quarta-feira, 19 de junho de 2024

 





 

  1. COMO MONTAR UM PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

 


 

A qualidade de vida no trabalho é essencial para o bem-estar dos funcionários e para o sucesso de uma empresa. Por isso, um programa de qualidade de vida no trabalho pode ajudar a melhorar a produtividade, reduzir o absenteísmo e aumentar a satisfação dos funcionários. Saiba mais.

 

O que é um programa de qualidade de vida no trabalho?

Um programa de qualidade de vida no trabalho é uma iniciativa que visa melhorar o bem-estar dos funcionários, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, bem como, equilibrado.

Ele pode incluir atividades como exercícios físicos, workshops sobre saúde e bem-estar, assim como, planos de alimentação saudável e muito mais.

 

Qual o passo a passo para criar um programa de qualidade de vida no trabalho?

Para criar um programa de qualidade de vida que de fato traga resultados expressivos para o seu time, você deve levar em conta o passo a passo que verá em seguida:

·       Identificar as necessidades dos seus funcionários;

·       Definir os objetivos do programa;

·       Montar uma equipe para gerenciar o programa;

·       Criar um cronograma de atividades;

·       Comunicar o programa para os funcionários.

 

Você deve fazer uma pesquisa prévia antes de montar o programa de qualidade de vida no trabalho para que o mesmo antecede às necessidades do seu time.

 

Qual o processo para identificar as necessidades do seu time?

Antes de montar um programa de qualidade de vida no trabalho, é importante identificar as necessidades dos seus funcionários. Então, faça uma pesquisa ou converse com eles para saber quais são as suas preocupações em relação à saúde e bem-estar. 

Com base nessas informações, você pode elaborar um plano que atenda às necessidades específicas da sua equipe e com isso você terá mais resultados.

 

Por que é necessário definir os objetivos do programa?

É importante definir os objetivos do programa no trabalho para que você possa medir o seu sucesso. Por isso, os objetivos devem ser realistas e mensuráveis. 

Por exemplo, se o objetivo é reduzir o absenteísmo, você pode definir uma meta para reduzir o número de faltas em determinado período de tempo.

 

Como montar uma equipe para o programa de qualidade de vida?

Monte uma equipe para gerenciar o programa de qualidade de vida no trabalho. Essa equipe pode ser formada por funcionários de diferentes áreas da empresa, como recursos humanos, saúde e segurança, marketing, assim como, finanças.

Um programa de qualidade de vida no trabalho proporciona maior bem-estar e produtividade para todo o time.

Certifique-se de que a equipe esteja comprometida com os objetivos do programa, bem como, que tenha habilidades e conhecimentos relevantes que tragam benefícios a todos os envolvidos.

 

É necessário criar um cronograma de atividades?

Com base nas necessidades dos funcionários e nos objetivos do programa, crie um cronograma de atividades. Então, o cronograma pode incluir atividades como exercícios físicos, palestras sobre saúde e bem-estar, sessões de meditação e planos de alimentação saudável.

Garanta que o cronograma seja flexível e que possa ser ajustado conforme as necessidades da equipe. Por isso, é importante que as atividades sejam diversas para atender a um maior número de pessoas.

 

Como comunicar sobre o programa para os funcionários?

Comunique o programa de qualidade de vida no trabalho para os funcionários. E então, explique os objetivos do programa, as atividades que serão oferecidas e os benefícios para a saúde e bem-estar deles. 

É importante que o time entenda como participar do programa e que estejam motivados. Por isso, é importante distribuir a informação nos quadros informativos, intranet, e-mails e posts nas redes sociais com todas as informações.

 

Vale a pena montar um programa de qualidade de vida no trabalho?

Montar um programa com este modelo pode ajudar a melhorar a saúde e bem-estar dos funcionários, reduzir o absenteísmo, bem como, aumentar a produtividade.

Para montar um plano eficaz, é importante identificar as necessidades dos funcionários, definir objetivos realistas, montar uma equipe comprometida, criar um cronograma de atividades flexível e além disso, comunicar todas as informações do projeto.

 

 

 

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ACIDENTE EM HOME OFFICE OU HÍBRIDO, DE QUEM É A CULPA?




 

Você precisa se conscientizar dos seus direitos ao se deparar com o imprevisto de um acidente em home office ou híbrido. Então, entenda as medidas que devem ser tomadas lendo esse artigo.

 

Quem é responsável por um acidente em home office ou híbrido?

O trabalho no modelo home office e híbrido tem seus benefícios tanto para o time quanto para o empregador. Mas, o que as empresas não devem se esquecer é de zelar pela segurança do trabalho mesmo de forma remota.

As empresas são responsáveis pelos acidentes que possam ocorrer. Além disso, elas também têm a obrigação de instruir o colaborador quanto às precauções para evitar doenças e acidentes, conforme a redação do Artigo 75-E, da CLT.

Vale ressaltar que também é necessário seguir com a assinatura de um termo de responsabilidade pelo empregado, assim ele se compromete a seguir todas as orientações. Bem como, as que envolvem acidente em home office ou híbrido.

 

A empresa é responsável por qualquer acidente?

O colaborador pode enfrentar muitos problemas dentro do seu lar, mas se o acidente não estiver relacionado às suas atividades prestadas à empresa, elas não são responsáveis pelo ocorrido.

Uma grave falha que pode acontecer devido à falta de instrução, é a não utilização de equipamentos e dispositivos ergonômicos.

 

Portanto, veja uma lista de problemas que isso pode ocasionar:

·       Fadiga;

·       Lesões Musculares;

·       Problemas de visão;

·       Dores na coluna;

·       Falta de concentração causada pela dor e cansaço extremo.

 



Acidentes em home office ou híbrido são de responsabilidade da empresa quando em exercício das atividades de trabalho.

 

Por isso, é importante que as empresas invistam em ergonomia para garantir a saúde e bem-estar dos seus funcionários, e evitar acidentes em home office ou híbrido.

A ergonomia é um conceito que abrange métodos presentes na NR-17 do Ministério do Trabalho, e nas Leis do Trabalho. Ou seja, deve fazer parte do ambiente profissional, e eles são importantes tanto quanto outros métodos de trabalho utilizados na rotina do trabalhador.

Também, é necessário realizar treinamentos e pesquisas de satisfação para que os colaboradores possam ter melhor desempenho empresarial.

 

O que você pode fazer para evitar um acidente em home office ou híbrido?

A melhor resposta é tomar medidas preventivas ANTES de acontecer qualquer acidente, simplesmente se organizando para ter mais segurança em sua casa.

 

Veja em seguida, uma lista de hábitos para você adotar agora mesmo:

·       Use cadeiras confortáveis;

·       Atente-se para uma postura inclinada;

·       Use um suporte para elevar o monitor ou o notebook;

·       Apoie o punho e antebraço;

·       Use um suporte para os pés;

·       Evite o uso inadequado de tomadas e extensões para ligar seus equipamentos;

 

Mantenha o local de trabalho limpo e organizado.

Não temos como controlar se um imprevisto vai ou não acontecer com a gente. Mas lembre-se que somos capazes de evitar situações que estão sob nosso controle, e acatar as orientações de segurança do trabalho vindas por meio da empresa é a melhor forma de prevenir possíveis acidentes. Isso fará com que você sinta os benefícios de trabalhar em um ambiente seguro e produtivo. Assim, tanto você quanto o seu time verão os resultados.

 

 

 

 

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