industriais

 

Os dispositivos industriais são importantes tendo em vista que os mesmos ajudam a diminuir os riscos, contribuem para a segurança do ambiente, organizam e agilizam os processos.

Consequentemente, as atividades se tornam mais eficientes.

 

Onde os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais podem ser usados?

 

Esses equipamentos podem ser utilizados nos mais diversos segmentos.

Na indústria, os equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais geralmente são empregados durante a intervenção de uma máquina que precisa de manutenção.

Nesse cenário, podemos citar máquinas com energias perigosas que precisam ser controladas e identificadas adequadamente, como fontes elétricas, hidráulicas, térmicas, químicas ou mecânicas.

 

Tipos de equipamentos de bloqueio, travamento e dispositivos industriais

 

Ao fazer uma rápida busca no mercado, você pode perceber que existem inúmeros tipos e modelos de sistemas que oferecem bloqueio, travamento e dispositivos industriais.

Comumente, os mais empregados na indústria são as garras, cadeados, etiquetas, cofres de bloqueios, sensores, disjuntores e fecho com lingueta de aço.

Mesmo com tanta variedade, é preciso ter uma padronização.

Dessa forma, é possível realizar o uso adequado desses equipamentos e garantir a segurança dos usuários.

Não somente, é imprescindível que os colaboradores recebam o treinamento de como manusear corretamente os sistemas.

Com isso, os procedimentos poderão ser executados de forma correta, com menores chances de ocorrência de acidentes.

Agora que você já conhece a função dos equipamentos de bloqueio, compartilhe este post com seus amigos para que eles tomem conhecimento sobre a importância de se proteger de acidentes de trabalho!

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...