quarta-feira, 23 de abril de 2025

 



 

GESTÃO DA EQUIPE EXTERNA: COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NAS OBRAS?

 


Se você trabalha no setor de construção, sabe que é preciso gerir a equipe externa e a interna. Fazer a sua administração exige cuidados e estratégias distintas, principalmente para os colaboradores que se encontram fora do ambiente corporativo.

Aumentar o rendimento dos associados é um dos maiores desafios dos coordenadores de projetos. Diferente de alguns ramos, na engenharia, os prazos dos serviços dependem muito mais das equipes externas. 

Isso acontece, pois, esses trabalhadores geralmente são especializados em algum serviço que não pode ser desempenhado pelo time interno.

Sendo assim, fazer um gerenciamento efetivo significa conseguir entregar as etapas em prazos menores e com a utilização mais eficiente dos recursos. Por isso, as empresas precisam entender a importância da gestão e saber quais estratégias adotar para aumentar sua produtividade. Confira mais a seguir:

 

Desafios da gestão da equipe externa

É comum haver dúvidas ao administrar a equipe externa. Quanto mais projetos ocorrendo simultaneamente, mais trabalhosa fica essa etapa, já que são muitos trabalhadores que precisam ser gerenciados em diferentes locais. 

 

Entre as principais questões que causam gargalos no segmento estão:

·       Falta de comunicação entre canteiro e escritório;

·       Fluxo de informações lento, dificultando a tomada de decisões;

·       Muitos profissionais realizando os serviços e poucos fiscalizando;

·       Pouca integração entre as equipes;

·       Escassez de padronização nos diferentes locais de trabalho.

 

Apesar de existirem dificuldades, todas elas podem ser minimizadas quando a empresa dá a devida importância à gestão das equipes. Sem esse controle, o rendimento da construção é afetado, botando em risco o cronograma e o orçamento firmado com o cliente.

 

Por que é importante ter uma gestão eficiente da equipe externa?

Qualquer erro cometido pelos trabalhadores do canteiro pode afetar diretamente a qualidade final do empreendimento. 

Além disso, a produtividade nas obras é o que define se os prazos serão cumpridos e se os gastos não irão extrapolar o previsto no projeto. Por isso, fazer a gestão da equipe externa significa aumentar as chances de sucesso da construção.

Ela pode ser composta por associados da própria organização ou por membros de empresas prestadoras de serviço. Ambas apresentam vantagens e desvantagens, os terceirizados, por exemplo, proporcionam maior estabilidade e versatilidade para o negócio.

Por outro lado, a contratação de terceirizados requer uma fiscalização mais rigorosa e há o risco das equipes não seguirem o padrão de qualidade da empresa. Já as equipes próprias permitem um maior grau de controle sobre as atividades e na qualificação dos profissionais.

 

6 dicas para aumentar a produtividade da equipe externa

Independente do porte da empresa, da quantidade de projetos em andamento ou ainda dos trabalhadores que estão envolvidos, é preciso pensar em estratégias para melhorar a administração do negócio. 

 

Por isso, confira abaixo 6 dicas que vão te ajudar a ter melhor controle e a aumentar a produtividade da equipe externa:

1. Planeje metas e objetivos

A coordenação é diretamente influenciada pelo planejamento. Só a partir dele é possível checar os resultados atingidos. Por isso, na hora da estruturação do projeto, é preciso definir metas claras e passíveis de serem atingidas.

Além disso, os objetivos, tanto do final da obra quanto das etapas preparatórias, precisam ser criados de maneira que possam ser medidos durante a execução. Assim, para saber se a equipe externa está realizando os trabalhos com a qualidade e conformidade estipuladas, basta checar se os índices estipulados foram atingidos.

2. Treine a equipe

Quanto mais capacitados os colaboradores do canteiro forem, menores as chances de retrabalho, erros executivos e atrasos. Por isso, é importante oferecer treinamentos para garantir que os associados conheçam os processos que irão executar.

