sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

 




 

VANTAGENS DE ATUAR COMO INSTRUTOR

 



Quais são as vantagens de atuar como instrutor em SST?

 

É muito comum que os meus alunos que são profissionais de segurança do trabalho ministrem treinamentos, especialmente aqueles que são previstos nas Normas Regulamentadoras (NR’s). Mas, você já parou para pensar nas vantagens de atuar como instrutor? Isso mesmo, quais seriam as vantagens para você ao atuar como instrutor? Que pergunta estranha, não é?

Geralmente, nós que somos da área de saúde e segurança ocupacional, precisamos explicar porque é importante dar treinamento aos funcionários. Mas você já parou para pensar, que nós, para a nossa carreira e crescimento pessoal, também somos importantes exercermos essa função, essa tarefa de dar os treinamentos?

 

vantagens de atuar como instrutor

 

Antes de entrar nas vantagens, vamos primeiro ver uma pequena lista de treinamentos de segurança do trabalho. Essa lista está longe de ser completa, mas é apenas para dar alguns exemplos. Na verdade, a demanda por treinamentos na área de SST é enorme. A diversidade de treinamentos também é muito grande.

 

Exemplos de treinamentos de segurança do trabalho

 

Como eu ia dizendo, as NR’s determinam que as empresas precisam treinar seus colaboradores. Porque é mais do que comprovado que um trabalhador bem treinamento tem muito menos chances de se acidentar ou adoecer.

Existe uma grande diversidade de treinamentos possíveis, porque é necessário adaptá-los para a necessidade prática. Por exemplo, não existe um treinamento de NR-12 (máquinas e equipamentos) que seja único, porque ele precisa ser adaptado para cada máquina e realidade de trabalho.

 

Portanto, a lista a seguir não é completa, é apenas ilustrativa:

 

ü uso dos equipamentos de proteção individual

ü integração de novos funcionários

ü prevenção e combate a incêndios (NR-20)

ü formação de cipeiros (NR-05)

ü NR-10 Básico

ü NR-10 SEP

ü NR-12 (específico para cada máquina)

ü trabalhador em espaços confinados (NR-33)

ü trabalhos em altura (NR-35)

 

Como eu disse, a lista acima é um pequeno exemplo. Só para situar melhor nossa reflexão. Pois bem. Você já entendeu que existem muitos treinamentos. E de fato, muitos profissionais de SST trabalham só ministrando treinamentos.

Agora vou apresentar o resultado da minha reflexão sobre as vantagens de atuar como instrutor.

 

4 vantagens de atuar como instrutor

 

1) Aprender

 

As pessoas que mais estudam são os professores. Quando vamos dar um curso ou treinamento é necessário se preparar. E mesmo que você tenha muito conhecimento sobre um tema muito específico, você irá sempre buscar se atualizar.

Então sim, ao dar treinamentos você vai perceber que você vai aprender muito mais sobre aquele tema. Eu mesmo, antes de gravar algum vídeo aulas para os Pendrives de Segurança do Trabalho, sempre estudo e é muito.

 

vantagens de atuar como instrutor –

aprender

 

Claro, nós que somos professores somos os mais expostos. E também não temos memória de elefante. Principalmente depois de certa idade. Então, por isso, antes de dar qualquer treinamento, é sempre importante dar uma refrescada na memória.

 

2) desenvolver técnicas de apresentação e perder o medo de falar em público

 

Dizem por aí que medo de falar em público é um dos maiores medos do ser humano. As pessoas têm mais medo de falar em público do que de morrer. É o que dizem as pesquisas.

Então, quando você vai dar um curso você pode pegar plateias pequenas. Esses tipos de situação são bons para desenvolver as técnicas de apresentação.

 

Existem muitos cursos por aí sobre técnicas de apresentação e oratória. Se você sente medo de falar em público, tenho três recomendações:

 

ü procurar cursos de oratória e técnicas de apresentação

ü estudar e se preparar bem antes de ministrar o treinamento

ü praticar, praticar e praticar muito

 

3) financeira

 

Mesmo se você for empregado, funcionário de uma empresa, e dar treinamentos já faz parte da sua remuneração, você pode também dar treinamentos em outras empresas, fora do seu horário de trabalho, para obter uma renda extra, ampliar a sua rede de relacionamentos, ser mais reconhecido.

