terça-feira, 13 de maio de 2025

 



 

COMO ADAPTAR A EMPRESA PARA PROFISSIONAIS COM DEFICIÊNCIA?

 


Veja como você pode adaptar a empresa para profissionais com deficiência e garantir a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho.

A inclusão de Pessoas com Deficiência - PcD no mercado de trabalho está garantindo dignidade e igualdade aos integrantes deste grupo da população.

Atualmente, as empresas brasileiras estão cientes do seu papel em promover a cidadania e garantir os direitos dos deficientes.

Além disso, a lei trabalhista obriga que toda empresa com 100 ou mais funcionários deve destinar uma cota de 2% a 5% dos seus cargos às pessoas com deficiência.

Entretanto, mesmo com avanços na contratação de pessoas com deficiência e na lei de cotas, a acessibilidade e a garantia de conforto para o grupo ainda deixa a desejar.

Dessa forma, a empresa deve adaptar seu espaço para que as limitações físicas desses colaboradores não os impeçam de exercer suas atividades com ergonomia e conforto.

Neste artigo, você vai entender como a empresa pode favorecer a inclusão das pessoas com deficiência na equipe de trabalho. 

1- Estimule a aceitação de membros PCD na empresa

Infelizmente, por falta de conhecimento ou por pura ignorância, muitos colaboradores tendem a relutar na aceitação de membros PCD como colegas de trabalho.

Sendo assim, o empregador tem um papel fundamental na realização de ações que tenham como objetivo promover o bom relacionamento interpessoal.

Na prática, significa que o departamento de recursos humanos da empresa precisa ter um plano de inclusão e abertura para os profissionais com deficiência.

Logo, a sensação de equidade e igualdade deve ser transmitida e chegar a todos, para que a cultura de respeito às diferenças seja instalada em todos os setores.

2- Garanta a ergonomia dos profissionais PCD

É comum que as empresas deem mais atenção à etapa de recrutamento e seleção de colaboradores PcD e esqueçam-se de questões como acessibilidade e ergonomia.

Neste caso, é importante que uma adaptação ergonômica para o grupo seja instalada e mantida, a fim de evitar comprometimento da produtividade e riscos à saúde.

Dessa forma, é necessário integralizar a sinalização tática, visual, sonora e acesso sem barreiras. O mesmo pode-se dizer de banheiros adaptados para pessoas com deficiência e rampas de acessibilidade.

A liberdade e autonomia das pessoas PcD é o mais importante para que o ambiente de trabalho se torne produtivo e inclusivo.

Contudo, optar por mesas e cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência é uma ótima maneira de garantir a ergonomia deste grupo.

3- Promova treinamentos em todos os setores visando a tolerância

É importante que o clima organizacional da empresa seja favorável a tolerância e respeito, não só para os deficientes, mas para todas as demais minorias.

Entretanto, é comum que gestores e líderes fiquem confusos sobre qual é a melhor abordagem, visando resultados positivos.

Dessa forma, treinamentos de inclusão a todos os funcionários sem distinção é a melhor arma para enfrentar o preconceito e naturalizar a diferença.

Lembre-se que muitas vezes as atitudes de uma equipe dizem mais respeito sobre a visão de seus líderes do que a opinião pessoal de cada membro.

4- Estabeleça um plano de carreira para PCD

Mesmo com a  Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que assegura e reafirma o direito de trabalho das pessoas com deficiência, a taxa de rotatividade desses profissionais ainda é alta.

Os motivos que fazem isso acontecer são vários, mas os principais são a falta de empatia e a sensação de indiferença que estes profissionais sentem em relação ao futuro profissional.

Logo, uma das formas de contribuir para que as estáticas de absenteísmo e rotatividade PcD diminuam está na inserção de planos de carreira na comunidade.

Além de valorizar as habilidades e o trabalho dos profissionais PcD, o plano de carreira possibilita a estabilidade financeira e contribui para a formação de gestores PcD no mercado de trabalho.

