sexta-feira, 27 de outubro de 2023

 




 

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO - PPP: O QUE É E COMO EMITIR?

 


 

Profissionais que atuam em ambientes insalubres ou que exercem suas funções expostos à agentes nocivos à saúde, sendo eles biológicos, físicos ou químicos, têm o direito garantido à aposentadoria especial, desde que comprovem que trabalharam sob essas condições.

Desde 2004, o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP é o documento oficial que comprova este tipo de situação profissional para que o trabalhador consiga aposentadoria especial, um direito entregue pela Previdência Social. 

O PPP surgiu para ser uma exigência da Previdência que garante aos trabalhadores a comprovação do trabalho em exposição e/ou contato com agentes nocivos à saúde a fim de garanti-los o direito de aposentadoria especial, ou seja, se aposentarem mais cedo que os profissionais que atuam em ambientes seguros.

Para as empresas, este documento certifica que as normas de segurança estão em conformidade, evitando multas e possíveis ações judiciais, uma vez que pode ser cobrado das organizações a responsabilidade sobre quaisquer problemas de saúde apresentados pelo trabalhador ao se aposentar. 

Por isso, é de extrema importância, tanto para a empresa quanto para o trabalhador, a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Se você tem dúvidas em relação ao PPP, sua utilidade, obrigatoriedade e como fazer sua emissão, continue a leitura que explicaremos tudo isso aqui neste conteúdo.

 

O que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)?

A Instrução Normativa nº 77/2015, do INSS, classifica o Perfil Psicográfico Previdenciário como um histórico laboral do trabalhador com modelo desenvolvido pelo próprio órgão. Nele, devem conter informações administrativas da empresa, do trabalhador, do ambiente de trabalho, resultados de monitoração biológica, além da identificação dos responsáveis por cada uma dessas informações.

Devido a todos esses requisitos, que requerem análise minuciosa, o PPP é o principal (e oficial) meio de comprovação da exposição dos trabalhadores a agentes nocivos à sua saúde, garantindo a eles o direito à aposentadoria especial. 

 

Para que serve o PPP?

O Perfil Profissiográfico Previdenciário serve para que o INSS possa determinar se um trabalhador tem direito ou não a aposentadoria especial e, caso queira antecipar sua aposentadoria por tempo de contribuição, o trabalhador pode converter o período especial em comum.

O PPP é utilizado no momento de pedido da aposentadoria e, por meio de sua apresentação, o INSS identifica a realidade da exposição que colocou a vida do trabalhador em risco, como maquinários perigosos, excesso de ruído, calor, frio, produtos químicos, entre outros.

Além de evidenciar a efetiva exposição, o documento também verifica o nível de perigo da exposição. De acordo com os resultados, a aposentadoria especial pode ser concedida ou indeferida.

Quanto à serventia do PPP, é importante ressaltar que, mesmo que o período de exposição às ameaças para sua saúde, o trabalhador pode se beneficiar com a antecipação de sua aposentadoria (de acordo com o tempo e nível de exposição) e também aumentar o valor mensal.

O Perfil Profissiográfico Previdenciário, também serve para os administradores públicos e privados, pelo acesso às estatísticas, possibilitando o desenvolvimento de vigilância sanitária e epidemiológica assim como novas políticas em saúde coletiva. 

 

É obrigatório emitir o PPP? Como fazê-lo?

A emissão do PPP é obrigatória. Desde que foi criado, os trabalhadores expostos a ameaças à sua saúde nos ambientes de trabalho precisam do documento para que o direito à aposentadoria especial seja concedido.

O preenchimento do PPP é de responsabilidade das empresas que expõem seus funcionários a agentes nocivos ou prejudiciais à saúde e/ou integridade física. O Documento deve ter como base o LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho desenvolvido e expedido pelo médico ou engenheiro de segurança do trabalho. 

