quarta-feira, 16 de março de 2022

 


 

 

LER E DORT

O QUE SÃO E QUAL A RELAÇÃO DESSAS DOENÇAS COM O TRABALHO

 



As LER e DORT são doenças que afetam os músculos, tendões, nervos e articulações. Na grande maioria das vezes, elas são causadas por fatores presentes no ambiente ocupacional e afetam trabalhadores no mundo todo, resultando até no afastamento desses profissionais de suas atividades laborais.

 

Visando alertar os trabalhadores e empregadores sobre os riscos dessas doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, celebrado no dia 28 de fevereiro.

 

Para fortalecer tal alerta, é muito importante que se conheçam as causas, sintomas e medidas preventivas contra essas lesões e distúrbios.

 

O que são LER e DORT?

 

A sigla LER se refere à Lesão por Esforço Repetitivo. Ela contempla um conjunto de lesões desenvolvidas ou agravadas pela realização de atividades repetitivas durante o trabalho.

 

Já a sigla DORT corresponde aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e é basicamente uma atualização do conceito do LER. Essa atualização se fez necessária na medida em que os estudos se aprofundaram e se constatou que os problemas que afetam os trabalhadores não são apenas lesões, mas sim condições osteomusculares de maior ou menor intensidade.

 

Além disso, esses problemas nas estruturas dos tendões, músculos e ligamentos não são causados apenas pelo esforço repetitivo. Eles também se desenvolvem pela sobrecarga física, pelas más condições de trabalho, pela má postura e diversos outros fatores.

 

 



As principais possíveis causas são:

 

Ø Movimentos repetitivos;

Ø Ritmo de trabalho intenso;

Ø Excesso de força para execução de tarefas;

Ø Cadeiras, mesas, maquinários e equipamentos sem ergonomia;

Ø Contração muscular por longos períodos para manutenção da postura;

Ø Falta de intervalos para descanso;

Ø Cobrança contínua por produtividade;

Ø Exposição ao frio e a vibrações excessivas.

 

Todos esses fatores causam dores e complicações físicas nas regiões dos ombros, cotovelos, pescoço, cervical, lombar, punhos, mãos e joelhos.

 

Principais sintomas do LER e DORT

 

Os sintomas de síndromes como LER e DORT variam de pessoa para pessoa, tanto pelas condições físicas quanto pelo tipo de atividade que ela executa. Todavia, existem alguns sintomas que são mais recorrentes, como: dor, cansaço, formigamento, fisgadas, alteração de sensibilidade e fraqueza muscular.

 

Primeiramente, esses sintomas parecem normais e surgem lentamente. No entanto, com o passar do tempo, eles podem se intensificar e até tornarem-se crônicos.

 

Também é comum que a pessoa sinta enrijecimento muscular, cãibras, falta de firmeza nas mãos e, em casos mais sérios, tenha seus movimentos cada vez mais limitados.

 

Caso um ou mais sinais se tornem frequentes, deve-se procurar um médico para confirmar ou descartar a suspeita de LER e DORT. Em caso de diagnóstico, o tratamento iniciado o quanto antes é fundamental, pois evita que os distúrbios evoluam e dificultem a realização das tarefas diárias do trabalhador.

 

A tendinite, a lombalgia e a mialgia são as LER e DORT mais comuns no país. Elas normalmente afetam colaboradores do setor industrial, alimentício, do transporte ou de serviços de limpeza.

 



Como prevenir essas doenças no trabalho?

 

A melhor maneira de prevenir as LER e DORT é adotando padrões de ergonomia no ambiente de trabalho. Todas as regras para um trabalho ergonômico estão dispostas na Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho, que estabelece as diretrizes para a adaptação das condições de trabalho para proporcionar maior conforto e segurança aos trabalhadores.

 

Para simplificar quais são essas diretrizes, listamos abaixo algumas dicas muito importantes:

 

 

Além disso, ao identificar qualquer sinal de dor ou desconforto em algum membro da sua equipe, faça o encaminhamento para um médico especialista. Isso é fundamental para evitar que o problema afete diretamente a qualidade de vida do colaborador no ambiente profissional e pessoal.

 

Lembre-se: trabalho saudável é trabalho sem dor!

 

 §  Estude as condições de trabalho dos trabalhadores, como o ritmo de execução das atividades e a postura deles;

 

§  Implemente um esquema de pausas para recuperação do corpo e para troca de posição, evitando a persistência em movimentos repetitivos;

 

§  Reduza os riscos ergonômicos por meio do monitoramento da temperatura, da iluminação e dos mobiliários do trabalho;

 

§  Disponibilize apenas ferramentas e equipamentos que permitam posturas confortáveis e ergonômicas ao trabalhador;

 

§  Aposte na realização da ginástica laboral no local de trabalho, que promove a prática regular dos movimentos corporais.

