sexta-feira, 21 de julho de 2023

 





 

DICAS DE ERGONOMIA PARA O SEU HOME OFFICE

 



Pensando na importância da ergonomia para a saúde de quem está trabalhando em casa durante a quarentena, os especialistas da OCUPPE elaboraram um material com dicas para organizar da melhor maneira um escritório em casa.

 

Para o uso de computador desktop

ü A borda superior do monitor deve estar na linha reta dos olhos, mantendo a cervical reta;

ü As articulações dos cotovelos, quadril, joelho e pés devem estar relaxadas, a uma angulação de 90°, para facilitar a circulação do sangue pelo corpo;

ü Antebraços precisam ficar sempre apoiados a mesa, evitando apoiar apenas os punhos;

ü A coluna deve ficar reta, evitando curvaturas para frente ou para trás;

ü Mouse e teclado posicionados em linha reta ajudam a se preservar de movimentos repetitivos ao oscilar entre um e outro;

ü O ideal é que as plantas dos pés fiquem apoiadas no chão. Se houver necessidade, algum objeto que pode ser utilizado como apoio;

ü Se possível, a altura da cadeira deve ser ajustada de modo que não pressione a parte posterior da coxa e não comprimia a região;

ü O ideal é não ficar sentado por um tempo prolongado, levantando-se da cadeira e realizando pequenos intervalos, alterando a postura.

 

Para o uso de notebooks

ü Caso haja teclado e mouse extras, o notebook pode ser posicionado no suporte ou sobre algum objeto, como, livros e revistas, como base. A tela deve ficar na linha dos olhos;

ü As articulações precisam ficar na angulação de 90°, bem como a coluna deve se manter reta;

ü O notebook deve ficar posicionado de maneira que os antebraços fiquem com a maior área possível sobre a superfície e que os pulsos não fiquem apoiados na borda da mesa.

 

Para o ambiente

ü O ideal é escolher um ambiente sem excesso de luminosidade para trabalhar;

ü Para impedir reflexos diretos na tela, deve-se evitar posicionar o monitor contra raios solares ou de luz artificial;

ü Manter a concentração pode ser mais fácil em locais com menos ruídos e menor circulação de pessoas;

ü Fazer pausas regulares para se movimentar também colabora para um maior conforto durante o expediente.

ü Opte por cadeiras que possuam regulagem de altura sempre que possível, para atender melhor as angulações sugeridas

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 





IMPORTÂNCIA DOS TREINAMENTOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 



Qual a importância dos treinamentos em segurança do trabalho?
O principal aspecto da segurança no ambiente de trabalho é a prevenção de acidentes, que resulta, principalmente, dos cuidados tomados pelos próprios colaboradores, tanto durante os procedimentos adotados em suas atividades ocupacionais quanto da utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s.
Para que essas medidas preventivas sejam executadas de forma correta, é preciso realizar treinamentos periódicos. Assim, saber qual procedimento precisa ser adotado e quando isso deve ser feito é resultado da capacitação oferecida pela empresa. O mesmo pode-se dizer a respeito do uso adequado do EPI.

Neste contexto, o trabalho de orientação e de conscientização fornecido pelo treinamento de segurança é a base para se construir a cultura de segurança que a empresa deseja alcançar. Além disso, a capacitação dos funcionários atende às previsões da legislação trabalhista e fortalece a imagem da empresa.

 

Quais as vantagens de sua realização?
Além da manutenção da integridade física do trabalhador e da preservação do patrimônio da empresa, o treinamento em segurança do trabalho oferece diversas vantagens para o colaborador e para a companhia.

As principais podem ser assim elencadas, entre outras:

ü desenvolve uma cultura de segurança;
previne a ocorrência de acidentes;

ü auxilia na adoção de iniciativas, em caso de acidentes;

ü reduz os custos resultantes dos acidentes de trabalho;

ü evita o afastamento de colaboradores;

ü melhora a qualidade dos produtos e serviços;

ü melhora a produtividade no trabalho;

ü favorece o engajamento do funcionário nas políticas de melhoria contínua;

ü proporciona o bem-estar dos colaboradores e melhora sua qualidade de vida.

Desse modo, investir em treinamento passa a ser um grande negócio. Por outro lado, deixar de fazê-lo traz alguns riscos.

 

Quais os riscos da não realização?
O primeiro e mais importante risco consequente da ausência de treinamento em segurança é o de ocorrência de acidente no trabalho. A saúde e a vida do trabalhador, assim como o patrimônio da empresa, ficam ameaçados diretamente.
Além disso, deixar de capacitar e treinar os colaboradores pode resultar em autuação pela fiscalização trabalhista. Isso significa perda de dinheiro e oneração do custo final de seus produtos ou serviços.
Por sua vez, a imagem da empresa fica comprometida e relacionada ao descaso com os trabalhadores. Nessas circunstâncias, dificilmente se consegue mobilizar os funcionários para uma adequada execução de qualquer tarefa.
Com todas essas informações, você certamente já compreendeu qual é a importância do treinamento de segurança para os funcionários de sua empresa. Lembre-se, ainda, que é preciso a colaboração e engajamento de todos para que a política de prevenção seja colocada em prática.
Gostou do post? Nos acompanhe nas redes sociais e fique pode dentro dos principais assuntos relacionados a segurança do trabalho! Prevenção e Segurança do Trabalho

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...