terça-feira, 3 de janeiro de 2023





 

 

VOCÊ SABE IDENTIFICAR OS INDÍCIOS DE UM ATAQUE CARDÍACO?

 


Quando uma forte dor no peito aparece é um indicativo de que há algo errado acontecendo e é comum associarmos imediatamente a dor com a possibilidade de que seja um infarto.

Mas nem sempre essa dor, tem a ver com um ataque cardíaco. Ela também pode estar associada a alta carga de ansiedade, adrenalina, ou até mesmo a um ataque de pânico.

No mundo mais de 17 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS, que relata ainda que esses problemas representam a maior causa de mortes no Brasil, com cerca de 360 mil casos por ano.

Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas, ou prolongadas, com cuidados preventivos e/ou com o atendimento rápido e adequado. Afinal, alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.

Em geral, o problema pode surgir em pessoas de qualquer idade, mas acontece com maior frequência em pessoas com mais de 45 anos. Os principais inimigos do infarto são: o tabagismo e o colesterol em excesso, pois acumulados podem levar à formação de placas de gordura, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes.

“O importante é estar atento aos sinais. No caso do ataque cardíaco são vários. Ao perceber estar sentindo dois ou três deles, procure imediatamente ajuda médica” ressalta Marco Antônio Marques Félix, médico geriatra, instrutor de Suporte Avançado de Vida pela American Heart Association e consultor da CMOS DRAKE, empresa fabricante de desfibriladores cardíacos há mais de 30 anos...

Saber identificar os fatores de risco relacionados a ataques cardíacos ou como identificar os principais sintomas e como realizar o tratamento é de grande importância.

 

Os principais sintomas de um ataque cardíaco são:

 

1 – Dor no peito: A sensação é como se fosse realizada sobre o tórax uma grande pressão, como se algum objeto estivesse sendo pressionado. A direção deste aperto acontece em direção ao centro ou um pouquinho para a esquerda, bem no sentido do coração. Por isso, esse é um dos sintomas mais dolorosos e alarmantes de um infarto.

 

2 – Tonturas e vertigens: Outro fator importante para identificar um problema no coração é sentir tonturas e/ou vertigens. A sensação de perda de consciência momentânea ou permanente, que é o desmaio, aponta a fragilidade do corpo. Em geral, elas são o resultado de um quadro prévio de arritmia ou de mudanças súbitas no funcionamento do ciclo cardíaco.

 

3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite: Uma pessoa que está em ameaça de sofrer um infarto ou algum desfalecimento cardíaco apresenta forte sensação de enjoo, além de perder completamente a vontade de comer. Mas os vômitos acontecem não somente antes do ataque, como também pode acontecer durante.

 

4 – Dificuldades para respirar: Um infarto ou outra questão no coração faz com que a pessoa sofra um colapso no pulmão, resultando assim em falta de ar. A parada cardiorrespiratória é quando o coração não consegue mais bombear sangue e oxigênio para o corpo, fazendo com que o pulmão perca a sua capacidade de trabalhar sozinho.

 

5 – Dores nos braços: Muito comum é ver pacientes de ataque cardíaco relatar que sentiram dores nos braços. Este é um sinal muito comum nos homens, quando a dor no peito irradia para os braços, cotovelos e ombros. Além disso, essas dores também podem ter reflexo no abdômen e pescoço. Isso acontece porque os sinais nervosos recebem grande tensão, gerando uma dor que pode ser contínua ou intermitente.

 

6 – Fraqueza: Devido ao corpo estar sob extrema pressão e por ter a possibilidade de haver algum tipo de tontura ou desmaio, a fraqueza é um dos sintomas mais característicos. Uma pessoa em ataque cardíaco muitas vezes não consegue segurar objetos leves com as mãos, como uma folha de papel.

 

7 – Dores na região do estômago: As dores abdominais e a sensação de queimação estomacal são sinais muito comuns nas mulheres. Este é um sintoma intenso e muito dolorido.

Como vimos, é fundamental reconhecer os sinais de um ataque cardíaco e, ao identificar a combinação de mais de dois desses sintomas, procurar auxílio profissional imediatamente. Além disso, a doença pode ser identificada precocemente. Então, não deixe de fazer um acompanhamento médico com um cardiologista e se informar sobre as formas de prevenção e também como agir em caso de uma emergência: situação em que a pessoa desmaia e perde a consciência. Nesses casos os passos são: iniciar imediatamente as compressões torácicas (massagens cardíacas) e procurar o Desfibrilador DEA mais próximo para garantir a sobrevida da vítima até a chegada do socorro especializado, que também deve ser acionado imediatamente.

 




Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 



 

CHECKLIST DE MATERIAIS PARA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

 



De acordo com a legislação trabalhista, as empresas precisam garantir um ambiente de trabalho livre de riscos para os colaboradores. Nesse sentido, é preciso providenciar materiais para saúde e segurança do trabalho. 

 

4 Materiais para saúde e segurança do trabalho que são essenciais

 

Os materiais para saúde e segurança do trabalho agem de forma preventiva, evitando que os colaboradores sofram acidentes ou estejam expostos a riscos que podem comprometer a sua integridade física. Também é importante que a empresa tenha itens para auxiliar no atendimento de possíveis emergenciais, como os extintores e os kits de primeiro socorro.

Por isso, é dever das empresas minimizar os riscos existentes no local de trabalho, fornecendo Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s e outros itens necessários para a segurança de todos e prevenção de acidentes. Para te ajudar com isso, separamos a lista dos mais importantes:

 

1. Protetor auricular

 

A longo prazo, a exposição a ruídos em um volume alto pode danificar o canal auditivo, mas os danos só são percebidos com o passar dos anos. Para evitar problemas como surdez ou perda auditiva, é preciso fornecer protetores auriculares, como abafadores e tampões de ouvido. 

 

2. Luvas, botas e jalecos

 

As luvas são importantes para proteger as mãos e os braços. Porém, o tamanho e o material na sua composição vai variar de acordo com o risco que o colaborador está exposto. 

Por exemplo, quem trabalha com produtos abrasivos, o ideal são os modelos de raspas. Para aqueles funcionários que manuseiam cargas pesadas, as melhores opções são aquelas texturizada. 

Já os colaboradores que entram em contato com óleo e graxa, precisam utilizar luvas de PVC. As de borracha nitrílica são ótimas para quem lida com agentes químicos e biológicos.

As botas e jalecos também são essenciais. As primeiras protegem contra quedas, enquanto os segundos

 

3. Capacete

 

Os capacetes protegem contra objetos que podem cair, contra pancadas ou colisão com outros itens. Também existem aqueles para proteção da radiação solar e eletricidade, por exemplo. 

O uso desse item em conjunto com viseira e arco voltaico é fundamental para quem trabalha com soldagem ou está em contato com partículas em suspensão.

 

4. Colete de sinalização

 

Também conhecido como colete refletivo, esse é um dos materiais para saúde e segurança do trabalho que não pode faltar para aqueles colaboradores que trabalham em locais com pouca luminosidade, como estradas à noite. Esse EPI evita que ocorram acidentes, como atropelamentos.

 

5. Proteção para trabalho em altura

 

Aquelas pessoas que trabalham em altura, como limpadores de vidro, precisam contar com diversos tipos de EPI:

 

·       Talabarte: conecta o trabalhador a uma estrutura segura;

·       Cinto de Segurança do Tipo Paraquedista: ele possui material altamente resistente, garantindo a segurança do colaborador;

·       Travaquedas: como o próprio nome já sugere, é um dispositivo que trava a queda quase que imediatamente;

 

5. Kit de primeiros socorros completo 

 

O kit primeiro socorros deve conter itens básicos para atender desde pequenos cortes até ocorrências como uma parada cardíaca por exemplo.

 

Confira alguns itens importantes para um kit de primeiros socorros completo:

 

·       Gaze

·       Compressa

·       Atadura de crepom de 10 cm

·       Micropore

·       Esparadrapo

·       Bolsa Termogel

·       Luvas cirúrgicas descartáveis

·       Almotolia de Sabão Líquido

·       Soro fisiológico 0,9%

·       Tesoura

·       Termômetro Digital

·       Água oxigenada – volume 10

·       Algodão

·       Pinças

·       Pomada para queimadura

·       Remédios e medicamentos (ex: Paracetamol, ibuprofeno ou cetirizina) ​

·       Solução de iodo

·       Desfibrilador Externo Automático DEA

 

Desfibrilador Externo Automático - DEA

 

O item mais importante do kit de primeiros socorros é o Desfibrilador Externo Automático - DEA, pois é capaz de salvar uma vida em caso de uma emergência cardíaca. Além do risco de infarto causado por condições de saúde prévias, acidentes de trabalho, como quedas e choques, podem levar a uma parada cardíaca.

Levando em consideração esse risco eminente, é preciso que as empresas estejam preparadas e contar com o DEA é a única forma de prestar o socorro rápido (antes mesmo da chegada do atendimento médico especializado) para salvar a vida do funcionário, caso algo desse tipo aconteça.

O socorro de uma vítima de infarto deve ser ágil, já que 50% das vítimas que não recebem assistência a tempo não sobrevivem. Por outro lado, daquelas que são atendidas na primeira hora, 90% saem ilesas. 

Portanto, é preciso considerar o DEA como um dos materiais para saúde e segurança do trabalho mais importantes. Esse equipamento é fácil de ser utilizado e não precisa ser manuseado por um profissional de saúde.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...