segunda-feira, 25 de novembro de 2024

 




 

DEPRESSÃO: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE ALERTA E COMO TRATÁ-LA?

 


 

A depressão é uma doença psíquica grave que provoca baixa autoestima, tristeza profunda, alterações no humor e perda de interesse no sentido patológico.

No ambiente de trabalho, ela é caracterizada como uma das principais condições que colocam em risco a saúde do trabalhador.

Por isso, é importante que os líderes e o RH estejam atentos aos sinais de alerta e as formas corretas de prevenção e tratamento.

Então, vamos juntos entender como a depressão funciona e de quais maneiras pode preveni-la no ambiente de trabalho?!

 

Afinal, o que é a depressão?20

A depressão é uma condição psiquiátrica crônica que afeta a vida pessoal, social e profissional do indivíduo.

Com isso, a pessoa com depressão apresenta oscilações no humor, tristeza profunda, perda de interesse pela vida, indisposição, falta de prazer em coisas que antes fazia normalmente e até pensamentos e/ou atos suicidas.

No geral, os fatores de risco para a depressão envolvem o estresse crônico, desequilíbrios hormonais, predisposição genética e fatores externos como divórcio, perda de emprego, falência, solidão, morte de um ente querido, entre outros.

 

O que causa depressão no ambiente de trabalho?

A depressão no ambiente de trabalho pode surgir por diversas razões.

 

Entre elas, as mais comuns são:

1.   cargas de trabalho excessivas;

2.   assédio psicológico ou sexual;

3.   má gestão;

4.   insegurança financeira;

5.   frustrações;

6.   exigências controversas;

7.   problemas com o clima organizacional;

8.   experiências angustiantes; e

9.   falta de reconhecimento.

 

Sinais de alerta de depressão

Os sinais de depressão podem variar de pessoa para pessoa, mas, no ambiente de trabalho, geralmente eles costumam se manifestar em:

1.   irritabilidade;

2.   baixa autoestima;

3.   falta de energia;

4.   dificuldade com a memória e atenção;

5.   incapacidade na tomada de decisões;

6.   desânimo e desinteresse pelo trabalho.

7.   agressividade;

8.   crises de choro;

9.   problemas na relação com os colegas de trabalho;

10.                    queda na produtividade;

11.                    desmotivação.

 

Além disso, é comum perceber que o deprimido tenha dificuldade de expor as suas opiniões, se mantendo sempre em silêncio.

 

Como funciona o tratamento?

Na maioria dos casos, o tratamento da depressão envolve a junção do psiquiatra com o psicólogo, onde costuma-se combinar o uso de medicamentos antidepressivos com terapias.

Neste caso, o SUS (Sistema Único de Saúde) tem um papel fundamental, pois oferece atendimentos e tratamentos através da assistência multiprofissional.

 

Como prevenir a depressão no ambiente de trabalho?

Como vimos até aqui, a depressão é uma doença séria e precisa ser devidamente considerada. Vamos deixar a seguir algumas dicas de como prevenir a depressão no trabalho:

 

1 – Empatia em primeiro lugar

A empatia é sempre algo totalmente inegociável. É importante fazer com que todos se sintam bem-vindos, e, se precisar dar um feedback negativo, faça isso de uma maneira gentil e privada.

 

2 – Ofereça momentos de harmonia

Quando os trabalhadores estão unidos, o ambiente de trabalho se torna mais agradável. Por isso, é fundamental oferecer momentos de confraternização, que fortaleçam os laços entre a equipe e contribuam para um clima positivo e colaborativo.

 

3 – Proporcione um clima organizacional gentil

Um trabalho onde as pessoas são desrespeitadas e o ambiente é tóxico facilita o desenvolvimento de depressão em colaboradores.

Para evitar isso, a empresa deve criar um ambiente harmonioso e gentil.

 

Algumas ideias para melhorar o clima organizacional são:

ü Espaço relaxante: ofereça um lugar tranquilo para os trabalhadores relaxarem durante as pausas;

ü Portas abertas: encoraje os funcionários a compartilharem suas preocupações e ideias sem medo;

ü Decoração alegre: use decorações que deixem o ambiente mais feliz e menos engessado;

ü No dress code day: permita que os colaboradores usem roupas mais confortáveis em alguns dias.

 

4 – Estimule o equilíbrio entre o profissional e o pessoal

Em alguns casos, a depressão surge quando a pessoa tem dificuldade em equilibrar sua vida pessoal e o trabalho.