 

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SEGURANÇA DO TRABALHO NO HOME OFFICE: QUAIS AS RESPONSABILIDADES DA EMPRESA?

 




 

Desde que o home office se popularizou no país, uma das principais dúvidas dos empregadores é em relação à segurança do trabalho. Isso porque, como esse regime de trabalho se popularizou devido à pandemia, muitas empresas ainda não tiveram tempo de entender as regras e leis para o trabalho remoto.

 

Será que os trabalhadores em home office estão sujeitos às mesmas normas do trabalho presencial? Se sim, como a empresa manterá o colaborador saudável e protegido sem supervisionar o ambiente em que trabalha?

 

Existe uma série de ações que a sua empresa pode tomar para manter a segurança do trabalho no home office. Nós te apresentamos todas elas a seguir.

 

As responsabilidades da sua empresa para a segurança do trabalho no home office

 

1. Siga as exigências da CLT

 

Se você contratar um colaborador pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), então precisa seguir as disposições deste regime. Uma das principais exigências é em relação à Saúde e Segurança do Trabalho, que obriga a implementação de programas como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

 

Tendo o PCMSO implementado, todos os trabalhadores precisam realizar os exames médicos ocupacionais, como o admissional, demissional, de mudança de função e de retorno ao trabalho. Isso vale tanto para os colaboradores que trabalham de forma presencial quanto os remotos.

 

2. Proporcione uma infraestrutura adequada

 

Mesmo com toda a equipe em home office, a sua empresa deve respeitar a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que trata sobre a ergonomia no trabalho.

 

Desse modo, se o local em que o profissional trabalha não for ergonomicamente apropriado, você tem a obrigação de fornecer todos os equipamentos, móveis e ferramentas necessários para proporcionar conforto e segurança ao trabalhador.

 

Para verificar a ergonomia do posto de trabalho, o colaborador pode enviar um relatório do ambiente ou então autorizar uma visita da sua companhia, permitindo a análise das condições de trabalho.

 

3. Ofereça treinamentos de segurança

 

Atualmente, tudo pode ser feito de maneira remota. Os treinamentos não são exceção. Pelos treinamentos de segurança, você fornece informações valiosas para a saúde e produtividade dos colaboradores.

 

A grande vantagem dessa ação é que, além de orientar seu time, você ainda estará de acordo com a Lei da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17), que trata sobre a maneira como o empregador deve instruir os empregados quanto às atitudes para evitar doenças e acidentes de trabalho.

 

Nesse tipo de treinamento, o colaborador precisa saber, por exemplo, como manter uma postura adequada, como evitar acidentes com eletrônicos e como posicionar corretamente os equipamentos.

 

4. Preze também pela saúde mental

 

Mesmo em casa, as pessoas também podem sofrer com estresse causado pelo trabalho. Além disso, como é um ambiente pessoal, existe o risco de haver conflitos familiares, irritabilidade, falta de concentração, entre outros problemas.

 

Quando não tratados adequadamente, esses problemas podem desencadear transtornos de ansiedade, depressão e até burnout.

 

Por isso, converse sobre saúde mental com os colaboradores, realizando palestras e reuniões a respeito do assunto. Convide psicólogos e profissionais da saúde para falar a respeito, oferecendo inclusive apoio para os profissionais que precisarem.

 

5. Acompanhe a rotina do time

 

Tendo em vista que o seu time está mais disperso, você precisa encontrar formas de acompanhar o dia a dia de cada profissional com eficiência. Uma das melhores maneiras de fazer isso é com reuniões e diálogos periódicos.

 

Com esses diálogos, é possível checar a conclusão de tarefas, realizar e receber feedbacks, entender os desafios dos colaboradores e conferir diversas informações relevantes.

 

6. Implemente ações para o bem-estar físico

 

Mesmo em casa, muitas pessoas não possuem tempo ou disponibilidade para realizar atividades físicas. Porém, se a sua empresa planejar um programa online, é possível engajar a equipe para sessões de exercícios físicos, como alongamento, meditação, ginástica laboral, entre outros. Dez minutos diários ou semanais já são o suficiente para manter a equipe fisicamente ativa.

 

Além disso, o bem-estar também pode ser trabalhado em momentos de descontração, como happy hours online ou reuniões de integração.

 

Não se esqueça: a saúde, a segurança e a qualidade do seu time devem ser sua prioridade! Com essas ações, você irá promover a segurança do trabalho no home office de toda a sua equipe, valorizando e motivando os colaboradores.

 



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