5- Faça as mudanças necessárias na acessibilidade

A adaptação do ambiente físico deve ser mantida através da elaboração de um mapa de acessibilidade, que identifica barreiras e limitações na locomoção.

É importante saber que o espaço de trabalho para PcD deve ser construído e adaptado de acordo com a NBR-9050.

Estas recomendações dizem respeito a tudo aquilo que é necessário para tornar a inclusão das pessoas com deficiência permanente.

Caso a sua empresa ainda não cumpra essas determinações, o apoio e contratação de uma equipe especializada em saúde e segurança do trabalho é fundamental.

6- Acompanhe de perto o desenvolvimento do profissional PcD 

Outra maneira de adaptar a empresa aos trabalhadores com deficiência baseia-se no acompanhamento e supervisão do desenvolvimento profissional de cada membro.

Assim como os trabalhadores sem deficiência, este grupo deve contar com apoio mental e psicológico.

Nesse sentido, o departamento de recursos humanos deve garantir o bem-estar de cada membro e avaliar o grau de desenvolvimento profissional com o passar do tempo.

Neste caso, além de melhorar a capacidade produtiva do colaborador PcD, o suporte adequado evita comodismo e desestabilidade no trabalho.

7- Trate os funcionários PcD de maneira igualitária

A última dica para adaptar a empresa aos profissionais com deficiência diz respeito à forma de tratamento que eles recebem.

Logo, é importante que todos saibam das suas responsabilidades e que não se sintam diferente dos demais.

Na prática, isso significa que os trabalhadores com deficiência devem ter o mesmo regime de regras e sanções.

Portanto, devem saber que a empresa concede a eles a mesma equidade para todos, evitando a superproteção ou a sensação de incapacidade por ser deficiente.

 

Benefícios de contar com uma equipe PcD na empresa

Agora que você já sabe como adaptar a empresa para atender os profissionais deficientes, é hora de entender quais benefícios as empresas passam a ter quando adotam posturas adequadas de inclusão.

Em geral, a empresa que está aberta para a inclusão de PcD consegue:

 

Melhorar a reputação e imagem, principalmente no que diz respeito a obrigação de ser socialmente responsável;

·       Estimular a cooperação entre os membros de uma equipe;

·       Promover o aumento da produtividade, já que os membros PcD são uma força tão eficiente quanto os demais;

·       Garantir a humanização consciente de todos aqueles que pertencem ao grupo;

 

Evitar problemas decorrentes do não cumprimento das leis de amparo às pessoas com deficiência.

 

 

 


Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 



 

DIFERENÇAS LTCAT E PPP

 


 

A principal diferença entre LTCAT e PPP é que enquanto um possui caráter trabalhista, o outro exerce um papel previdenciário.

Nesse sentido, o LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho é elaborado por um profissional especializado em segurança do trabalho, que deve ser contratado pelo empregador.

Sendo assim, ele é usado para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar as chamadas doenças ocupacionais.

Em contrapartida, o PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário é entregue ao INSS - Instituto Nacional do Seguro Social durante o requerimento de benefícios trabalhistas, como auxílio-doença ou aposentadoria especial.

Este documento tem como principal objetivo comprovar as condições de trabalho do segurado e a exposição aos agentes nocivos durante os anos em que ele/ela trabalhou.

 

Informações obtidas no LTCAT

No LTCAT estão contidas todas as informações sobre as atividades desenvolvidas na empresa, a identificação dos trabalhadores e os resultados da análise quantitativa de agentes nocivos e da avaliação ambiental do ambiente de trabalho.

Além disso, o documento também apresenta as medidas de controle e prevenção que serão adotadas e deve ser revisado sempre que a empresa modificar as condições ambientais de trabalho.

 

Informações obtidas no PPP

O PPP contém informações referentes às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores, como a função, os agentes nocivos expostos, a época em que ocorreu a exposição e a intensidade e concentração de cada um dos agentes existentes.

Em resumo, no PPP está todo o histórico do trabalhador, com todas as informações relevantes que comprovam a natureza do seu trabalho.