Para agilizar e simplificar a avaliação do documento pelo INSS, seu preenchimento deve ser correto e nele deve conter o máximo de informações possíveis e as assinaturas de seus responsáveis, como médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho ou até mesmo o responsável legal pela empresa.

De acordo com a NR-9, instituições e/ou empregadores que contratam com profissionais para o PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – a ser substituído pelo PGR em 2022 e/ou PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional também são obrigadas a preencher o Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Atualmente, todas as empresas (micro, pequeno, médio e grande porte) são obrigadas a emitir o PPP para todos seus trabalhadores, mesmo que o ramo de atividade e os ambientes não exponham os funcionários a agentes nocivos.

Para o profissional conseguir este documento, basta pedi-lo diretamente no RH, protocolar o pedido e formalizar a situação. Caso seja um trabalhador avulso, o PPP pode ser pedido no sindicato, se for filiado a uma cooperativa basta pedir para a instituição.

 

O que é aposentadoria especial?

A aposentadoria especial é um benefício que entrega vantagens para os trabalhadores que exercem suas atividades laborais em ambientes que oferecem risco à sua saúde. Mesmo que a contribuição tenha o tempo mínimo, o profissional exposto a agentes nocivos tem garantido seu direito de se aposentar mais cedo.

 

A insalubridade é dividida pela Lei em 3 categorias de agentes nocivos:

·       Físicos: calor ou frio intenso, ruídos acima dos níveis seguros, ar comprimido, jatos abrasivos, entre outros. São quantitativos, o direito à aposentadoria especial depende da quantidade e níveis de exposição;

·       Químicos: ácidos e bases corrosivas que liberam gases tóxicos, cromo, iodo, arsênio, benzeno, poeiras minerais, radiação ionizante, entre outros; 

·       Biológicos: vírus, bactérias e fungos. Normalmente encontrados em trabalhos que envolvem carne animal, galerias e tanques de esgoto, coleta e industrialização de lixo urbano, laboratórios e cemitérios. 

 

O que é preciso para pedir a aposentadoria especial?

Antes de destacar o que é preciso, é importante entender que existem níveis de insalubridade e periculosidade que refletem no tempo necessário de trabalho sob exposição para conseguir a aposentadoria especial.

Existem agentes nocivos que são mais agressivos e perigosos que outros, quanto mais prejudicial for o agente, menos o tempo de exercício na função o trabalhador precisa para se aposentar.

No nível máximo de insalubridade são necessários 15 anos, no moderado 20 anos e no mínimo 25 anos atuando na função para ter o direito da aposentadoria especial

Assim, para pedir a aposentadoria especial, o trabalhador precisa comprovar efetivamente seu exercício laboral sob condições insalubres por 25 anos (ou menos, depende do nível de insalubridade) ou 300 contribuições mensais ou carência de 180 contribuições sem atrasos.

 

Como fica o PPP com a chegada o eSocial?

Quando o PPP passar para o ambiente digital, o documento deverá ser constituído somente com as informações enviadas para o eSocial. As informações necessárias para o preenchimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário serão disponibilizadas para os órgãos de fiscalização e Previdência Social por meio dos dados cadastrados pela empresa no eSocial.

Por isso, será necessário que as empresas transmitam uma carga inicial descrevendo as informações constantes nos eventos. Essa prática será obrigatória e entrará em vigor assim que a emissão do PPP for totalmente migrada para o eSocial.

O PPP continuará a existir normalmente com a chegada do eSocial, mantendo sua importância e relevância, e continuará sendo utilizado pela previdência social para fins de aposentadoria. O que deixará de existir, entretanto, é o formulário de preenchimento do histórico laboral do colaborador, uma vez que todas informações necessárias para elaboração do PPP serão transmitidas para o eSocial através das tabelas iniciais e periódicas.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 





 

MELHORES OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS PARA TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 



Quais as melhores oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho e quais são as áreas de atuação mais promissoras.