Afinal de contas, uma grana a mais sempre ajuda não é? Seja para fechar as contas no final do mês, seja para acelerar aquele projeto que estamos economizando para poder executar.

 

4) reconhecimento

 

Uma vez eu ouvi uma frase assim: “quem não é visto, não é lembrado”. Os professores, os instrutores são pessoas que conquistam muita visibilidade.

E se você for um professor ou instrutor realmente bom, fera mesmo, então você vai cativar uma audiência de pessoas que vão te reconhecer como um bom profissional e te indicar para futuras oportunidades.

 

vantagens de atuar como instrutor –

reconhecimento

 

Bom, essas foram as 4 vantagens de atuar como instrutor que eu separei para você, mas com certeza tem outras mais. 

 

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 




 

ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO NA SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Ambiente de trabalho 100% seguro faz

sentido? Entenda a análise custo-benefício.

 

Já ouviu falar em análise custo-benefício? Esse é o tema do nosso post de hoje! Trata-se de uma análise que os gestores da empresa deveriam fazer o tempo todo.

Um pensamento muito comum de quem acabou de entrar na área de segurança do trabalho é: “quero ter um ambiente de trabalho 100% seguro”. Existe até uma série de vídeos feita pelo SESI/SENAI com esse nome: 100% seguro.

Entretanto, devida a própria natureza das atividades humanas, sempre haverá riscos residuais. O Profissional SST não busca a eliminação completa dos riscos. O que buscamos é o patamar de riscos aceitável.

Tem uma imagem que ilustra bastante bem o que é a análise custo-benefício. Qualquer pessoa que já estudou um pouquinho de economia vai reconhecer isso.

 

Análise custo-benefício

 

Vamos entender o gráfico da análise custo-benefício?

 

No eixo Y temos os custos expressos em moeda, ou seja, Reais (R$).

No eixo X temos o grau de segurança, que pode variar de 0 até 100, onde o 100 seria 100% seguro, ou seja, zero risco.

Então, nesse gráfico temos 3 linhas.

A primeira linha na cor VERDE representa os custos com a segurança. Quanto maior o grau de segurança, maior o custo da empresa com a SST. Observe que próximo ao grau de segurança 100 os custos com a segurança (custos de implementação das medidas preventivas) crescem muito rapidamente.

 

Até aqui tranquilo.

 

A segunda linha na cor AZUL é o custo dos acidentes. Quanto maior o grau de segurança, menor é o custo dos acidentes. Ou seja, quanto mais seguro o ambiente, teremos menos gastos relacionados aos acidentes de trabalho.

 

Até aqui tranquilo.

 

Agora vamos entender a terceira linha, na cor LARANJA.

Nessa linha, estamos somando as duas linhas anteriores, ou seja, a linha LARANJA é a soma da linha VERDE com a AZUL. Ou seja, na análise custo-benefício precisamos somar os custos com os acidentes com os custos para implementar as medidas preventivas, chegando nos custos totais incorridos pela empresa.

 

Observe que ao fazer isso, temos uma curva na forma de U ... ou seja

… temos um ponto ÓTIMO, indicado no gráfico pela letra A.

 

E é aqui que a cabeça de muitos Profissionais SST vai “bugar”.

 

► Existe um nível ótimo de investimento em SST ◄

 

 

E esse nível não é onde o risco é zero!

 

O risco zero será 100% o grau de segurança, mas não se investe até chegar a esse ponto.

Perceba que mesmo no ponto mínimo da curva LARANJA ainda haverão acidentes ou adoecimentos.

 

E é assim mesmo.

 

A própria área SST não trabalha com risco zero, mas sim um risco aceitável.

Um estudo da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho demonstrou como pequenas e médias empresas se beneficiaram de investimentos em SST.

 

Exemplo prático da análise custo-benefício

 

Um empresa do setor de construção investiu em treinamentos sobre a postura  correta para levantar pesos,  exercícios de levantamento de equipamento, lembretes sobre técnicas seguras de levantamento de pesos, e outros incentivos.

O resultado foi redução das dores lombares e das baixas por doença devido a dores lombares. A empresa recuperou o investimento em 2,16 anos.

Outra empresa, do setor de gestão de resíduos, investiu em melhorias nos EPI e EPC para reduzir acidentes causados por escorregões e tropeções.

Como resultado, os índices de acidentes caíram 20%, recuperando o investimento em 1,3 anos.

O que eu quero deixar de reflexão para você hoje é: 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...