terça-feira, 27 de junho de 2023

 




ENTENDA O QUE SÃO RISCOS AMBIENTAIS

 



Quando se faz parte de uma organização, independentemente da atividade exercida, os trabalhadores estão expostos a uma série de ameaças que podem prejudicar a sua integridade física. Portanto, entender o que são os riscos ambientais é de fundamental importância para ter uma rotina saudável no ambiente corporativo. Saiba mais sobre o assunto e tire suas dúvidas!

 

O que são riscos ambientais? 

Para que você entenda, de maneira simplificada, os riscos ambientais são substâncias ou elementos — existentes no ambiente de trabalho que, são capazes de causar danos à saúde ou à integridade física dos colaboradores. Esses componentes têm a sua ação modificada ou intensificada em relação a sua concentração, intensidade, natureza e tempo de exposição. Portanto, são capazes de ocasionar prejuízos às pessoas que convivem nesses ambientes.

 

Classificação dos riscos ambientais 

 

Dividimos os riscos ambientais em classes específicas. Veja: 

Riscos Físicos: São os riscos referentes às particularidades físicas dos ambientes, ligadas a fontes de energia — podemos citar como exemplo, vibrações, ruídos excessivos, temperatura extrema, pressão anormal, radiação, e alterações sonoras, como o ultrassom e o infrassom. 

Riscos Químicos: São considerados riscos químicos os produtos, substâncias ou compostos químicos que estão sujeitos a absorção por parte do organismo. Seja por meio do contato direto, pelas vias respiratórias ou ainda se forem ingeridos — como gases, vapores, névoas, fumaça ou poeira.

Riscos Biológicos: Classificamos os riscos biológicos como diferentes formas de micro-organismos aos quais os colaboradores possam estar expostos. Cujo contato seja feito por meio da pele, ingestão, ou ainda pelas vias respiratórias — como fungos, bactérias, protozoários, vírus ou parasitas. 

Riscos Ergonômicos: Os riscos ergonômicos são de natureza física ou psicológica, causados pela falta de adequação do ambiente de trabalho às limitações fisiológicas dos indivíduos. Tais como, sobrecarga de peso, intenso esforço físico, postura inadequada, jornada excessiva de trabalho, exigência de produtividade desproporcional e entre outros fatores que ocasionam estresse físico ou mental.

Riscos de Acidentes ou Mecânicos: São os fatores de riscos que estão relacionados a máquinas, equipamentos e outros elementos que podem causar algum tipo de dano por meio da incidência de acidentes de trabalho. Podemos citar como exemplos a ausência de equipamento de proteção, ferramentas com defeito ou inadequadas, armazenamento e estocagem inadequados e entre outras causas de acidentes. 

 

Como evitar os riscos ambientais  

Se o trabalho for realizado em locais onde há a exposição de agentes capazes de prejudicar a saúde, a empresa é determinada por Lei a oferecer — gratuitamente — os Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s adequados. Além de fazer a orientação e fiscalização, para que os colaboradores utilizem corretamente os equipamentos, e adotem as medidas qualificadas para diminuir os riscos. 

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 




 

ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS:

A IMPORTÂNCIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

 



É sempre visualmente e funcionalmente desagradável uma local de trabalho bagunçado, um local de obras não seria diferente. A organização do canteiro de obras é uma forma de evitar desperdícios e agilizar os serviços prestados.

Um canteiro desorganizado afeta seriamente a fluidez do trabalho da equipe toda e, por consequência, pode levar a atrasos em relação ao prazo final.

 

Organização do canteiro de obras é um ponto indispensável

É compreensível que nem sempre queremos parar o trabalho pesado e organizar o ambiente, mas é de certa forma uma necessidade. Muitas vezes, a falta de organização pode causar acidentes.

Algumas dicas são ótimas para facilitar todo esse processo de organização do ambiente de trabalho.

 

Organização pode proteger uma vida

Independentemente do que está sendo construído, proteger a vida humana é um fator primordial, e manter um local de trabalho desorganizado gera grandes possibilidades de riscos que afetam a saúde.

Então, para que essas situações sejam evitadas, o primeiro passo é manter o local sempre limpo.

O corte de madeira, aço ou mármore, gera diversos resíduos que devem ser descartados da forma correta sempre.

Substâncias tóxicas também estão presentes nos canteiros de obras e devem ser mandados para o lixo apropriado.

 

Organize seus recursos

É muito comum no meio de uma obra acabar faltando materiais, algumas vezes causadas pela falta de planejamento ou pela desorganização.

É recomendado criar uma planilha que compreende todos os materiais que serão usados de forma que você possa ir marcando os que já foram e que ainda precisam ser comprados. Dessa forma é visualmente mais fácil reconhecer a situação dos materiais.

Não só manter uma ordem do fluxo de material, mas guardá-los de forma segura também é um traço da organização do canteiro de obras.

O fluxo de produtividade tende a aumentar quando os materiais e ferramentas estão organizados, já que assim está tudo sempre ao alcance das mãos e com facilidade.

Esses são somente alguns pontos de importância para discernir a indispensabilidade da organização do canteiro de obras.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...