quarta-feira, 12 de abril de 2023

 




 

ISO 50001:

O QUE É E PARA QUE SERVE?

 



Recentemente, recebi vários questionamentos sobre a norma internacional ISO 50001 que acabaram gerando este post para te apontar o que afinal ela representa e para que serve.

 

A Norma Unternacional ISO 50001 visa aumentar e melhorar a eficiência energética e reduzir custos nas empresas. Ela é uma norma que pode ser aplicada ao setor público, ao setor privado e visa aumentar e melhorar a eficiência energética e reduzir a pena.

Neste texto, expressaremos brevemente o que consiste na ISO 50001, seu propósito e seus benefícios, para que possamos entender os aspectos mais básicos desta Norma Internacional.

 

O que é ISO 50001?

 

As organizações devem desenvolver uma política para um uso mais eficiente da energia.

ISO 50001:2011, “Energy Management System – Requerimentos with Guide for Use” foi criado pela ISO, Organização Internacional para Padronização e é baseado no modelo de sistema de gestão, que se mostrou muito útil, e é construído internacionalmente por organizações em todo o mundo.

Como diz a publicação da ISO ” Win the Energy Challenger with ISO 50001″, a aplicação dessa norma “pode fazer uma diferença positiva para organizações de todos os tipos em um futuro muito próximo, ao mesmo tempo em que apoia esforços de longo prazo para melhorar as tecnologias energéticas”.

 

Qual é o propósito da ISO 50001?

 

A mesma publicação anterior nos diz que “a norma visa fornece às organizações uma estrutura reconhecida para integrar a eficiência energética em suas práticas de gestão”.

 

Desta forma, podemos adiar que a norma seguirá para cumprir os seguintes pontos:

 

1.   Disponibilizar às empresas as ferramentas que as ajudam a aproveitar efetivamente seus ativos atuais de consumo de energia.

2.   Facilitar a criação de transparência e comunicação fácil sobre gestão de recursos energéticos.

3.   Melhorar as práticas de gestão de energia e promover boas práticas de gestão de energia.

4.   Facilitar a avaliação das instalações e permitir que a aplicação seja dada às empresas de novas tecnologias no campo da eficiência energética.

5.   Ajudar a conscientização sobre a eficiência energética a se espalhar por toda a cadeia de suprimentos, em última análise, por toda a organização.

6.   Permitir que a empresa integre projetos de melhoria da eficiência energética com outros sistemas de gestão, como o Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001.

 

Portanto, devemos indicar que a ISO 50001 segue o processo já observado na ISO 9001- Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental e ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação.

Ou seja, segue o Processo de Plan-Do-Verify-Acting que permite a melhoria contínua e a busca contínua pela integração das últimas notícias e tecnologia.

 

Vantagens da ISO 50001 para organizações:

 

A publicação acima nos diz que “como todas as normas do sistema de gestão, a ISO 50001 foi projetada para ser aplicada por qualquer organização, seja qual for o seu tamanho ou atividade, seja no sistema público ou privado, independentemente de sua localização geográfica”.

 

Nesta mesma publicação, ela nos diz que a ISO 50001 fornece um quadro de requisitos que permite às organizações:

 

1.   Desenvolver uma política para um uso mais eficiente da energia.

2.   Estabelecer metas e objetivos para cumprir a política.

3.   Usar os dados para entender melhor e tomar decisões sobre uso e consumo de energia.

4.   Medir os resultados.

5.   Rever a eficácia da política.

6.   Melhorar continuamente a gestão de energia.

 

 





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A SEGURANÇA NÃO É UM PROBLEMA DE PROCESSO, É UM PROBLEMA DE MARKETING E EU TE EXPLICOU O PORQUÊ

 



Vou contar o meu segredo para atingir 100% de engajamento. Estão preparados?

 

Por anos, assisto colegas tentado fazer com que colaboradores adotem a segurança por meio de barreiras e tentativas desajeitadas para assustá-los (histórias horríveis, vídeos que arrancam o intestino, medo e represar…).

Nós tentamos a aplicação de regras punitivas, procedimentos, fluxos intermináveis de papelada e as famosas REGRAS DE OURO!

Criamos reuniões de segurança, apresentações, slides e ainda ficamos exasperados que não atingimos o engajamento que tanto almejamos.

Mas estes meios não engajam, me perdoe em falar isso!

 

Colaboradores não compram coisas que são impessoais e, especialmente, aquelas que são empurradas sobre eles.

As pessoas que nos dizem o que fazer e como fazer não criam camaradagem e confiança, por favor, mas sim, criam desconfiança e nos colocam contra elas.

