sábado, 24 de setembro de 2022

 




 

 

SAIBA O SIGNIFICADO DE EPC E SUA IMPORTÂNCIA NA SEGURANÇA DE TODA A EQUIPE DE COLABORADORES.

 

 


Um EPC ou Equipamento de proteção coletiva tem a função de garantir a segurança de toda a equipe de colaboradores em uma empresa. Não somente os colaboradores que atuam em atividades com grau de periculosidade são beneficiados por estes equipamentos. Desde placas de sinalização à corrimãos em escada os EPC’s visam a segurança de todos!

 

·       Benefícios do EPC

·       Entre as vantagens do EPC, estão:

·       Redução de acidentes de trabalho

·       Melhor comodidade por ser equipamento coletivo

·       Melhoria nas condições do trabalho

·       Baixo custo a longo prazo

·       Melhor eficácia e eficiência nas atividades

 

É dever de sua empresa manter os EPC’s em boas condições de uso e além disso fornecer aos colaboradores que necessitarem os EPI - Equipamentos de proteção individual além de promover a orientação de como utiliza-los.

 



EPC ou EPI

 

Os dois! Como dissemos a empresa deve fornecer e instruir seus colaboradores a respeito da importância de ambos assim como as melhores práticas para conservação. De nada adianta o funcionário se prevenir em seu ambiente de trabalho com grau de periculosidade, sendo que é possível sofrer um acidente em uma escada de acesso ao refeitório da empresa que não possui corrimão, por exemplo.

Se quiser saber mais sobre EPI, leia nossos posts:

 

·       A Importância do EPI

·       Qual é o melhor tipo de cinto de segurança do trabalho

·       Cinto de segurança tipo paraquedista

·       EPI – Protetor auricular tipo concha

·       Óculos de Segurança, fundamental em diversas atividades

 

É importante não confundir as siglas. O EPC sempre se refere ao equipamento de proteção coletiva e não ao equipamento de proteção conjugada que são EPIs com mais de uma função protetiva.

 

Exemplos de EPC

 

·       Sistemas de ventilação e exaustão;

·       Proteção de circuitos e equipamentos elétricos;

·       Proteção contra ruídos (isolantes acústicos) e vibrações;

·       Sensores de presença;

·       Barreiras contra luminosidade intensa e descargas atmosféricas.

 



O que acontece com a empresa que não oferece EPC?

 

Empresas que não oferecem EPC poderão ser penalizadas em casos de acidentes ou por denúncias externas feitas ao ministério do trabalho. Em âmbito interno, os colaboradores poderão denunciar a falta dos equipamentos à CIPA.

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 




 

POR QUE FAZER UM TESTE DE ESTANQUEIDADE.

 



Teste de estanqueidade é o método pelo qual se verifica a existência, ou não, de vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial. O teste por diferença de pressão simples é o mais prático e eficiente que existe. Por meio da pressurização da tubulação de gás, com ar comprimido, observa-se por um determinado período de tempo se há ou não perd7a da pressão.




Com o auxílio de um manômetro, é possível medir a quantidade de vazamento em litros/hora. Dependendo do valor mensurado, a tubulação de gás pode ser recuperada de maneira simples, rápida e de baixo custo, com a aplicação de resina, ou se o vazamento de gás for muito alto, é necessário que se elabore um projeto para a passagem de uma nova tubulação de gás.


Embora não exatamente na origem, outra forma menos generativa e sim quantitativa é medir a queda de pressão dentro da peça: injetando ar e medindo através de transdutores de pressão eletrônicos ou mecânicos a variação (queda) da pressão após confinar o ar dentro da peça. Quando se utilizam sensores eletrônicos, pode-se utilizar o método de “Queda de pressão” (Pressure Decay) e e o método “Diferencial”, sendo o primeiro mais barato, porém menos preciso.




Métodos mais avançados consistem em medir a vazão direta do ar (ou outro gás), de forma a dimensionar precisamente o furo, trinca ou porosidade que a peça possui. Estes métodos utilizam medidores de vazão mássica ou volumétrica.

 

Quem pode realizar o Teste de Estanqueidade?

 

O Teste de Estanqueidade deve ser realizado somente por empresas especializadas e de comprovada experiência, que possuam em seu quadro de colaboradores, profissionais habilitados, qualificados tecnicamente e devidamente treinados nas normas de segurança e boas práticas de engenharia, a empresa e seu profissional responsável técnico deve possuir registro ou visto ativo no CREA de sua jurisdição e estar em dia com sua anuidade. Conforme determina a Lei 5.194/1966 – “Art. 63 – Os profissionais e pessoas jurídicas registradas de conformidade com o que preceitua a presente lei são obrigados ao pagamento de uma anuidade ao Conselho Regional cuja jurisdição pertencerem”. A empresa deve possuir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, cujo Objeto Social e CNAE – Código Nacional de Atividade Econômica, seja compatível com a atividade de Testes de Pressão, Análises Técnicas e Inspeções. Sempre exigir a emissão da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, antes do início dos trabalhos.


 

Fonte: Rotger

 




Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...