COMO
GARANTIR A SEGURANÇA DO TRABALHO EM HOME OFFICE? SAIBA!
O trabalho home office já era uma tendência, mas, nos
últimos anos, principalmente após a necessidade de distanciamento social
imposta pela pandemia de Covid-19, ele se tornou ainda mais popular. Porém,
apesar dos diversos benefícios que essa modalidade de trabalho traz para a
empresa e colaboradores, ainda há alguns desafios que precisam ser enfrentados.
Um deles é a garantia da segurança do trabalho em home
office. Afinal, manter a saúde e segurança do trabalho é uma das obrigações
éticas e legais que as empresas estabelecem com os seus colaboradores,
independentemente de eles estarem ou não de forma presencial.
O
que é segurança do trabalho?
Segurança do trabalho é um conceito que envolve a
proteção dos colaboradores de uma empresa. Ele tem como objetivo a
identificação dos principais riscos aos quais eles estão sujeitos e, a partir
disso, criação de uma política específica para eliminá-los e minimizá-los.
Dessa forma, você é capaz de evitar acidentes e adoecimentos dos colaboradores
por razões laborais.
Qual
a importância de garantir a segurança do trabalho em home office?
Quando se fala em segurança do trabalho em home
office, podemos pensar em uma série de questões que podem surgir.
Trabalhadores que passam o dia em cadeiras não
ergonômicas ou trabalhando com postura inadequada, por exemplo, podem adoecer
no futuro. Além disso, pode ser que o estresse e a sobrecarga do dia a dia
também gerem doenças ocupacionais, assim como o movimento repetitivo da
digitação pode desencadear a LER ou DORT posteriormente.
Dessa forma, a segurança do trabalho em home office é
essencial para o time e a empresa. Além de proteger a equipe em relação a essas
situações adversas, evitando adoecimentos e acidentes gerados pelo trabalho,
também é uma forma de garantir que a empresa cumpre com as suas obrigações
legais com os colaboradores.
Com isso, você reduz os índices de adoecimento e
acidentes e garante uma equipe mais motivada e produtiva!
Quais as melhores estratégias para a segurança do
trabalho em home office?
Veja
quais são as principais estratégias que podem ajudar você nesse aspecto:
· forneça
equipamentos adequados e ergonômicos de trabalho para a equipe, como mesas e
cadeiras;
· forneça
computadores de qualidade a garanta uma conexão adequada para que os
colaboradores não se sintam sobrecarregados e estressados devido à ausência de
meios de trabalho;
· converse
com a equipe para entender quais são os principais problemas de saúde e
segurança do trabalho observados no dia a dia;
· garanta
uma comunicação eficiente, mesmo com a distância física;
· forneça
EPI’s de qualidade sempre que necessário;
· ofereça capacitações
em segurança do trabalho para os colaboradores.
Como você percebeu, mesmo que os colaboradores não
atuem na sede da empresa, é essencial garantir a saúde e segurança do seu time.
Portanto, aproveite as nossas dicas para começar, agora mesmo, a criar uma
política de segurança para a sua equipe. Afinal, garantir a segurança do
trabalho em home office pode trazer uma série de benefícios, tanto para a
empresa quanto para os colaboradores.
Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e
não deixe de compartilhar nas redes sociais.
Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este
artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre
o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário