quarta-feira, 18 de maio de 2022

 

 

 

 

 

VOCÊ SABE QUANDO DEVE SER FEITO O LAUDO DE INSALUBRIDADE?

 



O ambiente de trabalho nem sempre é isento de riscos, existem algumas funções, geralmente apenas por causa de seu conteúdo, que colocam a pessoa que as desempenha em determinadas situações perigosas.

 

O Laudo de Insalubridade é um documento usado para determinar se o ambiente de trabalho expõe um funcionário a substâncias perigosas e os meios de protegê-lo.

 

Esses profissionais devem obter suporte jurídico adicional e fornece suporte jurídico adequado para sua saúde e integridade.

 

O relatório contém fatores de insalubridade e medidas tomadas para reduzir ou eliminar riscos, bem como métodos de análise. Quer entender melhor os relatórios não íntegros e como prepará-los?

 

1.   Em que situações se aplica o laudo de insalubridade?

 

A Norma Regulamentadora 15 (NR15) prescreve condições baseadas em condições insalubres.

 

Também determina o limite de tolerância e grau de insalubridade, exigindo um pagamento adicional de 10% a 40%.

 

Eles incluem radiação, frio umidade, vibração, poeira e agentes químicos ou biológicos.

 

Obviamente, os níveis de exposição e as concentrações dessas substâncias têm impacto no comportamento dos empregadores.

 

Por esse motivo, essas características também constam no laudo, que também pressupõe que a cessação do risco isenta o empregador do pagamento de determinado valor adicional.

 

O relatório será a única forma de comprovar condições insalubres.

 

Quem pode emitir o laudo de insalubridade?

 

Além da NR15, o Decreto nº 93.412 de 14/10/86 também trata da obrigatoriedade do relatório e dos pré-requisitos para sua correta publicação.

 

Este documento pode ser assinado por um profissional médico ou engenheiro de segurança, desde que possua as qualificações adequadas.

 

De acordo com sua categoria, o profissional ainda deve estar inscrito na comissão de classe.

 

O que é avaliado para a emissão do documento?

 

As condições insalubres são determinadas com base na análise de patógenos e suas concentrações no ambiente de trabalho.

 

Além de laudos periciais, as circunstâncias envolvidas precisam ser especificadas na NR15 ou em check-list elaborado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

 

O nível de exposição a tais agentes também precisa ser avaliado.

 

Como realizar o laudo de insalubridade?

 

O laudo de insalubridade deve ser preparado de acordo com várias etapas.

 

O primeiro momento inclui uma visita técnica, que irá preparar uma descrição das atividades realizadas pelos colaboradores e agentes presentes no ambiente e os métodos utilizados para a execução dos trabalhos.

 

O documento também considera os métodos de avaliação e medidas de controle existentes no meio ambiente para mitigar tais fatores.

 

Do ponto de vista da segurança do trabalho, a assinatura do responsável é imprescindível para verificar o documento e dar-lhe conteúdo jurídico.

 

Percebe-se que as denúncias de insalubridade são exigidas por lei e essenciais para garantir a saúde e integridade dos colaboradores.

 

Montá-los corretamente faz parte da sua responsabilidade como empregador.

 

 

 

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O QUE É AET?

QUAIS OS TIPOS DE ERGONOMIA?

 

 



Você e sua empresa valorizam a Análise Ergonômica do Trabalho – AET?

 

É bom estar atento a isso, pois o foco na ergonomia do trabalho vai muito além dos requisitos legislativos e traz muitos benefícios para a organização.

 

Este documento é fundamental para empresas que valorizam um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de ter impacto na produtividade e na rentabilidade.

 

Assim, explicaremos o que é AET, sua importância e os principais benefícios de sua aplicação na empresa.

 



 

O que é AET?

 

AET é um acrônimo comumente usados para definir a análise ergonômica do trabalho.

 

Como o nome sugere, o papel do AET é conduzir pesquisas sobre objetos e locais de trabalho, conduzir investigações abrangentes e prevenir riscos ocupacionais.

 

Por exemplo, eles podem estar relacionados a má postura, falta de iluminação, temperatura insuficiente, nível de ruído, ventilação insuficiente ou tamanho insuficiente da ferramenta.

 

Na prática, essa determinação é fornecida pelas Normas Regulamentadoras 17, NR 17, também conhecidas como normas ergonômicas.

 

Por meio da análise ergonômica do trabalho, é possível mapear os riscos ergonômicos e definir ações para minimizar ou até mitigar esses riscos.

 

Porém, é preciso lembrar que a realização dessa pesquisa não se trata apenas de cumprir a legislação, mas de uma efetiva preocupação com a qualidade de vida, saúde e segurança dos trabalhadores.

 

Além de proporcionar condições ideais para a criação de um ambiente de trabalho saudável, permitindo aos colaboradores exercerem suas funções com segurança, os resultados da implantação e aplicação da AET também retornam à empresa na forma de inúmeros benefícios, que estão diretamente relacionados à produtividade e rentabilidade.

 

Esses benefícios são essenciais para o sucesso da organização.

 

Aprenda sobre as vantagens da análise ergonômica do trabalho agora.

 

Quais os benefícios da análise ergonômica do trabalho? 

 

Listamos alguns dos benefícios para as empresas que realizam a análise ergonômica do trabalho e o plano de ação definido pelo documento.

 

1. Melhora a produtividade

 

Por meio do AET, a produtividade dos trabalhadores pode ser significativamente melhorada.

 

Permite determinar formas de reduzir ações e esforços repetitivos, refletindo diretamente na otimização da tarefa.

 

2. Reduz as faltas

 

As lesões por esforços repetitivos e doenças relacionadas ao trabalho, também conhecidas por LER/DORT, são responsáveis por uma grande parcela de faltas e afastamentos.

 

3. Proporciona um ambiente de trabalho adequado

 

Máquinas e ferramentas ergonômicas, cadeiras e mesas adequadas à altura dos funcionários, salas iluminadas e arejadas e coletes ou acessórios que reduzem choques, choques e estresse – tudo isso traz melhores condições para o ambiente de trabalho.

 

4. Aumenta o engajamento

 

Cultivar o engajamento e a empatia dos funcionários não é fácil.

 

Uma boa maneira de acordá-los é mostrar como você está focado em um ambiente de trabalho mais confortável.

 

5. Evita processos trabalhistas

 

Caso seus funcionários tenham algum problema de saúde devido às suas funções na empresa, prepare-se para possíveis processos judiciais, principalmente se não tiver realizado uma análise ergonômica do trabalho.

 

Por isso, é muito importante contar com profissionais, como a equipe da RM Consultoria, que ofereçam soluções customizadas para promover saúde, segurança e conforto no ambiente de trabalho.

 

Conheça os 3 tipos de ergonomia

 

A primeira coisa que vale a pena destacar é o significado de ergonomia, que vem do grego “ergo”, que significa trabalho, e “nomus”, que significa regra, portanto, é entendido como um conjunto de regras para a execução do trabalho.

 

Agora, de um ponto de vista mais científico, a ergonomia é entendida como uma ciência multidisciplinar que estuda as pessoas e os métodos de produção, e visa atingir três objetivos básicos:

 

Ø Confortável

Ø Segurança;

Ø Eficácia.

 

Pode não parecer, mas essa ciência é bastante extensa e complexa, por isso tem características de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, ou seja, possui diferentes áreas de atuação, como psicologia, antropologia, engenharia, medicina, sistemas de informação, gestão e arquitetura, e muitos mais.

 

Além disso, é dividido em diferentes tipos de ergonomia:

 

Ø Ergonomia cognitiva;

Ø Ergonomia organizacional;

Ø Ergonomia física.

 

Ergonomia cognitiva

 

A ergonomia cognitiva e outros tipos de ergonomia também são projetadas para proteger a saúde e a segurança no trabalho, mas o objeto desse tipo de pesquisa são os processos psicológicos, incluindo:

 

Ø Tome cuidado;

Ø Humor;

Ø Inteligência;

Ø Foco;

Ø Memória;

Ø Raciocínio;

Ø Entendimento;

Ø Ideia;

Ø Tomar uma decisão.

 

Portanto, a contribuição da ergonomia cognitiva para a segurança do trabalho é que, quando aplicada, os trabalhadores passam a fazer seus processos mentais funcionarem melhor.

 

Ergonomia organizacional

 

A ergonomia organizacional é um dos tipos de ergonomia mais preocupados nesta área, pois abrange vários aspectos, mas deve ser destacado que incide sobre os fatores organizacionais, a saber:

 

Ø Clima organizacional

Ø Cultura do grupo;

Ø Comportamento humano nas instituições;

Ø Modo operacional;

Ø Condições ambientais de trabalho;

Ø Recrutamento e seleção;

Ø Reter talentos

Ø Qualidade de vida no trabalho;

Ø Verifique a segurança do trabalho.

 

A contribuição da ergonomia organizacional para a segurança no trabalho é melhorar o ambiente organizacional, ajudar a prevenir várias doenças relacionadas ao trabalho, incluindo doenças mentais, e melhorar a conformidade dos funcionários com as regras da empresa, melhorar as relações interpessoais e ajudar a segurança no trabalho a partir de cada preocupação.

 

Outro aspecto que precisa ser ilustrado é a questão do recrutamento e seleção, que é uma etapa organizacional que auxilia na prevenção de acidentes, pois nesse momento podem ser selecionadas pessoas que tenham as características de cautela, atenção e correto cumprimento das normas.

 

Ergonomia física

 

Esse tipo de ergonomia também é amplamente discutido por ser obviamente mais prático e mais atraente, por ser uma ergonomia que se adapta ao ambiente físico para melhorar o conforto do trabalhador.

 

É muito focado em anatomia e biomecânica, por isso é utilizado em ambientes de trabalho e instalações empresariais.

 

Consulte as seguintes intervenções para ergonomia física:

 

Ø Regular a adequação do mobiliário;

Ø Use equipamentos de segurança;

Ø Use computadores e equipamentos corretamente;

Ø Aplicação em iluminação, ruído e temperatura;

Ø Investigação e identificação de riscos de acidentes;

Ø Se a estação de trabalho é suficiente (seja composta de computadores, equipamentos eletrônicos, máquinas e mesas de costura);

Ø Conhecimento de levantamento de peso, manuseio e descarga de caixas, etc.

 

Por fim, pode-se observar que os tipos de ergonomia estão todos interrelacionados, eles se promovem e influenciam uns aos outros, portanto, todos devem considerar a revisão e o design, a conscientização e a participação ativa.

 

 

 

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