Assim, investir em treinamentos contribui para o aumento da produtividade e da padronização dos serviços, o que resulta em melhor qualidade das obras. Além disso, profissionais mais instruídos conhecem os procedimentos adequados para trabalhos em altura ou com energia elétrica, por exemplo, diminuindo as chances de acidentes.

3. Utilize ferramentas assertivas

Para garantir a produtividade nos serviços, não basta apenas contar com mão de obra de qualidade, mas também os materiais e ferramentas corretos para cada etapa. 

Por isso, já no momento orçamentário é importante pensar e listar tudo que será necessário para a execução de cada serviço, escolhendo equipamentos de ponta e soluções de qualidade.

4. Tenha uma boa comunicação

As falhas na comunicação são uma das principais causas do baixo rendimento na equipe externa. Por isso, o foco dos líderes deve ser em garantir que a mão de obra receba as informações adequadas e consigam dialogar com os outros colaboradores e os próprios gestores. 

Mudanças no escopo do projeto podem causar confusão e retrabalho, então é fundamental garantir que todos estejam na mesma página. Além disso, as orientações precisam ser rápidas e sem interferências. 

5. Inove estratégias e processos

Buscar por inovação é prezar pela melhoria contínua adotando estratégias modernas. Fique de olho nas novidades do mercado e também no que outras empresas adotam para otimizar seus projetos.

6. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma grande aliada na hora de melhorar os processos, inclusive na etapa de gestão da equipe externa. Softwares de gerenciamento permitem que atividades sejam automatizadas. 

Além disso, possibilitam a integração de informações e funcionalidades criadas especificamente para a resolução de problemas em cada etapa da execução.

 

 

 

 

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O QUE É E PARA QUE SERVE O SGQ?

 

 


 

O mercado tem se tornado mais competitivo a cada dia que passa, principalmente no setor da construção civil. Inovações tecnológicas, clientes mais exigentes e a abundância de empresas são alguns dos fatores que explicam essa alta na competitividade. Por isso, para que sua empresa tenha mais chances de sucesso, é preciso promover a melhoria contínua dos serviços e garantir a qualidade através do SGQ.

Uma obra envolve uma enorme quantidade de etapas e processos, alguns deles complexos e outros que ocorrem simultaneamente. Quando não há uma gestão adequada, as chances de surgimento de problemas são grandes. Muitas vezes acaba gerando atrasos, retrabalhos e custos desnecessários não previstos. Além disso, afeta diretamente e negativamente a qualidade final da construção.

Por isso, uma empresa que quer se manter competitiva e se destacar no mercado precisa ter seus processos bem definidos e garantir o controle da obra. Assim, é possível padronizar as tarefas, garantindo que os objetivos sejam cumpridos com a maior produtividade e qualidade possível. Para isso, as empresas precisam investir na implementação e otimização do controle e gestão de qualidade.

É nesse momento que surge a necessidade de adotar o SGQ, uma ferramenta crucial para garantir a qualidade dos serviços prestados. Quando corretamente aplicado, o SGQ permite a otimização de praticamente todas as etapas construtivas através de uma melhor padronização e controle. Assim, a empresa consegue crescer e se manter competitiva, garantindo a entrega da qualidade que o mercado exige.

 

O que é o SGQ e como ele funciona?

Sistema de Gestão de Qualidade, conhecido pela sigla SGQ, é um conjunto de elementos interligados e integrados na organização a fim de atender a política de qualidade e objetivos da empresa. 

Na prática, ele funciona como uma ferramenta de gestão que permite o controle e o gerenciamento dos processos construtivos. Além disso, o sistema possibilita a verificação da eficácia da tomada de decisões.

 

O SGQ se baseia em sete princípios, definidos na ISO 9001:2015:

·       O primeiro é o foco nos clientes, buscando satisfazer as necessidades e exigências deles;

·       O segundo fala sobre a liderança, garantindo que as equipes sejam bem administradas;

·       Já o terceiro princípio é o engajamento das pessoas, trazendo a importância de todos os colaboradores para os resultados finais;

·       O quarto princípio fala sobre a abordagem de processos e sistemática para gestão, focando na identificação dos processos e a ligação entre todos eles;

·       No quinto princípio temos a melhoria, dando ênfase na busca pela melhoria contínua dos processos construtivos;

·       O sexto diz respeito à tomada de decisões, que deve ser sempre baseada em fatos; 

·       Já o sétimo e último trata da importância do bom relacionamento com os fornecedores.