Assim como o LTCAT, o PPP também é obrigatório para todas as empresas e deve ser fornecido ao trabalhador assim que ele deixar o emprego em questão.

 

Resumindo 

Enquanto o LTCAT é um documento técnico de avaliação das condições ambientais do ambiente de trabalho, o PPP contém o histórico das condições de trabalho do trabalhador, em todos os cargos exercidos durante sua vida profissional.

Ambos são considerados importantes para a proteção do trabalhador e devem ser elaborados e atualizados frequentemente pelas empresas.

 

LTCAT: análise quantitativa e avaliação ambiental

Análise Quantitativa 

Consiste na medição e avaliação dos agentes ambientais presentes no ambiente laboral como temperatura, ruídos, umidade, radiação entre outros.

A função da análise quantitativa é identificar a intensidade e concentração dos agentes ambientais, determinando os riscos referentes à exposição dos trabalhadores.

Alguns exemplos de análises quantitativas realizadas no LTCAT são:

Ruído: mede o nível de pressão sonora em decibéis e determina se os trabalhadores estão expostos a níveis de ruído superiores aos estabelecidos pela legislação;

Vibração: Mede a intensidade da vibração em diferentes frequências, permitindo verificar se os trabalhadores se encontram expostos a vibrações que causam danos à saúde;

Radiação: Verifica a intensidade e frequência da radiação no local de trabalho, determinando os riscos e grau de exposição dos trabalhadores;

Agentes Químicos: Consiste na coleta de amostras de ar a fim de verificar o nível de agentes químico como poeira, vapores, gases e neblina;

Agentes biológicos: Permite a identificação de bactérias, vírus e fungos existentes no ar que possam causar danos à saúde dos trabalhadores.

 

Avaliação Ambiental

A avaliação ambiental envolve a análise das condições gerais do ambiente de trabalho, verificando aspectos como ventilação, iluminação, tamanho do espaço, organização e etc…

Todavia, a avaliação ambiental permite a identificação de possíveis impactos na saúde e segurança dos trabalhadores.

Neste caso, a avaliação ambiental deixa claro a influência do ambiente de trabalho na saúde física, ergonômica e mental dos trabalhadores.

 

PPP: análise qualitativa e riscos ocupacionais

Análise Qualitativa

A Análise Qualitativa do PPP identifica e descreve todos os riscos que o trabalhador esteve exposto no período em que exerceu determinada função.

No entanto, a análise qualitativa é feita a partir da avaliação dos laudos técnicos como o LTCAT e leva em consideração as informações mais importantes sobre as atividades e processo de trabalho exercido pelo colaborador.

 

Riscos Ocupacionais

Tratam-se de todos os fatores existentes no local de trabalho que causam danos à saúde do trabalhador e são verificados através da análise qualitativa de riscos ocupacionais. 

Os riscos ocupacionais mais frequentes são os riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Quando os riscos ocupacionais são identificados, permitem a identificação e prevenção de riscos ocupacionais.

Dessa forma, a adoção de medidas de controle e prevenção que aumentam a segurança da equipe e evitam acidentes e doenças relacionadas ao trabalho podem ser colocadas em prática.

 

Quais empresas precisam fazer o LTCAT?

Todas as empresas que possuem trabalhadores em regime CLT, independentemente da quantidade de trabalhadores ou do segmento de atuação, devem elaborar e manter o LTCAT atualizado.

É importante frisar que o documento é regido pela Lei 8.213 de 1991, portanto, caso não cumprido, permite a aplicação de sanções e multas para as empresas negligentes.

 

Quais empresas precisam fazer o PPP?

Todas as empresas devem emitir o PPP aos funcionários, independente do ramo de atividade e da exposição a agentes nocivos, incluindo as Microempresas - ME e as Empresas de Pequeno Porte - EPP.

Além disso, a emissão do PPP deve ser feita no modelo novo desde março de 2022, mesmo que o período trabalhado seja anterior à data. Em janeiro de 2023, o PPP Eletrônico começou a funcionar, e agora o documento pode ser elaborado de forma online.

 

 

 


Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...