terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

 





 

O QUE SÃO RISCOS MECÂNICOS E COMO SE PROTEGER?

 

 


 

Todo ambiente de trabalho oferece riscos para os colaboradores. Porém, existem diversos tipos de riscos, dependendo das condições do local e atividades realizadas pelo time, sendo que as medidas de proteção também devem ser diferentes de acordo com cada um deles.

Entre os diversos tipos de riscos existentes, estão os riscos mecânicos. Eles podem levar a acidentes de trabalho, muito comuns em indústrias e na construção civil, por exemplo. Entender quais são eles e como preveni-los é essencial para que você atue de forma eficiente na prevenção de acidentes e garantia da saúde e segurança do trabalho.

 

O que são riscos mecânicos?

Riscos mecânicos são aqueles que podem levar a acidentes de trabalho dentro da empresa. Eles podem envolver a queda de materiais, perigos com máquinas ou equipamentos utilizados pelos colaboradores para realizar as suas atividades, entre outros.

 

Os principais riscos mecânicos são:

·       queda de materiais;

·       cortes;

·       esmagamento;

·       queda do trabalhador;

·       choques;

·       queimaduras.

 

Como se proteger dos riscos mecânicos?

Os riscos mecânicos, como você pode imaginar, são bastante comuns, podendo levar a acidentes de alta gravidade dentro da empresa. Portanto, entenda agora algumas dicas importantes para proteger o seu time e, com isso, reduzir o número de acidentes na companhia!

 

Bloqueie dispositivos energizados

Queimaduras são um dos riscos mecânicos comuns que podem levar a sérios acidentes na organização. Dessa forma, uma maneira de proteger os colaboradores é bloquear os dispositivos energizados, utilizando equipamentos adequados para evitar que o colaborador tenha contato com a fonte de energia.

 

Tenha uma rotina de manutenção adequada

Os riscos mecânicos são agravados pelo mau funcionamento dos equipamentos. Quando as máquinas não estão com a manutenção em dia, além de poderem operar de forma descoordenada, levam os colaboradores a se colocarem em situação de risco. Afinal, um trabalhador pode colocar a mão em um local não seguro para resolver o problema do equipamento.

Portanto, invista em uma rotina de manutenção adequada, garantindo que as máquinas e equipamentos da sua empresa estejam sempre em perfeitas condições de uso.

 

Faça o uso de EPI’s de qualidade

Outra dica importante para que você reduza os riscos mecânicos para a sua equipe é o uso de EPI’s. Quando você adquire equipamentos de proteção de qualidade, como capacetes e luvas, os seus colaboradores ficam protegidos contra uma série desses riscos, como quedas e queimaduras. Os EPI’s também auxiliam para que, no caso de acidentes, a saúde e integridade física do colaborador sejam menos comprometidas.

 

Os principais EP’Is para a proteção contra riscos mecânicos são:

·       capacete;

·       luvas;

·       botas;

·       óculos de proteção.

 

Como você percebeu, os riscos mecânicos podem levar a acidentes extremamente graves dentro da empresa. Dessa forma, é essencial que você entenda quais estão presentes na sua organização e, a partir disso, tome as medidas necessárias para eliminá-los ou minimizá-los. Os EPI’s têm papel fundamental nesse aspecto, protegendo o colaborador e evitando que, no caso de acidentes, a sua integridade física seja ainda mais comprometida.

 

 



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COMO GARANTIR A SEGURANÇA DO TRABALHO EM HOME OFFICE? SAIBA!

 



O trabalho home office já era uma tendência, mas, nos últimos anos, principalmente após a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19, ele se tornou ainda mais popular. Porém, apesar dos diversos benefícios que essa modalidade de trabalho traz para a empresa e colaboradores, ainda há alguns desafios que precisam ser enfrentados.

Um deles é a garantia da segurança do trabalho em home office. Afinal, manter a saúde e segurança do trabalho é uma das obrigações éticas e legais que as empresas estabelecem com os seus colaboradores, independentemente de eles estarem ou não de forma presencial.

 

O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho é um conceito que envolve a proteção dos colaboradores de uma empresa. Ele tem como objetivo a identificação dos principais riscos aos quais eles estão sujeitos e, a partir disso, criação de uma política específica para eliminá-los e minimizá-los. Dessa forma, você é capaz de evitar acidentes e adoecimentos dos colaboradores por razões laborais.

 

Qual a importância de garantir a segurança do trabalho em home office?

Quando se fala em segurança do trabalho em home office, podemos pensar em uma série de questões que podem surgir.

Trabalhadores que passam o dia em cadeiras não ergonômicas ou trabalhando com postura inadequada, por exemplo, podem adoecer no futuro. Além disso, pode ser que o estresse e a sobrecarga do dia a dia também gerem doenças ocupacionais, assim como o movimento repetitivo da digitação pode desencadear a LER ou DORT posteriormente.

Dessa forma, a segurança do trabalho em home office é essencial para o time e a empresa. Além de proteger a equipe em relação a essas situações adversas, evitando adoecimentos e acidentes gerados pelo trabalho, também é uma forma de garantir que a empresa cumpre com as suas obrigações legais com os colaboradores.

Com isso, você reduz os índices de adoecimento e acidentes e garante uma equipe mais motivada e produtiva!

Quais as melhores estratégias para a segurança do trabalho em home office?

 

Veja quais são as principais estratégias que podem ajudar você nesse aspecto:

·       forneça equipamentos adequados e ergonômicos de trabalho para a equipe, como mesas e cadeiras;

·       forneça computadores de qualidade a garanta uma conexão adequada para que os colaboradores não se sintam sobrecarregados e estressados devido à ausência de meios de trabalho;

·       converse com a equipe para entender quais são os principais problemas de saúde e segurança do trabalho observados no dia a dia;

·       garanta uma comunicação eficiente, mesmo com a distância física;

·       forneça EPI’s de qualidade sempre que necessário;

·       ofereça capacitações em segurança do trabalho para os colaboradores.

 

Como você percebeu, mesmo que os colaboradores não atuem na sede da empresa, é essencial garantir a saúde e segurança do seu time. Portanto, aproveite as nossas dicas para começar, agora mesmo, a criar uma política de segurança para a sua equipe. Afinal, garantir a segurança do trabalho em home office pode trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

 

 



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