 

Para ajudar nisso, a empresa pode:

ü conceder dias de folga extras para quem atingir uma meta específica;

ü estabelecer um dia na semana ou no mês para trabalhar home office (se possível);

ü permitir que o funcionário saia mais cedo quando terminar todas as tarefas do dia;

ü determinar épocas do ano para oferecer algum brinde, como uma aula de bike ou uma sessão de massoterapia

 

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


 




 

QUAL O IMPACTO DA POSTURA NO BEM-ESTAR DO TRABALHADOR?

 

 


 

O bem-estar no trabalho está associado a diversos fatores, e ele pode impactar diretamente em diversos aspectos da vida do colaborador, incluindo sua saúde mental e física. Entretanto, uma informação que pouca gente sabe pode mudar muito a qualidade de vida do trabalhador: A postura está associada ao bem-estar e saúde do trabalhador.

Você já sabia disso? Se quer entender melhor sobre esse assunto, então confira as dicas na matéria a seguir!

 

O que significa uma postura correta?

Em primeiro lugar, é importante conceituar o que significa ter uma postura correta, para em seguida avaliar os impactos disso no bem-estar do trabalhador. A concepção de postura correta deve-se aos esforços de estudos científicos que analisam a interação entre homem e máquina, uma área conhecida como ergonomia.

A partir dos conceitos primordiais oriundos dessa ciência, pode-se conceber uma postura correta como aquela em que o corpo assume uma configuração apropriada para executar tarefas, podendo ser sustentada com o mínimo de esforço muscular. Para alcançar tal feito, é importante que todos os ossos, músculos e articulações estejam devidamente alinhados

Ao adotar uma postura inadequada, o indivíduo sobrecarrega o corpo, acarretando dores, alterações na coluna e fadiga física e comprometimento da saúde mental. Assim, é fundamental que a posição seja considerada apropriada para que o corpo consiga distribuir as cargas de forma equilibrada, preservando energia.

 

Por que manter a postura correta é fundamental?

Os impactos a curto, médio e longo prazo de uma postura não ideal pode prejudicar a saúde do trabalhador, ou até mesmo do indivíduo que realiza atividades físicas. O desalinhamento da coluna vertebral pode desenvolver doenças crônicas, e comprometer a qualidade de vida dos indivíduos.

Isso acontece, pois, posturas inadequadas podem provocar deformações anatómicas que, a longo prazo, podem acarretar desvios da coluna vertebral. Assim, o indivíduo pode desenvolver quadros de hiperlordose, hipercifose e escoliose, condições que levam ao desvio médio e medial da coluna vertebral.

 

Como uma má postura pode impactar no bem-estar do trabalhador?

Como mencionado anteriormente, a má postura pode atingir principalmente pessoas que realizam atividades cotidianas de maneira inadequada, e por isso, pode incidir em grande parte dos trabalhadores.

Mas como isso pode interferir no bem-estar desses colaboradores? Estudos revelam que uma posição apropriada tem influência direta no estado físico e mental, fornecendo um elevado grau de vitalidade e entusiasmo.

Esses benefícios são necessários para a realização de tarefas que abrangem uma variedade de movimentos, como perambular, permanecer ereto, sentar-se, inclinar-se e erguer o corpo.

Uma postura inadequada pode afetar a disposição das vísceras e órgãos do corpo humano, acarretando doenças e dores crônicas. Isso acontece, pois, os órgãos ocupam posições anatômicas apropriadas para arcabouço ósseo, e a alteração a longo prazo dessa condição pode causar problemas.

Por exemplo, o pulmão está disposto na caixa torácica, um arcabouço ósseo delimitado pelos ossos da coluna vertebral e costelas. Posturas inadequadas podem ocasionar desvios desse espaço em que o pulmão está alojado, podendo causar sintomas como dificuldade para respirar e dor torácica.

 

Como as empresas podem atuar para que os colaboradores adotem posturas adequadas?

Diversas estratégias podem ser adotadas para preservar a saúde do trabalhador e sua integridade. As empresas são obrigadas por lei a cumprir alguns critérios acerca da saúde do trabalhador, com auxílio de profissionais como o médico do trabalho, de forma a prevenir acidentes de trabalho e condições laborais desfavoráveis.

É importante ainda investir em equipamentos e utensílios móveis que estejam dentro dos padrões ergonômicos. É possível garantir a realização das atividades em posições confortáveis e adequadas para a prevenção da saúde do trabalhador.

Com o auxílio de um profissional habilitado, adotar programas de incentivo à educação ergonômica, como a ginástica laboral. O intuito é instruir os colaboradores por postura correta que se deve adotar no ambiente de trabalho, e os impactos na saúde que uma má postura pode causar.

 

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...