sábado, 12 de novembro de 2022

 




 

DEZEMBRO VERMELHO: CONFIRA 4 AÇÕES PARA ABORDAR O TEMA E CONSCIENTIZAR OS COLABORADORES

 



O último mês do ano chegou e trouxe consigo Dezembro Vermelho, uma campanha nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de o número de casos da doença ter tido uma queda de mais de 18% no país entre 2015 e 2019, a Aids continua sendo motivo de grande preocupação entre os profissionais de saúde e de medicina do trabalho.

 

Diferentemente das campanhas Setembro AmareloOutubro Rosa e Novembro Azul, promover a campanha Dezembro Vermelho nas empresas é uma tarefa muito desafiadora. Isso porque mesmo em pleno século XXI, portadores de HIV continuam sofrendo com estigmas, preconceito entre outros obstáculos que prejudicam o diagnóstico e a erradicação da doença.

Nesse sentido, fica fácil perceber que as empresas têm um papel importante na divulgação da campanha e na conscientização da sociedade sobre o tema. Confira no artigo a seguir como abordar o assunto de maneira acolhedora e instrutiva entre os seus colaboradores.

 

Invista em materiais informativos impressos

 

Folders, cartazes e adesivos impressos são ótimos veículos de comunicação, principalmente quando posicionados em locais estratégicos como vestuários, refeitórios, pátios e corredores, por exemplo. No entanto, para que produzam efeitos positivos entre os colaboradores, fornecedores, representantes e visitantes do local, é preciso que contenham informações objetivas sobre a doença, suas formas de contágio e prevenção.

 

Aposte em materiais informativos digitais

 

Assim como os materiais impressos, e-mails, newsletter e blog posts também são excelentes formas de aderir à campanha Dezembro Vermelho nas empresas, só que com um custo mais acessível. Para tal, crie o informativo e distribua-o internamente entre os colaboradores. Para aumentar a abrangência da divulgação da campanha, você também pode incluir clientes, fornecedores e parceiros comerciais na lista de distribuição.

Além disso, aproveite as redes sociais da empresa para divulgar a campanha e engajar os colaboradores nela. Fotografe (com permissão) suas equipes de trabalho uniformizadas, participando de ações específicas da campanha ou de outras atividades pertinentes ao tema. Crie legendas instrutivas e publique as fotos no Facebook, Instagram e LinkedIn da empresa.

 

Promova palestras Dezembro Vermelho nas empresas

 

As palestras didáticas também são muito úteis quando o assunto é conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce da Aids.

 

Por se tratar de um tema muito sensível e que ainda é tabu para muitos, o ideal é que as palestras abordem questões como:

 

Ø Diferença entre Aids e HIV;

Ø Formas de contágio;

Ø Sintomas da doença;

Ø Exames necessários para o diagnóstico;

Ø Como é feito o tratamento para HIV;

Ø Direitos dos trabalhadores portadores de HIV.

 

Não se esqueça do laço vermelho

 

Símbolo da campanha Dezembro Vermelho, o laço vermelho é uma forma silenciosa de conscientização e que não custa quase nada às empresas. Todavia, pode fazer a diferença na vida dos seus colaboradores. E o mais legal do laço, é que ele pode ser utilizado tanto dentro da empresa quanto fora dela, o que aumenta mais ainda o alcance de pessoas impactadas pela campanha.

 

Vantagens de promover a campanha Dezembro Vermelho nas empresas

 

Se por um lado aderir à campanha ajuda a conscientizar a população, por outro lado também promove benefícios às empresas. Veja adiante bons motivos para desenvolver ações de conscientização sobre a Aids no mês de dezembro:

 

Mostra preocupação com os colaboradores

 

Empresas que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores contam com profissionais mais produtivos. Isso acontece porque o colaborador se sente mais valorizado e satisfeito com o ambiente de trabalho. Isso, por sua vez, o deixa mais motivado para realizar as suas atividades diárias.

 

Campanha Dezembro Vermelho nas empresas reduz custos com assistência médica

 

A redução de custos com consultas médicas e exames periódicos também é uma vantagem significativa para as empresas.

Embora o tratamento seja oferecido gratuitamente pelo SUS, operadoras de planos de saúde também são obrigadas a custear o tratamento para o HIV. No entanto, isso pode aumentar significativamente o valor da cobertura e consequentemente os gastos da empresa com o benefício.

 

Melhora o clima organizacional

 

A campanha Dezembro Vermelho nas empresas também aborda os mitos e verdades da infecção pelo HIV. Ao esclarecer que a Aids não pega com um aperto de mão, abraço ou compartilhamento de utensílios, a convivência entre colaboradores sadios e soropositivos se torna mais empática, pacífica e acolhedora. A sua empresa só tem a ganhar!

 

Oferece mais credibilidade à sua marca

 

Tenha em mente que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conscientes e preocupadas com produtos e empresas que abracem causas sociais. Nesse sentido, a adesão à campanha Dezembro Vermelho nas empresas pode contribuir para melhorar a percepção que os consumidores têm da sua marca no mercado, já que eles passarão a associá-la a atitudes responsáveis.

Pensando em promover ações da campanha Dezembro Vermelho em sua empresa?

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


 




 

SIPAT: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER E COMO ELABORÁ-LA NA SUA EMPRESA

 



A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT é um evento de suma importância para todas as empresas. Ele é composto por atividades que promovem o bem-estar dos trabalhadores, ao mesmo tempo em estimulam mudanças de hábitos capazes de prevenir danos ocupacionais.

