sexta-feira, 1 de setembro de 2023

 





 

5 CARACTERÍSTICAS QUE UM BOM TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO TEM.

 



Não basta conhecer toda a NR e toda a legislação pertinente à nossa profissão. Só isso não fará de você um bom profissional.

É claro que o conhecimento é um diferencial em qualquer profissão, mas não é o suficiente para colocar ninguém no topo da categoria; principalmente quando se trata da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho. Nesta lista eu falarei um pouco sobre as 5 características que um bom técnico de segurança do trabalho tem e que considero importante para o TST.

1 – Ter autocontrole

Essa é uma característica primordial para quem quer ser um bom Técnico de Segurança, pois é o autocontrole que vai mostrar para os outros que você é capaz de resolver conflitos; de permanecer sereno, mesmo em situações difíceis. Não é algo simples, pois haverá situações extremas em que a vontade é de “soltar os cachorros”, mas isso só vai demostrar fraqueza. Então, conte até dez, respire fundo e assuma o controle da situação.

2 – Dominar o assunto

Se você quer ser um bom Técnico de Segurança, precisa dominar os assuntos principais que estão relacionados ao setor que você vai trabalhar. NRs aplicáveis, procedimentos internos, processo – enfim, tudo que você achar interessante, procure aprender. Não estou dizendo para decorar tudo, mas para ter conhecimentos básicos pelo menos. Se for participar de uma reunião, leve anotado tudo que achar interessante sobre a pauta. Não seja pego de calça curta se alguém lhe perguntar algo!

3 – Relatórios diários

Tire um tempo para fazer um relatório diário de tudo o que aconteceu. Se possível, anote o assunto, local e horário. Além de nomes de pessoas envolvidas. Isso é algo que falo por experiência própria. Certa vez fui questionado sobre alguma coisa e fui nos meus relatórios e mostrei: nesse dia e nessa hora, eu estava fazendo essa atividade! Acabou o problema! Esse é um relatório só seu!

4 – Seja solícito

Não fique achando que você deve fazer apenas pelo que está sendo pago. Isso só demonstra mediocridade e egoísmo. Nós não vivemos em uma caixinha. Cedo ou tarde vamos precisar de ajuda, e se você só “fazia a sua parte”, vai ficar sozinho. Ninguém vai querer te ajudar. Então, esteja disponível para auxiliar um colega que está com alguma dificuldade. Demonstre empatia com os colegas! Isso não significa fazer tudo para algum preguiçoso, mas ajudar quando realmente for necessário. Essa é uma característica que devemos tomar cuidado, pois alguém pode achar que você é bonzinho e começar a empurrar o trabalho duro prá você.

5 – Boa comunicação

Deixei por último por se tratar de uma característica importantíssima ao Técnico de Segurança do Trabalho. Saber se comunicar fará uma grande diferença na sua vida profissional.

Se comunicar bem não é sair falando tudo o que pensa igual um papagaio. Quem se comunica bem é porque sabe ouvir! Aliás, o bom comunicador ouve mais do que fala!

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 





 

ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS NAS EMPRESAS

 

O que fazer para evitar acidentes por animais peçonhentos nas empresas?

 



Em matéria veicula no G1 em 30/08/2014, foi citado que os acidentes por animais peçonhentos dobraram no Brasil em 10 anos. O número de ocorrência pulou de 75.642 para 162.234, entre 2003 e 2013. Aumento de 114,5%. Dados do Ministério da Saúde.

 

Obs. Nos números apresentados acima estão incluídos todos os acidentes registrados, independente se é acidente de trabalho ou não.

 

Os riscos de acidentes por animais peçonhentos nas empresas, está ligado aos trabalhos em altura, espaço confinado, limpeza, jardinagem, etc

Entre os acidentes mais comuns estão as picadas de abelhas que, apesar de não parecer, pode ser muito grave, dependendo do local em que o funcionário se encontrar no momento do ataque.

 

CONTROLE DE ACIDENTES NAS EMPRESAS

Boa parte dos acidentes por animais peçonhentos, ocorrido nas empresas, sequer são tratados internamente, quanto mais informar o órgão legal. Um exemplo claro dessa situação, são as picadas de abelha. Alguém informa (emite CAT) para picadas de abelha?!!! Tirando os casos mais graves que envolvem pessoas alérgicas, a maioria nem chega ao conhecimento das equipes médicas e da segurança do trabalho.

Aliás, as abelhas nem mesmo são citadas nas matérias sobre animais peçonhentos. Dá-se pouca importância para nossas produtoras de mel.

 

PREVENÇÃO NAS EMPRESAS

O que pode ser feito para evitar acidentes por animais peçonhentos nas empresas?

 

É importantíssimo que a empresa tenha um procedimento geral que trate desse assunto com seriedade, tanto quanto qualquer outro procedimento.

 

Nesse procedimento deve constar:

·       O que é animal peçonhento e quais são eles;

·       O que animal venenoso;

·       Tipos de acidentes com serpentes;

·       Acidente crotálico;

·       Acidente elapídico;

·       Acidente por colubrídeos

 

Principais animais peçonhentos encontrados nas áreas (se houver registro) e/ou região onde a empresa está localizada;

 

Outros itens:

·       Responsáveis pela captura dos animais peçonhentos encontrados no interior da empresa;

·       Mapeamento das áreas com incidência de animais peçonhentos;

·       Sinalização dessas áreas.

 

Definição de papéis e responsabilidades para:

·       Gestores das áreas;

·       Segurança do Trabalho;

·       Meio Ambiente;

·       Serviço médico.

 

Também deve constar no procedimento:

·       Os meios de prevenção de acidentes por animais peçonhentos;

·       O que fazer em caso de constatação de um animal peçonhento na área;

·       O que fazer com o animal capturado;

·       O que fazer em caso de acidente.

 

TREINAMENTO

Todos os funcionários devem passar por treinamento no procedimento, enfatizando a importância de se informar todas as ocorrências (com abelhas também), para um maior controle das incidências de animais peçonhentos nas áreas.

 

CONCLUSÃO

A importância de ter um mapeamento da empresa com as áreas onde há incidência de animais peçonhentos, se dá pelo fato de que, sabendo onde eles estão, fica mais fácil prevenir.

Para trabalhos em altura e espaço confinado, esse é um risco potencial que deve sempre aparecer durante a análise prevencionista ou permissão para trabalho.

Manter o procedimento atualizado e, além dos treinamentos, fazer campanhas de prevenção envolvendo animais peçonhentos, também é uma boa medida. 

Além de tudo isso, é claro, manter áreas limpas e organizadas também ajuda muito na prevenção.

E na sua empresa – tem procedimento para prevenção de acidentes por animais peçonhentos?

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...