A crescente demanda de oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho demonstra a importância deste profissional para o ambiente corporativo. Num momento em que as empresas precisam se adequar ao novo eSocial e atender às exigências da legislação, o técnico em SST exerce um papel fundamental no dia a dia das atividades de diversas profissões.

Neste artigo vamos trazer algumas informações sobre as melhores oportunidades de trabalho para técnicos em SST. 

Se você tem interesse por esta área, continue a leitura e descubra como atuar neste mercado!

Remuneração: média salarial de um Técnico em Segurança do Trabalho

A remuneração dos profissionais da área de Segurança do Trabalho varia conforme o cargo e a região do país. De acordo com os principais sites de recursos humanos e vagas no Brasil, a média salarial de um Técnico em SST pode variar de R$ 2.080,00 a R$ 4.250,00, e o setor que oferece os salários mais atrativos são os da indústria, com média de R$ 4.200,00, seguido da construção civil, com salários em torno de R$ 4 mil.

Contudo, um técnico que empreende através da consultoria em Segurança do Trabalho pode obter ganhos bem maiores, sobretudo formando parcerias profissionais e oferecendo serviços terceirizados para diversas empresas, já que grande parte delas precisam desse tipo de serviço para atender às Normas Regulamentadoras - NR’s.

 

Piso salarial: quanto ganha um técnico em início de carreira?

O técnico em Segurança do Trabalho recém-formado costuma receber de acordo com piso salarial definido pelo sindicato da categoria, que também varia conforme a região ou cidade e também de acordo com o setor. 

Em São Paulo, por exemplo, alguns sindicatos estabelecem um piso salarial maior para os técnicos em SST que trabalham em hospitais, na construção civil e nas indústrias. Contudo, o maior piso da categoria no estado é do setor de engenharia consultiva, com mínimo de R$4.750,04 (quatro mil setecentos e cinquenta reais e quatro centavos) ou R$21,59 (vinte e um reais e cinquenta e nove centavos) por hora para o regime de 220 horas.14 de julho de 2023

 

Por que há uma alta demanda por Técnicos em Segurança do Trabalho?

As oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho têm aumentado por diversos motivos. Um deles é a essencialidade desses profissionais nas empresas onde as atividades laborais possuem qualquer nível de risco ou insalubridade. Desse modo, o trabalho do técnico em SST é garantir a segurança dos colaboradores e atuar na prevenção de acidentes.

Especialmente em setores como o da saúde, da construção civil e outros que envolvam trabalhos de risco, há uma série de normas que exige das empresas a presença de um profissional de SST no quadro, ou ainda terceirizar o serviço. É o exemplo da NR 4, que “estabelece a obrigatoriedade de contratação de profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de acordo com o número de empregados e a natureza do risco da atividade econômica da empresa. ”

Outro fator que justifica a alta oferta de oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho são as mudanças trazidas pelo eSocial, que criam uma nova realidade para os profissionais de SST, a partir da crescente fiscalização por parte dos órgãos reguladores.

No entanto, vale destacar que o mercado profissional para o Técnico Segurança do Trabalho vai além das vagas em regime CLT, e pode ser bastante promissor através da prestação de serviços em consultorias. Mas para isso, é necessário buscar parcerias qualificadas, formando equipes com médicos do trabalho e engenheiros de SST, a fim de oferecer soluções completas para as empresas.

 

7 áreas de atuação com oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho

Existem diversos campos de atuação com excelentes oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho. Seja como funcionário ou prestador de serviços terceirizados, as vagas existem e quem opta por esta área dificilmente ficará fora do mercado de trabalho.

 

Abaixo, listamos 7 áreas onde o Técnico em SST pode atuar:

 

Empresas privadas

As empresas privadas de diferentes setores são as que mais demandam contratações na área de SST, afinal, elas precisam atender à legislação e cumprir as Normas Regulamentadoras, sob o risco de sofrer sanções e ficarem impedidas de funcionar.

