quinta-feira, 23 de setembro de 2021

 



 

TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

 


A legislação vigente contém muitas exigências que devem ser seguidas pelas empresas, entre elas os treinamentos de segurança do trabalho.

 

No entanto, nem sempre é fácil entender e atender a lei sem o apoio de um especialista, ainda mais se tratando dos treinamentos de segurança do trabalho.

 

São mais de 100 treinamentos que se adequam ao segmento de atuação (Mineração, Construção Civil, Montagem Mecânica, Elétrico etc) ou aos objetivos da empresa.

 

Estes podem ser para o cumprimento da legislação ou a melhoria/entendimento dos métodos de trabalho, sempre com foco na segurança.

 

Os treinamentos de segurança são essenciais e entre seus benefícios podemos destacar:

 



1. Prevenção de acidentes

 

Já imaginou qual o transtorno um empregador passa quando acontece um acidente do trabalho?  A desmotivação, a redução dos resultados, a falta de confiança e muito mais é inerente apenas se tratando de equipe.

 

Se colarmos na conta as perdas materiais iremos constatar ainda, que os treinamentos de segurança do trabalho estão entre os melhores investimentos que uma empresa pode fazer.

 

Um acidente do trabalho nunca fica barato, poucas pessoas colocam na ponta do lápis, mas a conta dos acidentes do trabalho passa pela:

 

§  perda material;

 

§  perda de produtividade;

 

§  aumento dos impostos, que são aumentados sobre a folha de pagamento, devido a um fator que o governo considera.

 

Prevenir é a melhor solução e dentre as prevenções os treinamentos são os mais eficientes.

 

2. Sinergia e os treinamentos de segurança do trabalho

 

Uma empresa que investe em treinamentos de segurança passa para o empregado o conceito de cuidar do próximo e por reciprocidade os funcionários se tornam mais cautelosos com as coisas da empresa.

 

Você tem mais cuidado com quem se preocupa com você ou com quem NÃO demonstra respeito pela sua vida e pela integridade?

 

Se você não investe na segurança de seus empregados passa a imagem que não liga para algo que é básico, que é o potencial dele ser ferido, ter sua saúde comprometida ou até mesmo morrer.

 

Então, você pode pensar assim: Não! Os empregados não pensam assim, mas, eu te digo que pensam sim, por muitos motivos.

Mas, destaco que todos nós conhecemos empresas que cuidam da saúde de seus empregados e muitos já trabalharam em empresas assim.

 

Por isso, as pessoas fazem comparações entre o emprego que estão e o que conhecem ou ouviram falar.

 

3. Investimento que dos resultados

 

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) com 500 médias e grandes empresas, apontou:

 

ü 48% dos gestores verificaram que investimentos em segurança do trabalho geraram redução nas faltas ao trabalho;

 

ü 43,6% deles constataram aumento da produtividade no chão de fábrica;

 

ü 34,8% apontaram redução de custos com a saúde dos trabalhadores.

 

Também, observe que os treinamentos promovem a revisão processos, configurando maneiras adequadas e mais produtivas de trabalhar.

Imagine, por exemplo, uma empresa que investe em segurança, enquanto faz esse investimento ela melhora seu processo de várias formas, observe:

 

ü A segurança do trabalho promove a organização:  Mas a organização promove a produção.

 

ü A segurança do trabalho promove a segurança em máquinas: Mas, maquinas seguras são maquinas revisadas que promovem a produção.

 

ü A segurança do trabalho promove a comunicação eficiente: Mas, a comunicação eficiente promove a produtividade.

 

ü A segurança do trabalho promove a disseminação de boas práticas:  Mas, as boas práticas ampliam a forma da empresa produzir

 

ü A segurança do trabalho exige o trabalho através dos procedimentos: Mas, quando se cria procedimentos se revisa processos e promove a otimização das tarefas.

 

Essa lista poderia ser elaborada com 1000 itens e ainda não seria o suficiente, o que temos de entender é que a segurança e a produtividade andam juntas e não o contrário como muitos pregam.

