sexta-feira, 24 de maio de 2024

 





 

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA FORMA DE PROTEGER SEUS FUNCIONÁRIOS ATÉ DEBAIXO DA TERRA?

 



Quem lida com segurança do trabalho sabe a importância dos métodos identificação e sinalização. Devido a isso, fitas e placas são alguns dos primeiros itens a serem providenciados em momentos de obras ou construções, especialmente em situações em que há perigo de vazamento de gás ou esgoto e choques e choques elétricos.

 

Quais são os principais riscos em obras subterrâneas?

Nós sabemos que obras subterrâneas apresentam riscos mais elevados do que os trabalhos realizados a céu aberto. Isso ocorre muito por conta de quatro fatores:

·       Possibilidade de desmoronamento do solo 

·       Falta de luminosidade 

·       Risco de perfurar tubos com gases perigosos

·       Chance de choque elétrico devido a existência de cabos de energia na região 

 

Mas afinal, por que utilizar fitas em áreas subterrâneas?

Muito do que diz respeito a esse tipo de risco acontece em locais subterrâneos, onde há a presença de tubulações, canos e cabos cuja escavação ou manuseio indevido podem resultar em incidentes, e, em casos mais graves, acidentes com consequências inestimáveis. Em ambos os casos há grandes prejuízos. Logo, quando se trata de segurança, é importante não arriscar.

 



É justamente para ajudar na prevenção deste tipo de ocorrência que existem as fitas subterrâneas para sinalização e isolamento. 

Ademais, também podemos contar com essa solução para evitar interrupções de serviços indispensáveis como por exemplo, a queda do sinal de internet causada pelo corte de uma fibra óptica,

Elas são produzidas em polietileno e possuem a função de informar trabalhadores sobre os locais e quais são os riscos existentes. Para facilitar a identificação e sinalização, essas fitas geralmente possuem cores chamativas e legendas claras de fácil leitura

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


 




 

CONHEÇA AS VANTAGENS DE UTILIZAR KITS COMPLETOS DE TRAVAMENTO

 

 

A utilização de kits contendo todo o material para

bloqueio e travamento deixa qualquer tipo de atendimento mais rápido

 

Uma das operações mais rotineiras de uma equipe de manutenção também é uma daquelas que mais estão propensas a ocorrer acidentes. Os momentos que antecedem o momento do reparo do equipamento e aqueles após a devida manutenção, exigem amplos cuidados proporcionados pelo devido procedimento de travamento e desbloqueio de fontes de energia para desenergizar o maquinário.

 

Segundo a NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – a recomendação é de que todas as fontes de energia sejam desligadas e travadas de maneira a não permitir que sejam religadas acidentalmente ou intencionalmente sem as devidas autorizações e procedimentos de segurança cumpridos. Para cumprir essa norma são utilizados dispositivos e cadeados para garantir o travamento do equipamento ou um nível acima, caso não seja possível efetuar a trava diretamente no maquinário.

 

Para tornar o trabalho mais prático há a opção de comprar kits completos de desbloqueio e travamento.

 

Vantagens de utilizar kits completos de travamento

A utilização de kits contendo todo o material necessário deixa qualquer tipo de atendimento mais rápido e isso não é uma exceção no caso dos procedimentos de travamento e desbloqueio, no qual as travas, cadeados e acessórios reunidos e organizados em um mesmo lugar e de maneira simples.

Reunindo todo o equipamento considerado necessário para travar os equipamentos, plugues de energia e disjuntores, além da devida identificação por meio dos cartões de travamento representa maior organização, segurança e economia no tempo de manutenção rotineira como também nos casos de emergência, influindo significativamente no desempenho das atividades do setor.

Esses kits também podem ser adquiridos de acordo com a necessidade do equipamento a ser travado e desbloqueado, havendo um kit exclusivo para travamento de válvulas e outro para equipamentos elétricos, justamente em observação a NR 10, o que ajuda a garantir mais segurança e adequação nas atividades de travamento, manutenção e desbloqueio.

Assim como o kit, vale a pena também unir ao produto um painel em observação as regras e procedimentos para o devido bloqueio a ser feito antes da manutenção do maquinário com problemas, o que ajuda a promover a devida atenção com a segurança por parte da equipe de colaboradores.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...