Quer saber mais sobre essa poderosa estratégia e como implementá-la em sua empresa? No artigo a seguir você vai conhecer as principais diretrizes da SIPAT, seus benefícios e como despertar nos seus colaboradores a cultura da segurança do trabalho. Acompanhe!

 

Obrigatoriedade da SIPAT nas empresas

 

Prevista na NR 5, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma das atribuições da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Composta tanto por representantes dos empregados quanto por representantes dos empregadores, a comissão tem como objetivo principal ajudar a identificar os riscos ocupacionais e a prevenir a ocorrência de acidentes e doenças do trabalho na organização.

O evento, que é obrigatório, deve ser realizado anualmente nas empresas públicas e privadas. Apesar de as atividades serem de livre escolha, elas devem abordar temas que promovam o diálogo, a participação e a conscientização de todos os colaboradores para as formas de prevenção de doenças e acidentes ocupacionais.

Nesse sentido, alguns temas se tornam bem relevantes para o evento.  A escolha entre um ou outro deve levar em consideração as atividades executadas e quais falhas têm acontecido com frequência na empresa.

 

Veja adiante algumas sugestões de temas que podem ser explorados em sua empresa durante a SIPAT:

 

Ø Doenças sexualmente transmissíveis (DST);

Ø Qualidade de vida em Home Office;

Ø Prevenção e combate ao incêndio;

Ø Saúde e qualidade de vida do trabalhador: alimentação saudável e atividades físicas;

Ø Saúde mental no trabalho;

Ø Ergonomia no ambiente de trabalho;

Ø Importância dos equipamentos de proteção individual;

Ø Direção defensiva e cuidados no trânsito;

Ø Inteligência emocional;

Ø Cuidados com o estresse;

Ø Alcoolismo e tabagismo no trabalho;

Ø Segurança com máquinas e equipamentos;

Ø Sustentabilidade entre muitos outros.

 

Como funciona a SIPAT?

 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho deve acontecer diariamente no decorrer de uma semana, sempre no horário de expediente do trabalhador. Todo o dia deve ser promovida uma atividade diferente, com foco no tema escolhido.

 

Atividades para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 

Depois de ter escolhido o tema, vale a pena fazer um levantamento sobre as melhores formas de conscientizar os colaboradores. Para que sejam atrativas e bem aceitas, elas devem levar em consideração o perfil dos funcionários e as atividades que exercem.

 

Palestras

 

De caráter informativo e educativo, as palestras da SIPAT são excelentes escolhas para falar se saúde e segurança no trabalho. Para torná-las mais dinâmicas e fazer com que todos prestem atenção, você pode incluir apresentações, vídeos, entrevistas com especialistas entre outros recursos.

 

Gincanas

 

Já as gincanas são dinâmicas de grupo também muito interessantes para engajar os colaboradores no evento. São competições em equipes compostas por várias provas e obstáculos que se configuram como estratégias divertidas e motivadoras.

 

Teatro

 

E que tal um teatro com tema sobre saúde e segurança no trabalho? O espetáculo pode ser encenado por representantes da CIPA, por trabalhadores talentosos ou por artistas contratados.

 

Coffee break

 

Todavia, você pode oferecer um lanche na empresa para promover a integração entre os funcionários e os gestores. Aproveite a confraternização para discutir temas relevantes sobre saúde, bem-estar e segurança ocupacional.

 

Dia da Saúde

 

Contudo, dependendo do tema, você também pode adotar um circuito saúde. Ele pode contemplar atividades físicas, checagem de peso, de pressão arterial, IMC (Índice de Massa Corporal), etc.

 

Não se esqueça de recompensar os funcionários pela participação na SIPAT!

 

E para tornar a participação dos colaboradores mais efetiva no evento, ofereça brindes para aqueles que participarem de todas as atividades. Você pode investir em chocolates, canetas, blocos de anotações, agendas ou outros itens, desde que sejam úteis para os colaboradores.

 

Importância da SIPAT nas empresas

 

Muito além da inserção da cultura da saúde e segurança do trabalho entre os colaboradores, a SIPAT também oferece outras vantagens:

 

Ø Dissemina a informação;

Ø Aumenta a produtividade das equipes de trabalho;

Ø Reduz custos com afastamentos por doenças e acidentes ocupacionais;

Ø Ajuda a criar ambientes mais seguros e confortáveis para os funcionários;

Ø Resulta em colaboradores treinados e preparados para lidar com situações de risco;

Ø Cria um diálogo aberto entre os colaboradores e gestores;

Ø Estimula o uso de EPI e EPC.

 

Como elaborar?

 

Para promover a SIPAT na sua empresa, o primeiro passo é escolher o tema que será abordado no evento, os organizadores, quais atividades serão oferecidas e quais profissionais estarão envolvidos nas tarefas.

Como planejar e executar a SIPAT é uma das atribuições da CIPA, empresas que possuem a comissão geralmente deixam sob a responsabilidade desses profissionais todas as etapas do evento. Já nas empresas que não possuem CIPA, o planejamento, a elaboração e a execução da Semana Interna de Prevenção de Acidentes comumente fica por conta do setor de Recursos Humanos.

Todavia, uma empresa de saúde e segurança do trabalho também pode ser contratada para essa missão. A grande vantagem nesse caso é contar com a experiência e o conhecimento de profissionais especializados para que o evento seja de fato produtivo. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...