 

4. Cumprimento da legislação

 

ü Realizar os treinamentos é cumprir com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho para a segurança dos colaboradores.

 

ü Por isso, se você escolhe não realizar os treinamentos está criando um passivo trabalhista.

 

ü Quando você deixa de investir na segurança, você está descumprindo as leis, e você deixa de ter coerência ao cobrar algo do poder público.

 

ü Também, como você não cumpre a legislação passa a imagem para sua equipe que descumprir a lei é aceito.

 

ü Além disso, o governo está criando o e-social, que vai “pegar pesado” com as empresas que não cumprem com a legislação trabalhista, esteja preparado para o e-social e evite multas e medidas administrativas.

 

5. Conhecimento da empresa

 

ü Você conhece cada empregado que entra na sua empresa?

 

ü Todas as vezes que contrata alguém ele recebe a mensagem com os valores de seu negócio?

 

ü Todos sabem para onde vocês estão indo? Todos conhecem os setores, os processos e a integração entre as áreas?

 

ü Todas as pessoas da sua empresa têm a chance de apontar melhorias nos processos?

 

ü As pessoas se sentem integradas?

 

Quando os treinamentos de segurança do trabalho são implantados as pessoas podem refletir sobre tudo isso e muito, mas muito mais.

 

Sabemos que a única forma de se resolver problemas, decentemente, é através do diálogo, e o treinamento de segurança é a ferramenta mais poderosas para o desenvolvimento do diálogo dentro de uma empresa.

 

 

Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema!

 


 



SIPAT -

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

 

 


 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SIPAT!

 

Qual o significado de SIPAT?

 

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com frequência anual.


Qual a importância da SIPAT?

 

Realizar uma semana de SIPAT é alertar, acompanhar e conduzir à empresa num todo para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho afim de prevenir acidentes e doenças.

 

Qual o objetivo da SIPAT?

 

A SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham ideia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho. Confira todas as dicas para realizar uma SIPAT de sucesso!

 

Treinamentos em SIPAT

 

Realizar Treinamentos em SIPAT é alertar, acompanhar e conduzir à empresa num todo para práticas corretas dentro do ambiente de trabalho afim de prevenir acidentes e doenças. Os Treinamentos em SIPAT tem como finalidade básica divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre corre do dia a dia, ou seja, não só tenham idéia de segurança, mas que também pratiquem segurança, desenvolvendo a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante, permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

 

Quantos dias duram uma SIPAT?

 

De acordo com sua definição, a SIPAT ocorre uma vez ao ano no período de uma semana onde as palestras e atividades da SIPAT são realizadas em horário de trabalho.

 


Como surgiu a SIPAT?

 

A SIPAT originou-se no ano de 1971 conforme o decreto 68255 onde instituiu a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho, levando em consideração o alto índice de trabalhadores acidentados na época. Instituiu-se assim a SIPAT como obrigatória com execução em qualquer período do ano segundo a legislação brasileira. Acidentes, saúde, alimentação saudável, alcoolismo, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis são os temas obrigatórios na realização de uma SIPAT.

 

Legislação SIPAT

 

A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra "O", "Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)".


Como organizar uma SIPAT?

 

A organização de uma SIPAT é uma fase extremamente importante para que ela seja concretizada com sucesso. Definição de responsabilidades destinadas a cada equipe; escolha de um coordenador; divisão de tarefas; programação das reuniões ao decorrer do ano; definição de data e frases de impacto para divulgação da sua SIPAT para a empresa são algumas das etapas indispensáveis.

 

Como realizar uma SIPAT de sucesso?

 

Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários envolvendo, também, os diretores, gerentes e familiares se possível.

 

Ela não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida.

 

Existe um número mínimo de funcionários para a realização da SIPAT?

 

Não há um número específico de funcionários descrito por lei para a realização de uma SIPAT. As empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte deve ter a consciência da importância da SIPAT para o trabalhador e para si, pois, alertar e conscientizar é a melhor prevenção para possíveis acidentes.