Vale ressaltar que o SGQ foca não só nos processos, mas também em tudo que está envolvido, desde os profissionais, prestadores de serviços, fornecedores e até distribuidores. 

Assim, o sistema garante a busca pela melhoria contínua, além de otimizar a produtividade e a qualidade, reduzindo os custos e aumentando os lucros. Por isso, é crucial que as empresas implantem o SGQ em suas atividades.

 

A relação do SGQ com a ISO 9001

O SGQ se baseia na NBR ISO 9001, a norma de qualidade reconhecida internacionalmente e mais utilizada no mundo. É nela que estão estabelecidos os critérios para a implementação do sistema de forma a garantir a eficiência das ações a serem tomadas. A ISO estabelece etapas a serem realizadas desde o planejamento, o projeto do sistema até a implantação do SGQ.

A ISO 9001 faz parte da série ISO 9000 que apresenta um grupo de normas voltadas para a gestão da qualidade de negócios de diferentes setores. Estando em conformidade com os critérios e padrões de qualidade da norma, as empresas podem obter a certificação comprovando a implementação do SGQ em seus processos.

 

Vantagens da implementação do SGQ

Clareza nos processos

O primeiro benefício na adoção do SGQ é a identificação clara e objetiva dos processos construtivos que a empresa realiza. Assim, é possível identificar os principais gargalos e focar nas etapas que merecem mais atenção. Com isso, pode-se criar metas e objetivos para solucionar os problemas, ficando mais fácil otimizar a produtividade e a qualidade da obra no geral.

 

Redução dos custos

Com metas bem definidas e a padronização dos processos, a empresa consegue diminuir as chances de retrabalhos. Além disso, a partir da tomada de decisões baseada em dados é possível ter mais assertividade na solução de problemas, garantindo uma maior produtividade e qualidade. Assim, a empresa consegue diminuir os custos e por fim obter um maior lucro com suas obras.

 

Diferencial competitivo

Um dos requisitos para conseguir diversas certificações é a implementação do SGQ nos processos de uma empresa. Com as certificações, é possível se destacar no mercado, aumentando a credibilidade e a excelência da empresa perante seus consumidores. Isso cria não só um ambiente mais propício para a fidelização de clientes, mas também uma chance de captar ainda mais clientes, inclusive os mais exigentes.

 

Como implementar o SGQ?

A etapa de implantação do sistema de gestão de qualidade é crucial para garantir seu funcionamento eficiente no futuro. É importante envolver todos os setores e profissionais nessa tarefa, garantindo que todos saibam a importância da qualidade na construção civil e os motivos para implementar o SGQ. Assim, com a garantia do compromisso dos colaboradores, as etapas da implantação se tornam mais simples.

Além disso, se basear nas recomendações da ISO 9001 é fundamental. No início, a empresa deve analisar o estado atual da gestão de qualidade que já existe, isso se a empresa tiver esse tipo de gestão. 

É necessário também, definir os objetivos e metas que deverão ser alcançados com a implantação do SGQ. Vale lembrar que a empresa precisa garantir um bom acompanhamento do sistema, fazendo ajustes quando necessário.

Implementar o SGQ pode parecer uma tarefa complexa, mas com as informações certas e uma boa organização a empresa tem a possibilidade de fazer por conta própria. 

Entretanto, existem também empresas especializadas na implantação do sistema que podem auxiliar a tornar o processo mais simples. Para ajudar sua empresa na implementação do SGQ, confira 7 dicas para implantar um sistema de gestão de qualidade.

Agora você já sabe o que é o SGQ, sua relação com a ISO 9001 e como implantar o sistema na sua empresa. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo. E não esqueça de continuar acompanhando os posts no blog!

 




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