segunda-feira, 11 de novembro de 2024

 




 

SIPAT: QUAIS SETORES SÃO RESPONSÁVEIS POR REALIZAR A SEMANA DA CIPA?

 

 


 

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, a SIPAT, exerce papel fundamental para fortalecer os conceitos de saúde e segurança.

O evento tem o objetivo de conscientizar e conduzir os colaboradores às boas práticas, que ajudam a reduzir acidentes de trabalho, bem como doenças ocupacionais.

Por isso, através de seu caráter educativo, a SIPAT ajuda a resgatar os valores sobre segurança, que podem se perder com a rotina diária.

No entanto, algumas empresas e profissionais têm dúvidas de como o evento deve ser realizado e quais setores são os responsáveis pela organização do evento.

Assim, nesse texto eu trouxe informações que vão te ajudar a entender como a SIPAT deve ser organizada, quais setores são os responsáveis pela realização e quais os temas mais relevantes para serem trabalhados.

 

Quer saber? Veja os tópicos que separei:

·       SIPAT: entenda a importância

·       Setores responsáveis pela SIPAT

·       Como escolher um tema para SIPAT?

 

SIPAT: entenda a importância

A SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214 da NR -5, sendo considerada como uma importante ferramenta de conscientização sobre os riscos para a saúde e bem-estar dos trabalhadores, no ambiente de trabalho e fora dele.

É importante ressaltar que um dos principais desafios das empresas está em manter seus colaboradores engajados, participativos e comprometidos com os resultados. Nesse sentido, trabalhadores expostos a riscos e a condições desgastantes têm o desempenho ainda menor.

Assim, a SIPAT é fundamental para promover um ambiente não só seguro, como também produtivo.

Isso porque, uma equipe saudável e que percebe a preocupação da empresa, sobre sua saúde, estará mais comprometida, disposta e engajada com as tarefas.

Sem falar que a conscientização evita problemas maiores como afastamento, gastos com medicações, ações judiciais contra o empregador e, nos piores casos, a perda da vida do funcionário, que é o maior bem em jogo, nesse cenário.

 

Setores responsáveis pela SIPAT

O evento é realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT. Contudo, essa também é uma atividade obrigatória da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Em empresas menores, a SIPAT pode ser organizada, ainda, pelo setor de Recursos Humanos, juntamente com os funcionários responsáveis pela segurança do trabalho, na empresa, como técnicos em segurança, por exemplo.

Para que a SIPAT atinja os objetivos que se propõem, é fundamental que as pessoas envolvidas na organização delimitem bem os processos. Pode-se, inclusive, nomear uma pessoa responsável pela coordenação, auxiliada pela equipe.

Dessa forma, fica mais fácil delegar as tarefas, organizar e cumprir todos os prazos, até a finalização do evento.

 

Como escolher um tema para SIPAT?

Já disse que o objetivo da SIPAT é promover a conscientização sobre a segurança e bem-estar dos trabalhadores. Mas isso não significa que os temas devem ser fechados a acidentes de trabalho ou aos fatores de risco comuns para as doenças ocupacionais.

Nada impede que o evento seja divertido, atrativo e que possua temas que interessem os funcionários. Tais temas, podem, de alguma forma, ter conexões com a segurança no ambiente de trabalho.

Exemplo disso, são temas atuais, como a pandemia. Nessa situação, você pode abordar os conceitos do que é o vírus, quais sintomas, os estudos feitos e como isso pode influenciar no ambiente de trabalho.

Também é possível falar de técnicas de bem-estar na rotina e como uma rotina saudável impacta na disposição e produtividade.

 

Entre esses e outros assuntos, veja essa lista de sugestão:

– Alimentação e hábitos saudáveis;

– Planejamento familiar;

– Importância dos equipamentos de proteção;

– Cuidados com o alcoolismo e tabagismo.

 

De fato, existem muitas possibilidades de abordagens na SIPAT e, para escolher o melhor tema, lembre-se de analisar o que sua equipe precisa, quais as necessidades que apresentam e escolha abordagens que dialoguem com a rotina.

Além disso, utilize recursos que tornem o evento leve e divertido, como gincanas, teatros, apresentações musicais, palestras etc. O importante é usar a criatividade e aproximar toda equipe.

