TRABALHO
EM EQUIPE:
A
IMPORTÂNCIA PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO
A segurança do trabalho é uma importante ferramenta
que compõe normas, leis e regras que contribuem para a manutenção da saúde do
trabalhador. Entretanto, o que poucas pessoas entendem é que uma das formas de
conquistar uma política de segurança consolidada nas empresas é através do
trabalho em equipe.
A integração dos membros de um time contribui
diretamente para uma maior percepção dos riscos, bem como para a redução de
casos de problemas relacionados à saúde ocupacional.
Quer entender como você pode conseguir isto através do
trabalho em equipe?
A
importância do trabalho em equipe para a segurança do trabalho
O ambiente de trabalho é um local que possui inúmeras
situações de riscos. É por este motivo que é tão importante manter um ambiente
de trabalho saudável, onde os membros de uma equipe possam manter uma relação
de confiança através de comportamentos seguros.
Isto, pois os riscos de acidentes são provocados não
apenas por questões físicas, mecânicas ou químicas. De acordo com dados obtidos
através de um estudo publicado na Revista Saúde e Sociedade em 2016,
a forma de agir dos trabalhadores é uma das principais causas de acidentes no
local de trabalho no Brasil.
Dessa forma, hoje temos um alto número de casos
de acidente de trabalho que poderiam ter sido evitados através do
estabelecimento de uma cultura de comportamentos que prezam pela segurança. E
esta cultura começa através da maneira em que as pessoas lidam umas com as
outras.
É por este motivo que é tão importante investir em
estratégias de fortalecimento do trabalho em equipe, aumentando a confiança dos
trabalhadores entre si, e, como consequência, reduzindo o número de casos de
acidente de trabalho na sua organização.
Como
o trabalho em equipe ajuda a reduzir os acidentes de trabalho?
Imagine uma situação onde um trabalhador precise que o
seu colega verifique se os sistemas de segurança de uma máquina estão
funcionando. Caso a relação de equipe dessas pessoas estejam fragilizadas, ou
não tenha confiança entre os dois, a verificação de segurança pode ser feita de
forma incorreta.
Como consequência, os riscos de um acidente de
trabalho aumentam drasticamente. Logo, uma situação que poderia ter sido
evitada através de uma simples conversa, torna-se um grande problema: para o
trabalhador que foi ferido, para a equipe que possui um membro a menos, e para
a empresa que terá que lidar com o afastamento de um funcionário.
Além disso, é também através do trabalho em equipe que
aumentamos a atenção uns com os outros. Logo, conseguimos evitar que os
funcionários operem de maneira instável, estressados ou doentes, provocando
situações inseguras por conta do seu comportamento.
Como
melhorar o trabalho em equipe rumo a uma Cultura de Segurança?
Existem inúmeras formas de estimular uma boa relação
de trabalho entre os membros de uma equipe, tanto de forma individual, como a
nível organizacional da empresa.
No local de trabalho, encontraremos pessoas com
diferentes crenças, etnias e valores.
Portanto,
algumas das formas de melhorar as nossas relações de trabalho consistem em atitudes
simples do nosso dia a dia, como:
· Saber
ouvir;
· Respeitar
opiniões diferentes das minhas;
· Respeitar
o espaço do outro;
· Ter
empatia;
· Ter
paciência com o ritmo de trabalho do outro;
· Estar
disponível para ensinar e aprender com o diferente;
· Reconhecer
os erros e falhas;
De igual forma, a própria empresa e os membros
da CIPA e da equipe de Segurança de trabalho também podem aplicar
estratégias de convivência para uma cultura de prevenção de acidentes.
Por
exemplo:
· Disponibilizar
um momento para o compartilhamento de informações relevantes para a segurança e
a realização das atividades;
· Promover
eventos voltados para a conscientização e percepção dos riscos de trabalho,
como palestras, cursos e gincanas de segurança;
· Recompensar
os comportamentos que prezam pela segurança;
· Promover
meios para compartilhar situações de risco, incidentes e acidentes que
aconteçam durante a realização das atividades;
O trabalho em equipe é uma dinâmica de ações que
contribuem para o alcance de resultados positivos, não somente para a redução
dos acidentes de trabalho, como também para a otimização das atividades
realizadas nas empresas.
Dessa forma, esperamos que as nossas dicas tenham de
ter auxiliado a entender um pouco mais sobre como o trabalho em equipe pode
contribuir para o estabelecimento de uma cultura de segurança na sua
organização.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário