RISCOS PSICOSSOCIAIS
Entenda como os riscos
psicossociais podem afetar a saúde dos funcionários de uma empresa.
Riscos
psicossociais são deficiências encontradas nas etapas de conceção,
organização e gestão do trabalho.
Dessa forma,
eles evidenciam problemas decorrentes de um contexto social instável, com
efeitos negativos na saúde do trabalhador (a).
Por sua vez,
esses efeitos podem atingir o estado psicológico, físico e social, onde o
resultado final gera estresse, esgotamento e pode provocar doenças como a
síndrome do pânico, transtorno de estresse pós-traumático e até a depressão.
Em resumo,
os riscos psicossociais são todos aqueles riscos que expõem os
trabalhadores a uma fragilidade mental, física, social ou ergonômica, gerando
malefícios à saúde.
Fatores de risco psicossociais
São todas as situações que geram
impactos na saúde do trabalhador (a) favorecendo o surgimento de distúrbios:
· Jornada de trabalho excessiva
· Horas extras não pagas
· Acidentes de trabalho
· Insegurança na execução das
atividades
· Exigências contraditórias
· Assédio sexual ou psicológico
· Violência física e verbal
· Tratamento injusto ou vantagens
seletivas
Impactos dos riscos psicossociais na
saúde dos trabalhadores
A Organização Internacional do Trabalho - OIT é
uma entidade da ONU que estuda e promove a igualdade de trabalho de homens e
mulheres no que diz respeito à dignidade, segurança, equidade e liberdade no
trabalho.
Neste caso,
a organização tem a função de orientar, analisar e recomendar práticas e
ações benéficas para a saúde psicossocial dos trabalhadores.
Por sua vez,
as consequências dos riscos psicossociais interferem diretamente nos recursos
humanos de uma empresa.
Em outras
palavras, a inadequada gestão dos riscos psicossociais no trabalho
favorece o aparecimento de transtornos mentais, variações negativas na
inteligência emocional e impactos na qualidade de vida.
Entretanto,
assegurar a saúde ocupacional e implementar um plano de atenção psicossocial
nas empresas é a única maneira de diminuir os casos de afastamentos e licenças
decorrentes desses eventos no ambiente de trabalho.
Contudo, os principais efeitos
dos riscos psicossociais são:
· Desempenho abaixo do esperado
· Aumento da taxa de absenteísmo
(afastamento por doenças)
· Ocorrência do presenteísmo
(trabalhador (a) indo trabalhar mesmo estando doente).
· Ocorrência frequente de acidentes e
lesões
· Risco cardíaco e mental
aumentado
Quais são as Doenças Psicossociais?
Chama-se doenças
psicossociais todas aquelas patologias que resultam em danos psicológicos
que possuem relação com o ambiente de trabalho.
Além disso,
é importante ter noção de que as doenças psicossociais podem desencadear outros
problemas de saúde como artrite, AVC, problemas respiratórios e alterações
hormonais.
Atualmente, as principais doenças
psicossociais são:
Depressão
É
caracterizada pelo desinteresse pelas atividades pessoais e profissionais,
gerando desânimo, tristeza e desmotivação profunda no trabalhador (a).
Síndrome do Burnout
A síndrome
de Burnout acontece quando ocorre um esgotamento físico e mental no
ambiente de trabalho, produzindo sintomas como isolamento, agressividade, baixa
concentração e dificuldades na memória.
Transtorno do estresse pós-traumático
- TEPT
É um
problema de saúde onde o trabalhador (a) não se recupera adequadamente de
um trauma ocorrido no trabalho, como acidentes ou bullying.
Como
resultado, não consegue mais desempenhar a função como antes ou perde o
interesse pelas atividades e na comunicação interpessoal.
Síndrome do pânico
É
um distúrbio psicossocial que gera medo, angústia, mal-estar e falta de ar
em situações como falar em público ou ficar confinado (a) em um ambiente
apertado.
Ansiedade Crônica
A ansiedade
crônica é resultado do excesso de preocupação, tanto na vida pessoal como
no trabalho.
Neste caso,
é caracterizada por sintomas como irritação, fadiga, falta de concentração ou
distúrbios alimentares.
Dicas para manter a saúde
psicossocial dos trabalhadores
1- Crie um programa de apoio a saúde
mental e psicossocial
Uma das
maneiras de controlar e diminuir os riscos psicossociais nas empresas baseia-se
na criação de programas de apoio à saúde mental.
Neste caso,
é interessante que os trabalhadores tenham à disposição profissionais
capacitados capazes de ouvir suas dores e oferecer suporte.
Dessa forma,
a ajuda de um psicólogo,
terapeuta ou médico é fundamental para minimizar riscos como o estresse ou
traumas.
2- Incentive atividades que promovam
o bem-estar físico e mental
Outra
maneira de manter a saúde psicossocial dos trabalhadores consiste
em benefícios voltados para o bem-estar físico e psicológico.
Nesse
sentido, a empresa pode oferecer parcerias com massagistas, academias e
clínicas particulares.
No entanto,
medidas simples como a instalação de uma área de lazer e descanso, horta
comunitária ou a compra de uma máquina de massagens são tão eficazes quanto.
3- Treine corretamente seus gestores
e diretores
É comum
encontrar lideranças que não entendem bem a relação entre o trabalho e saúde
mental, tornando mais fáceis erros por parte da empresa.
Neste
caso, é fundamental treinar as lideranças para que desenvolvam habilidades
relevantes na resolução de conflitos e principalmente que saibam mediar os
riscos mentais e psicológicos que o trabalho pode gerar.
Além disso,
a comunicação e as condutas dos gestores e diretores vão influenciar
diretamente o comportamento dos funcionários, o que pode ser algo positivo ou
negativo, dependendo da capacitação de cada um desses membros.
4- Incentive a comunicação entre as
equipes
O isolamento
é a porta de entrada para que os distúrbios psicossociais deem as caras,
portanto, é preciso controlar esta questão diariamente.
Na
prática, a comunicação deve ser vista como primordial na empresa e todos
devem sentir-se seguros em compartilhar seus sentimentos e sensações.
Nesse
sentido, faça com que as equipes sempre estejam trocando visões e experiências
entre si, e incentive os funcionários a dizer tudo aquilo que concordam ou não.
5- Evite a cultura do “tudo bem não
estar nada bem”
Outro erro
atribuído a várias empresas é fazerem os funcionários acreditarem que é normal
e natural o trabalho provocar abalos na saúde mental.
É comum
encontrar líderes que gostam e aplaudem a pressão, competitividade, rivalidade
e conflitos pessoais.
Na
verdade, este erro pode custar a produtividade de um setor e aumentar os
gastos com licenças e assistência. Incentive a equipe a sempre procurar
ajuda e jamais normalize o “fora de controle”.
Portanto, os
riscos psicossociais aparecem o tempo todo no ambiente de trabalho e é uma
obrigação da empresa mediá-los ou eliminá-los, a fim de garantir a saúde física
e mental de todos na equipe.
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