 

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


 




 

TRABALHO EM EQUIPE - COMO GERAR ENGAJAMENTO ENTRE OS TRABALHADORES

 

 


 

O trabalho em equipe é uma estratégia desafiadora. De fato, nem sempre é fácil trabalhar com tipos diferentes de personalidades, sobretudo, se tivermos um perfil intolerante.

No entanto, o trabalho em equipe tem sido uma habilidade extremamente requisitada no mercado de trabalho. Isso porque, através dele é possível obter melhores resultados. É através da colaboração e da junção de diferentes perfis que os projetos se tornam ricos, completos e assertivos.

Mas com todos os desafios desse tipo de trabalho, como engajar os colaboradores a trabalharem em equipe?

 

Acompanhe os tópicos que separei:

·       Por que o trabalho em equipe é fundamental?

·       Alguns fatores que prejudicam essa estratégia

·       Dicas para engajar o trabalho em equipe

 

Por que o trabalho em equipe é fundamental?

Para entender como o trabalho em equipe é importante, quero que você pense em um time esportivo, seja ele de qual esporte for. Nele, cada atleta possui um papel específico, o qual precisa ser desempenhado para alcançar o objetivo principal, que é vencer.

Se pensarmos nesse exemplo, sabemos que existem técnicos, médicos, preparadores físicos etc. E cada função colabora de forma direta e indireta para o sucesso do time.

De igual modo, em uma empresa cada um possui sua função. Entretanto, para atingir o resultado esperado, os colaboradores precisam estar dispostos a atingirem os objetivos juntos.

Nesse sentido, além das funcionalidades, cada funcionário possui pontos de vista e formas de resolver problemas diferentes. E isso não é um problema. Ao contrário: esse é um ponto fundamental para que as ideias se completem e os problemas sejam vistos de diversos ângulos.

Assim, trabalhar em equipe significa ter multidisciplinaridade, que ajuda a resolver conflitos de uma forma mais ágil e certeira.

 

Alguns fatores que prejudicam essa estratégia

Mesmo que a sua empresa tenha os melhores talentos, para que o trabalho em equipe funcione bem é necessário entender que alguns fatores podem atrapalhar essa estratégia.

 

Listei alguns para você, veja:

– Falta de comunicação;

– Individualismo;

– Falta de comprometimento;

– Falta de valorização na empresa.

 

Agora, continue a leitura e saiba as dicas para engajar sua equipe nesse tipo de trabalho.

 

4 Dicas para engajar o trabalho em equipe

Planeje essa estratégia

Todas as estratégias precisam ser planejadas antes da aplicação. Não é diferente com o trabalho em equipe.

É importante planejar quais atividades serão realizadas e as tarefas precisam ser designadas de forma clara, a fim de que cada colaborador entenda o papel que deve desempenhar, para ajudar a equipe e fazer o negócio crescer.

Essas tarefas devem ser distribuídas de acordo com a habilidade que cada funcionário possui.

 

A estratégia começa com a liderança

Uma líder precisa, sim, ser o exemplo e inspiração da equipe. Por isso, é importante que a liderança engaje essa cultura com a equipe, inspire em suas ações e estejam abertos a trabalhos colaborativos.

Uma boa prática é buscar a opinião do time sobre mudanças, implementações ou diretrizes nos projetos.

 

Melhore a comunicação

Criar uma cultura de feedbacks construtivos e contínuos também ajuda a desenvolver o trabalho em equipe. Dessa forma, o colaborador poderá avaliar tanto o desempenho individual como seu desempenho em equipe.

Independentemente de ser um feedback positivo ou negativo, o funcionário precisa saber e ter uma comunicação contínua com o líder. Isso irá favorecer o crescimento profissional e seu desempenho em grupo.

 

Valorize as conquistas em equipe

Se sua equipe tem alcançado os resultados, têm conseguido ter melhor desempenho em trabalhos em equipe, não se esqueça de parabenizar e valorizar essa conquista.

Por menor que sejam os avanços, eles merecem destaque e funcionam como impulsionadores para a melhora contínua.

Você pode também estabelecer premiações, mesmo que simples, como dia de folga, saída mais cedo ou até um presente simples.

Assim, a equipe perceberá que está sendo vista e valorizada.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...