Portanto, as oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho nas empresas privadas são bem diversificadas, pois este profissional é quem irá cuidar das medidas de prevenção de acidentes, verificação das instalações e garantir o funcionamento adequado das atividades em relação à segurança e saúde dos colaboradores.

 

Indústrias

Seja qual for o segmento, toda indústria precisa de um Profissional de Segurança no Trabalho, pois ele é essencial para o funcionamento da empresa. Isso porque, quem trabalha no chão de fábrica está em contato direto e constante com equipamentos pesados e maquinários que podem representar algum tipo de risco ao trabalhador. Quando não são bem manuseados, não estão devidamente regulados ou os Equipamentos de Proteção Individual - EPI não são utilizados da forma correta, podem levar a acidentes graves.

E o papel do Técnico em Segurança do Trabalho na indústria é, justamente, verificar os padrões, monitorar o funcionamento dos processos e fiscalizar o cumprimento das normas por parte da equipe.

 

Construção civil

Uma das principais áreas de atuação do técnico em Segurança do Trabalho é a construção civil. Por isso, a concentração de oportunidades profissionais nesse setor é sempre alta, uma vez que as atividades desenvolvidas nos canteiros de obra sempre trazem algum nível de periculosidade e é onde acontece a maior parte dos acidentes de trabalho.

As NR’s também impõem uma série de regras para a construção civil, o que faz com que o trabalho dos profissionais de SST seja fundamental, pois são eles que garantem a utilização dos EPI’s corretamente, além da prevenção de outros riscos inerentes às atividades de construção.

 

Trabalhos em altura

Os trabalhos em altura, incluindo aqueles realizados na construção civil, representam um grande risco de acidentes e, por essa questão, é essencial que se garanta o uso correto dos equipamentos de proteção e o cumprimento das regras para esse tipo de atividade perigosa.

Por esse motivo, quando um profissional de Segurança do Trabalho atua nessa área, é possível prevenir e evitar boa parte dos acidentes e garantir o andamento das atividades sem maiores problemas.

 

Hospitais

Os hospitais, entre outras empresas da área da saúde, estão entre os que mais geram oportunidades profissionais para técnicos em Segurança do trabalho, pois dependem bastante das funções exercidas por este profissional para exercer as atividades.

Como sabemos, o ambiente hospitalar é, por natureza, insalubre. Quem trabalha em um hospital está diariamente exposto a doenças. Mesmo que sejam tomadas as medidas preventivas e utilizados os EPIs, o risco de contaminação é alto, e por isso a atuação do técnico em Segurança do Trabalho é tão importante.

 

Agropecuária

O setor agropecuário tem, cada vez mais, aberto oportunidades profissionais para Técnicos em Segurança do Trabalho. Isso porque o uso de máquinas agrícolas e de agrotóxicos exige maior proteção aos funcionários, como o uso de EPI’s, por exemplo. 

Além disso, nas atividades feitas a céu aberto, os trabalhadores ainda são expostos às intempéries, ao sol e calor, e por isso sua saúde pode ficar comprometida. 

Portanto, é papel do técnico em SST no setor agropecuário, zelar pela segurança e saúde de quem trabalha nas atividades do campo e garantir que as empresas e contratantes estejam atuando de acordo com a legislação e as normas trabalhistas.

 

Órgãos governamentais

Não é apenas no setor privado que estão as oportunidades profissionais para técnicos em Segurança do Trabalho. Assim como nas empresas, o setor público também demanda esse tipo de profissional em diversos órgãos do governo, onde os técnicos em SST são responsáveis por instruir os servidores na prevenção das doenças laborais e dos acidentes de trabalho. 

Inclusive, através da atuação do profissional de Segurança do Trabalho, de forma educativa e preventiva, há uma significativa redução no número de afastamentos e licenças por conta de doenças laborais, o que justifica o investimento na contratação de técnicos em SST, pois acaba gerando economia para os cofres públicos.

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...