domingo, 11 de junho de 2023

 





 

5 ATIVIDADES DE BEM-ESTAR CORPORATIVO PARA IMPLEMENTAR NA SUA EMPRESA

 



As atividades de bem-estar corporativo estão diretamente associadas com um bom ambiente de trabalho e deixam os colaboradores mais satisfeitos. Trabalhando em um local com melhor clima organizacional, a equipe se sentirá bem, será mais eficiente e produzirá mais.

 

As práticas que otimizam o bem-estar corporativo podem ser implementadas com baixo custo, e terão bons resultados. Acompanhe 5 dicas para implementar na sua empresa.

 

1. Estabeleça a prática de ginástica laboral

A atividade leva esse nome por ser realizada no ambiente de trabalho, durante o expediente. A prática considera alongamentos de curta duração — média de 10 a 15 minutos — de acordo com a função exercida pelo colaborador.

 

O tempo dispendido para a atividade não é proporcional aos benefícios. Confira as vantagens:

ü reeducação postural;

ü redução de estresse;

ü menos sedentarismo;

ü queda do número de lesões por esforço repetitivo (LER);

ü menor índice de distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho (DORT);

ü aumento do foco;

ü melhoria no desempenho.

 

Lembre-se que as atividades devem ser conduzidas por um profissional capacitado e orientadas de acordo com a necessidade de cada colaborador.

 

2. Adote a quick massage

A expressão, que em tradução livre significa massagem rápida, é um momento de relaxamento proporcionado no ambiente de trabalho. A massagem é feita nos membros superiores, na região cervical, ombros e braços, com duração média de 10 minutos.

O relaxamento proporcionado pela massagem faz com que o colaborador se sinta melhor, reduza o estresse das atividades, volte relaxado para suas obrigações e, consequentemente, produza mais.

Novamente, o período dedicado à terapia é muito pequeno quando comparado ao benefício trazido à equipe.

 

3. Incentivo à atividade física

A prática de atividades físicas proporciona benefícios para a saúde do trabalhador como um todo, pois durante as atividades são liberados hormônios que auxiliam na redução do estresse, além de diminuir os riscos de vários problemas de saúde associados ao sedentarismo.

É recomendável que os trabalhadores intercalem os longos períodos sentados com pequenas caminhadas e alongamentos. Outra dica legal é pensar em uma parceria entre empresa e academias para que os funcionários recebam desconto nas atividades.

 

4. Organize o ambiente de trabalho

O local de trabalho também impacta no rendimento dos colaboradores: um bom clima na empresa está associado a um ambiente produtivo. Forneça os materiais de trabalho necessários, lembre-se que uma equipe de resultados depende de suprimentos para poder realizar suas atividades.

Além disso, o ambiente deve ser organizado, seguro, atender às condições de ergonomia e ter iluminação e ventilação adequadas. Um ambiente de trabalho ordenado ajuda o colaborador a se sentir valorizado, o que impacta diretamente na produtividade.

 

5. Incentive a alimentação saudável

Uma dieta saudável provê ao consumidor todos os nutrientes necessários, ajuda a melhorar a saúde, a imunidade, a qualidade do sono e, consequentemente, auxilia na disposição dos colaboradores.

Uma dica legal é elaborar um programa de incentivo à alimentação saudável dentro da empresa e acompanhar o comprometimento e desempenho da sua equipe.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


 





 

ABSENTEÍSMO:

COMO REDUZIR O ÍNDICE NA MINHA EMPRESA?

 



Atualmente, um dos grandes desafios dos gestores é identificar e controlar o índice de absenteísmo nas empresas. Isso porque, além de criar um efeito ruim na rotina da empresa, a ausência de funcionários é um evidente sintoma da carência de motivação da equipe.

Em excesso, tal adversidade pode se caracterizar como uma consequência de insatisfação com o trabalho e provocar prejuízo na produtividade do profissional e da empresa como um todo.

Para que você saiba mais sobre o assunto, falaremos, no post de hoje, sobre como reduzir o índice de absenteísmo e daremos cinco dicas para reduzi-lo em sua empresa. Continue a leitura e confira!

 

Principais causas de absenteísmo

Entende-se por absenteísmo o volume em excesso de faltas ou atrasos no trabalho. Em sua maioria, as faltas são motivadas por problemas pessoais, de saúde ou por simples insatisfação com o ambiente de trabalho. Porém, além dessas, existem outras causas do absenteísmo.

 

Entre elas, podemos destacar:

ü falta de motivação e engajamento;

ü problemas de saúde;

ü volume excessivo de trabalho;

ü assédio moral;

ü procura por melhores oportunidades, entre outros.

 

Vale ressaltar que, para saber as causas do absenteísmo, é necessário entender o motivo do funcionário não estar comparecendo e analisá-lo isoladamente, para saber qual medida tomar. Nesse caso, cabe ao gestor identificar a origem do problema e implementar ações para controlar esse índice.

 

Como reduzir esse índice

Separamos para vocês algumas estratégias eficazes para evitar o absenteísmo. Confira!

 

1. Comunicação interna

Problemas relacionados à comunicação podem causar inúmeras adversidades com a relacionamento da equipe. As falhas na comunicação, por exemplo, podem resultar em perdas de prazos, pressão sob os colaboradores e os resultados podem acabar sendo afetados.

Por isso, manter uma comunicação eficiente entre a equipe e um diálogo aberto com os gestores e demais funcionários é essencial para identificar os problemas e ajustar os objetivos. Além disso, utilizar ferramentas de comunicação é uma opção para melhorar o ambiente.

 

2. Pesquisas de clima

Melhorar o clima organizacional está entre as principais medidas que devem ser tomadas para minimizar o problema. As condições no ambiente de trabalho podem influenciar consideravelmente o bem-estar dos funcionários e o clima agradável entre a equipe, além de afetar a produtividade.

Quando os colaboradores não se sentem bem onde trabalham, eles acabam faltando com frequência, para evitar os conflitos. Portanto, para oferecer um bom clima organizacional, que motive a equipe e alcance os resultados, é essencial realizar pesquisa de clima com regularidade, para identificar as oportunidades e resolver os impasses.

 

3. Plano de cargos e salários

É sempre importante oferecer condições de trabalho favoráveis aos colaboradores, já que elas influenciam diretamente no índice de absenteísmo. Assegurar os recursos necessários para a execução das atividades diárias, garantir bons salários e um plano de carreira dentro da empresa demonstram as possibilidades de crescimento e valorização profissional. Essa prática incentiva o desenvolvimento e a qualificação das equipes, reduzindo, consequentemente, o número de faltas.

 

 4. Política de trabalho flexível

Para garantir que tenha tempo para resolver as questões particulares, todo profissional precisa saber equilibrar sua vida profissional e pessoal. O problema é que muitos profissionais acabam se dedicando exageradamente ao emprego. Por esse motivo, adotar uma política de trabalho flexível garante mais satisfação e motivação ao profissional, eliminando as sobrecargas e proporcionando maior qualidade de vida no trabalho.

 

5. Feedbacks constantes

Os feedbacks são tão importantes para reduzir o índice de absenteísmo quanto oferecer um plano de carreira aos colaboradores. Essa prática auxilia no entendimento das falhas e na melhoria da rotina de trabalho, visando solucionar os problemas e aprimorar as habilidades dos profissionais, o que faz com que eles se sintam mais confiantes e valorizados.

 

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...