 

Há necessidade de documentar a SIPAT?

 

O registro de todo evento que acontece em uma empresa pode ser ou não efetuado, isso vai de acordo com as práticas e rotina de cada instituição. Porém, documentar um evento como a SIPAT pode servir como prova de que ela realmente ocorreu.

 

Principais programas SIPAT

 

Ø Stand Científico (temas obrigatórios da NR-5)

Ø Palestras Show gratuitas

Ø Teatro Segurança no Trabalho

Ø Percepção de Risco

Ø Comportamento Seguro do Trabalhador

Conheça também:


Frases para utilizar na SIPAT

 

§  A hora de ter segurança é agora.

§  A minha segurança e a sua dependem de nós. Seja consciente.

§  A pressa não encurta o tempo, encurta a vida.

§  A segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta.

§  A segurança faz a diferença no trabalho.

§  A segurança faz parte da esperança de um futuro melhor. Prevenir acidentes é caminhar rumo ao futuro.

§  A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer se acidentar, mas sobretudo um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes.

§  A segurança não se conquista, se faz.

§  A segurança sempre tem razão.

 

5 perguntas mais comuns sobre SIPAT:

 

1 - O que significa SIPAT?
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é prevista em lei para empresas de pequeno, médio ou grande porte.

 

2 - Qual o motivo para realizar uma SIPAT?
O principal motivo para realização de uma SIPAT é prevenir e conscientizar os funcionários sobre a prevenção de acidentes e doenças que podem ser evitadas.

 

3 - Quantas vezes ao ano é necessário realizar uma SIPAT?
A SIPAT deve ser realizada uma vez o ano no período de uma semana (7 dias), onde será proporcionado aos funcionários (em horário de trabalho) mais conhecimento e informações sobre saúde.

 

4 - Quais as atividades obrigatórias em uma SIPAT?
De acordo com a lei prescrita à SIPAT, devem ser abordados anualmente temas como: alcoolismo, tabagismo e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

 

5 - É importante contratar profissionais especializados para execução das palestras atividades, teatros SIPAT e Jogos SIPAT?
Com toda certeza o maior desafio na SIPAT é entreter os funcionários e fazer com que eles absorvam as informações de forma simples e dinâmica tornando-a prazerosa à todos participantes. Contratar uma equipe especializada em SIPAT facilita esse processo e traz segurança.

 

5 Brindes úteis para SIPAT

 

1 - Squeeze: A prática de exercícios físicos deve ser incentivada, desde uma simples caminhada até atividades mais intensas em academias. E para essas atividades não podemos esquecer de beber muita água, por isso o squeeze é indispensável! Uma ótima opção de brinde para SIPAT nesse ano.

 

2 - Caneca: Canecas personalizadas com a logomarca da empresa sempre são bem-vindas e de utilidade extrema, além de contribuir com o meio ambiente evitando o uso contínuo de copos descartáveis. Os funcionários adoram esse brinde da SIPAT.

 

3 - Mochila: Quer algo mais útil do que uma mochila? é o brinde de SIPAT predileto pelos funcionários, ainda mais se for personalizado com a marca da empresa.

 

4 - Suporte para celular e MP4: Ideal para praticar esportes e escutar uma boa música ao mesmo tempo. Boa opção de brinde para SIPAT.

 

5 - Fone de Ouvido: Sem dúvida alguma um ótimo brinde para SIPAT, afinal quem não gosta de ouvir uma boa música? Aposte no fone de ouvido!

 

O que é NR5?

 

NR5 é uma sigla referente a "Norma Regulamentadora 5" aprovada pela Portaria nº 08/99. De acordo com as leis instituídas, é de responsabilidade das empresas que possuem mais de 100 colaboradores criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidente - CIPA. A CIPA deve estar nos conformes com o artigo 163 da CLT (Consolidação das leis do Trabalho) e a NR5.

 

 

 Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema!

 


 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...