sábado, 3 de dezembro de 2022

 




 

COMO PREVENIR ACIDENTES NO TRABALHO EM ALTURA?

 



De acordo com a NR 35 trabalhos em altura é todo aquele realizado acima de 2 metros do nível inferior quando há risco de queda. Conforme dados do Ministério do Trabalho essa área é responsável por grande parte dos acidentes com vítimas no país. Frente a esse cenário como então prevenir acidentes no Trabalho em Altura?

 

Acidentes de trabalho ocorrem muitas vezes devido a falhas humanas, falta de treinamento, imperícia, ausência de EPI's e outros fatores. É importante que os gestores estejam atentos e busquem maneiras de contornar essa situação.

 

Acidentes de Trabalho no Brasil

 

De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de mortes decorrentes de acidentes de trabalho. É preocupante essa posição. Nos faz perceber que mesmo investindo em conscientização, uso de EPI's, treinamento em NR's há ainda muito o que ser feito.

Todos os anos milhares de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho. São lesões, quedas e até mortes. São números que merecem atenção e resposta rápida. A probabilidade de acidente aumenta quando o trabalhador não possui treinamento e/ou não segue as orientações de cada Norma Regulamentadora.

 

Quais os riscos previstos?

 

·       queda do trabalhador;

·       queda de ferramentas;

·       queda de materiais;

·       riscos meteorológicos;

·       riscos ambientais.

 

Principais EPI's para trabalho em altura

 

·       capacete;

·       mosquetão de aço;

·       cinto paraquedista;

·       cordas;

·       anel de fita; etc.

 

Como prevenir acidentes?

 

·       implementar todas as medidas de proteção da NR 35;

·       o trabalhador deve ser capacitado para exercer qualquer trabalho em altura, além disso, precisa ser autorizado. Ou seja, precisa estar apto para determinada atividade;

·       deve-se realizar o trabalho no chão sempre que possível, somente quando for necessário fazer uso de escadas, andaimes ou outros equipamentos para elevar-se;

·       todo trabalho em altura deve ser realizado somente após a APR (Análise Preliminar de Riscos);

·       algumas atividades no trabalho em altura não fazem parte do cotidiano, sendo assim, precisam de prévia autorização que é dada pela PT (Permissão de Trabalho);

·       quando houver necessidade da APR ou PT os riscos devem ser descritos nos mínimos detalhes de acordo com cada etapa da atividade;

·       o trabalho deve ser supervisionado pelo responsável em Segurança do Trabalho.

 

Muitas vezes prevenir acidentes depende de pequenas ações que realizadas diariamente tornam-se parte da rotina do trabalhador. A empresa deve fazer diálogos de segurança antes de iniciar qualquer atividade, promover situações em que seja possível ouvir dicas/sugestões dos empregados, buscar difundir a cultura de Segurança do Trabalho e juntamente com a CIPA mensurar os resultados obtidos.

O Trabalho em Altura faz parte da sua rotina? Você possui treinamento/certificado em NR 35? Na empresa em que trabalha já houve acidentes dessa natureza? Compartilhe sua experiência!

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 




COMO O BULLYING GERA INSEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO?

 



Apesar de o termo "bullying" ser recente não é de hoje que muitas pessoas sofrem agressões veladas no ambiente de trabalho. Uma piada, uma brincadeira de mau gosto, ou mesmo intimidações podem ferir psicologicamente e afetar a rotina de trabalho.

Quando pensamos em bullying imaginamos filmes americanos e todo aquele ambiente do colégio onde alunos provocam uns aos outros devido às suas características como altura, porte físico, sotaque, raça, etc. No entanto, se formos analisar o cenário brasileiro ele está presente não apenas nas escolas mas também nas empresas.

De acordo com várias pesquisas e entrevistas com profissionais é possível perceber que grande número são vítimas de seus superiores. Eles utilizam sua posição para intimidar e manter a vítima em silêncio.
 
Essa situação contribui para a perda de produtividade e muitas vezes leva a empresa perder bons profissionais. Muitos não aguentam esse clima e pedem demissão ou iniciam tratamentos porque entraram em depressão.

 

O que é bullying?

 

Bullying no ambiente de trabalho constitui uma série de agressões verbais, atitudes e comportamentos que banalizam ou ridiculizariam outra pessoa constantemente.

Essa atitude pode acontecer de forma inocente como uma piada ou ser mais agressivo quando a pessoa tem realmente intenção de magoar ou ferir o outro indivíduo.

 

O que é considerado bullying?

 

·       humilhações;

·       agressões;

·       intimidação;

·       ameaças;

·       provocações;

·       fofocas e rumores;

·       privações;

·       exclusão ou isolamento;

·       preconceitos indiretos;

·       excesso de críticas sem justificativa;

·       piadas.

 

Como se defender?

 

·       tente evitar que tais situações voltem a acontecer;

·       tome nota de todos os episódios em que as agressões ocorreram;

·       fale com o departamento de Recursos Humanos da sua empresa;

·       aguarde providências serem tomadas e observe o ambiente;

·       se a situação persistir informe seu superior ou a gerência da empresa.

 

Um fato importante sobre essa situação é nunca revidar com mais violência ou mesmo agredir a outra pessoa. Qualquer ato de violência tira o mérito da vítima de ser defendida. Não se resolve um ato de agressão com mais agressão.

Muitos psicólogos aconselham ignorar essas situações, buscar outras atividades ou mesmo focar no trabalho e esquecer. Ser vítima de bullying pode influenciar na perda de sono, mudança de apetite, ter dores de cabeça, e ter mau desempenho no trabalho. Se não for possível lidar com essa situação sozinho busque ajuda.

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...