Procedimentos e processos para operações seguras são mecânicos.

Dados, rastreamento e relatórios são mecânicos.

Formulários, inspeções e avaliações de perigos são mecânicos.

Tecnologia e aplicativos em tempo real são mecânicos.

E, claro, tudo isso é importante para medir a eficácia, mas os meios mecânicos não criam motivação ou engajamento. Tampouco inspiram melhorias.

 

Sério, alguém já foi inspirado para o seu desempenho de segurança porque a taxa mensal melhorou por. 004%?)

 

E como o marketing pode consertar isso e por que é importante para a sua Cultura de Segurança?

 

O engajamento em segurança requer uma nova mentalidade

 

Nunca antes na história houve tantos trabalhos para a melhoria de processo, procedimento, dados, rastreamento, relatórios, formulários, inspeções ou tecnologia.

 

E ainda assim, ACIDENTES ACONTECEM!

 

Se todos seguissem simplesmente os processos e os procedimentos, nós reduziríamos drasticamente o número de incidentes, certo?

Então, parece claro que não precisamos de mais regras e processos mecânicos.

Precisamos de obter das pessoas voluntariamente e voluntariamente abraçar as regras existentes e processos mecânicos de forma mais consistente.

No entanto, para fazer isso requer uma abordagem muito diferente e mentalidade.

Em um evento que assisti na ONU em Adis Abeba (Etiópia) sobre o engajamento de países ricos em investir naquela região da África Oriental escutei o palestrante onde dizia:

A democracia é um problema de marketing. A saúde é um problema de marketing. A mudança climática é um problema de marketing.

Temos que fazer o mesmo para o pessoal olhar para nós nesse lado do mundo! Terminava assim sua fala e aquilo mexeu bastante comigo.

 

Enraizar e fortalecer uma Cultura de Segurança não são problemas de engenharia ou problemas de economia. São problemas de marketing.

 

Nós fazemos escolhas. Se vivemos em uma cultura onde as pessoas são livres para escolher, nós oferecemos o controle sobre o nosso futuro para os outros.

 Quando os seres humanos fazem escolhas, isso é marketing.

 Marketing não é sobre atalhos, agitação ou decepção.

O marketing é a arte (e a ciência) de servir as pessoas que você procura para servir, para fazer um melhor trabalho, encontrando e satisfazendo as necessidades.

 Marketing é a prática de fazer as coisas melhor, fazendo coisas melhores.

Fazer com que as pessoas escolham os processos e procedimentos corretos consistentemente é marketing.

Fazer com que eles completem, leiam e utilizem os dados, rastreamento e relatórios é marketing.

Fazer com que as pessoas se envolvam nos formulários, inspeções e avaliações é marketing. Motivá-los a adotar e usar a nova tecnologia é o marketing.

 Em outras palavras, criar uma infraestrutura de segurança é mecânico. Conseguir que os colaboradores usem consistentemente essa infraestrutura de segurança, é marketing.

 

Você acaba confiando demais nas comunicações e não no marketing.

 

A diferença? Comunicação informa. Mas o marketing move as pessoas.

 

Marketing cria ação. O marketing faz com que escolhas sejam feitas. Marketing cria impulso. A informação fica lá.

As comunicações são jogadas em grande quantidade, mas não criam motivação para fazer melhores escolhas.

Estatísticas e gráficos não inspiram um melhor trabalho em equipe ou uma vontade de cuidar um do outro.

A revisão das regras de segurança não inspira melhor qualidade e melhora o envolvimento. Os dados simplesmente informam seu pessoal.

O que você quer que eles façam com as informações?

Peça-lhes para fazer algo diferente. Isso é marketing. Desenvolva uma frase de chamariz para as informações. Isso é marketing.

 

As grandes culturas de segurança que eu conheço estão focadas em fazer com que cada membro da equipe ajude os outros membros da equipe a vencer.

 

Como você está pedindo ao seu pessoal para ajudar os colegas de equipe a trabalhar melhor e obter melhores resultados? Isso é marketing!

 Você está definindo novos padrões de como sua equipe trabalhará em conjunto? Isso é marketing!

Você está pedindo à sua equipe que aceite a visão e a missão de segurança e qualidade? Isso é marketing.

Você está demonstrando entusiasmo e cuidando da sua equipe e colaboradores? Isso também é marketing.

Qual é a ideia, plano ou visão que você está vendendo? O que você quer que eles façam que não estão fazendo agora? Isso é marketing.

 

Crie uma Cultura de Segurança muito mais envolvente e inspiradora para o funcionário.

O marketing de segurança claro e focado faz com que as pessoas queiram fazer parte de algo especial.

 

 



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