terça-feira, 8 de março de 2022

 



 

AFINAL, PORQUE TENHO QUE ME PREOCUPAR COM SEGURANÇA DO TRABALHO NA MINHA EMPRESA?

 



 

De uma forma geral, Segurança do Trabalho tem um impacto direto nas vidas de todos os colaboradores das organizações e por este motivo tem um reflexo que pode ser analisado e explicado a partir de diversos pontos de vista dependendo de qual área o gestor atua.

 

Área de Recursos Humanos

 

Se o gestor atuar na área de Recursos Humanos, poderíamos enfatizar que as ações preventivas referentes à Segurança do Trabalho e a percepção de que a empresa se preocupa e cuida do colaborador, faz com que o clima organizacional melhore, a satisfação em executar as tarefas seja maior, a atração dos melhores profissionais cresça, a rotatividade diminua e os treinamentos sejam mais incrementais e aconteçam de forma recorrente somente dentro do programa para tal, para citar alguns benefícios.

 

Área de Operação

 

Se olharmos sob o ponto de vista da Operação, traz aumento de produtividade pela diminuição do absenteísmo e também pela queda na rotatividade dos colaboradores como também aumento da qualidade do produto ou serviço prestado pois a repetição (mesmas pessoas realizando de forma planejada a atividade), leva quase a perfeição diminuindo o retrabalho, otimizando os custos de produção e tendo como resultado final o aumento da satisfação dos clientes sejam eles internos ou externos (finais).

 

Área Jurídica

 

Pelo lado jurídico, poderíamos enfatizar pelo menos dois pontos principais, quais sejam: a prevenção e consequente diminuição dos acidentes no trabalho tem como reflexo direto a diminuição de possíveis indenizações, bem como é uma ação mitigatória para evitar reclamações trabalhistas.

 

Área de Marketing

 

Também há, de forma indireta, mas que nos dias de hoje está crescendo muito em importância, a contribuição de forma positiva ou negativa na imagem da empresa, fortalecendo ou enfraquecendo o conceito de empresa sustentável, pois a sustentabilidade em seu conceito mais amplo, tem aspectos que tratam do meio ambiente, sim, mas também da sustentabilidade social e financeira, ou seja, uma empresa que não é sustentável põe em risco a estabilidade da comunidade na qual ela está inserida e portanto sua imagem pode ser afetada.

 

Área Financeira

 

E deixado por último de forma proposital, pois todos os efeitos acima tem um impacto financeiro, e entendendo que os gastos com Segurança do Trabalho devem ser vistos como investimento e não como custo, pois já foi demonstrado o quanto de custo pode ser evitado com um programa robusto e integrado, poderíamos citar um outro ponto pouco explorado que é mais sensível em grandes organizações: o custo com os planos de saúde. É sabido por todos que as renovações dos planos de saúde têm uma ligação direta com a sinistralidade do plano, ou seja, quanto mais o plano é utilizado, mais alto é o índice de aumento na renovação, ou seja, quanto mais se usa mais se paga. Com a prevenção, doenças relacionadas ao trabalho são evitadas e, portanto, a utilização do plano e saúde diminui automaticamente.

 

Para concluir, creio que todo profissional tem uma ligação direta ou indireta com algum dos pontos colocados acima. Desta forma, penso que você tem razões de sobra para, não só se preocupar com Segurança do Trabalho, mas também para defender essa bandeira e argumentar porquê o investimento em Segurança do Trabalho tem um retorno tão rápido e seguro.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 



DESCUBRA AGORA COMO ORGANIZAR UM EVENTO SUSTENTÁVEL

 



Em diversos setores do mercado, podemos notar um crescente senso de responsabilidade social com a sustentabilidade. Organizar um evento sustentável, que promova o uso inteligente de recursos, vem se tornando mais e mais popular.

 

A conscientização de preservação do meio ambiente envolve mudanças de comportamento e, para muitas empresas, investir em ações com uma gestão ecoeficiente e que estimule uma mentalidade mais socioambientalmente responsável têm sido prioridade.

 

Foi com base nisso que elaboramos este post. Aqui, você encontrará dicas de como planejar um evento com o foco na sustentabilidade. Confira!

 

Buffet orgânico

 

Apostar em um cardápio inteiramente orgânico é uma ótima forma de deixá-lo mais saudável e, ainda assim, saboroso. Busque por alimentos naturais e que foram produzidos localmente para preparar as refeições.

 

Uma outra sugestão é diminuir a quantidade de produtos que sejam derivados de animais, como carne, pois a produção deles envolve uma emissão excessiva de CO2. Por isso, dê preferência às opções vegetarianas/veganas.

 

Transporte alternativo

 

A emissão de CO2, produzida pelos meios de transporte convencionais, é um dos maiores agentes poluidores da atmosfera. Dessa forma, procure contratar fornecedores próximos ao local do evento para que o mínimo de veículos seja utilizado no transporte dos produtos.

 

Os participantes também não podem ficar de fora dessa estratégia: escolha um espaço de fácil acesso, que possibilite a chegada dos convidados por meio de transporte público, de bicicleta ou até a pé. Caso essas alternativas não sejam viáveis, incentive campanhas de caronas coletivas.

 

Venda online de ingressos

 

O momento de vender os ingressos também deve fazer parte das táticas do evento sustentável. Uma maneira simples e bastante eficaz de diminuir os impactos negativos ao meio ambiente é vendê-los por meio da internet. O participante poderá apresentar seu ingresso via smartphone. Além de prática, essa medida evita o desperdício de papel.

 

Brindes ecologicamente corretos

 

Investir em brindes biodegradáveis é uma ótima alternativa ao pen drives, canetas e pastas que costumam ser distribuídos na maioria dos eventos. Essa é mais uma forma de mostrar aos participantes o compromisso sustentável que a empresa tem.

 

Um bom exemplo de brinde nessa categoria são os o ecocups. Além de serem ecologicamente corretos, eles podem ser reutilizáveis e tem o poder de reforçar a marca e a imagem da empresa de maneira estratégica.

 

Empresa especializada em soluções sustentáveis

 

Este tópico abrange os patrocinadores e fornecedores do seu evento. Prefira fechar parcerias que compartilhem do mesmo ideal de sustentabilidade, que tenham planos de ações e políticas relacionadas à preservação ambiental.

 

Faça questão de que os produtos fornecidos e utilizados pelas prestadoras sejam, de fato, biodegradáveis e não prejudiquem a saúde humana e a natureza.

 

Verifique se há a preocupação com o mínimo de geração de resíduos por parte delas, incluindo aspectos como reutilização, reciclagem e descarte correto dos produtos. Confira, também, se elas prezam pela economia de energia e água, além de estimular, sempre que possível, a comunidade do entorno.

 

É lógico que todas essas dicas lhe ajudarão, e muito, na hora de organizar seu evento sustentável. Entretanto a questão mais importante é a conscientização das pessoas envolvidas. Quanto maior o compromisso com a sustentabilidade, mais rápido o planeta se torna um lugar melhor.

 

Agora que você recebeu essas dicas de como planejar uma ação focada na preservação do meio ambiente.

 

 

 


Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...