quinta-feira, 9 de março de 2023

 




 

6 DOENÇAS QUE CAUSAM AFASTAMENTO DO TRABALHO E COMO EVITÁ-LAS

 



Você sabia que as doenças ocupacionais são registradas juntamente com os acidentes de trabalho? Sim, o (MTE) divulga, anualmente, o número de trabalhadores que sofreram ocorrências com ou sem afastamento do trabalho. O Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Já os valores pagos pelo governo entre os anos de 2012 e 2016 para trabalhadores afastados chega a R$ 20 bilhões.

Segundo o MTE, as doenças ocupacionais são “produzidas, adquiridas ou desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições especiais de trabalho”. Legalmente, os trabalhadores afastados por doenças ocupacionais possuem os mesmos direitos daqueles que sofreram acidentes.

Por isso, é preciso ficar atento às principais causas de doenças ocupacionais e como evitá-las. Você sabe quais são?

 

1 – Lesões por esforços repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

 

As principais causas são esforços repetitivos, posturas inadequadas e a ansiedade por pressão psicológica. No caso dos distúrbios, as doenças mais comuns são tendinites e lesões de ombro.

Para as lesões por esforços repetitivos e de posturas, é preciso ter um correto posicionamento para o trabalho, com adequação da mesa e cadeira, reduzir o número de repetições de movimentos, incluir pausas nas atividades, exercícios preparatórios para evitar as lesões. Sempre é indicado a realização de atividades físicas regulares.

Já para a pressão psicológica, o ideal é sempre haver um diálogo aberto entre funcionário e gestor, com a definição de metas adequadas e clareza sobre o que é esperado de cada profissional.

 

2 – Problemas de coluna

 

Os problemas de coluna, como a hérnia de disco, por exemplo, ocorrem muito frequentemente com trabalhadores que têm posturas inadequadas, que estão acima do peso ou são sedentários, quando fazem movimentos repetitivos para o levantamento de peso, já que envolve o uso da força e a movimentação do tronco.

Para evitar este tipo de problema é importante primeiro, estar em forma. Por isso, as empresas devem incentivar a prática regular de exercícios e a reeducação alimentar.

As atividades que requerem o levantamento de peso devem ser feitas gradualmente, com exercícios preparatórios e compensatórios. Além disso, as cargas devem ser fracionadas e com maior número de repetições, garantindo a redução da velocidade de execução das tarefas.

 

3 – Depressão e ansiedade

 

Cobranças excessivas por resultados satisfatórios, frustração profissional, problemas familiares e condições de trabalho inadequadas, por exemplo, são alguns dos motivos que causam estresse e depressão.

Em alguns casos os sintomas podem ser físicos, apresentando dores de cabeça, dor nas costas, fadiga, insônia e gastrite — o que pode causar confusão e fazer com que as pessoas acreditem ter outros problemas. O tratamento requer acompanhamento médico e o afastamento pode chegar a meses, dependendo do quadro clínico que o colaborador apresenta.

 

4 – Problemas articulares

 

Os problemas nas articulações são geralmente causados por movimentos repetitivos, posturas inadequadas, além da obesidade e do sedentarismo. As articulações são as conexões naturais existentes entre dois ou mais ossos.

Assim como em outras doenças ocupacionais, neste caso, recomenda-se a prática de exercícios, a reeducação alimentar e a adequação do mobiliário onde o trabalhador atua. Além disso, a redução da necessidade de uso da força e do número de repetições; pausas e exercícios preparatórios e compensatórios.

 

5 – Varizes

 

As varizes são veias que se tornam tortas e dilatadas devido ao acúmulo de sangue e surgem principalmente nas pernas e nos pés, causando dor e inchaço. Nas doenças ocupacionais, ocorrem mais comumente em pessoas que trabalham em pé ou sentada com pouca movimentação. Além de serem comuns em pessoas obesas e sedentárias.

Nestes casos, é preciso haver uma adequação das tarefas para que o trabalhador tenha a possibilidade de se movimentar, alternando a postura e realize exercícios preparatórios e compensatórios. No caso de pessoas obesas ou sedentárias, recomenda-se a prática de exercícios físicos.

 

6 – Problemas auditivos

 

A redução ou perda auditiva pode ocorrer devido à exposição excessiva ruídos ou até no caso de trabalho com produtos químicos solventes (tinner, tolueno, xileno e similares).

 

7- Acidentes de trabalho

 

Causalidades no próprio ambiente laboral são responsáveis por grande parte dos afastamentos dos trabalhadores de suas atividades. Fraturas, lesões e cortes por descuido ou má utilização das ferramentas são as causas desse tipo de acidente, bem como a não utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s).

 

8- Dor nas costas

 

As dores nas costas, que incluem problemas na coluna, configura entre as principais causas de afastamento do trabalho. O motivo, normalmente, são problemas relacionados à ergonomia — seja para trabalhos realizados em escritório (que envolve postura), seja para trabalhos no processo produtivo (carregando peso de forma inadequada, por exemplo).

 

9- Lesões no joelho

 

As causas podem estar relacionadas a sedentarismo, doenças genéticas, trabalhos em escritórios (em que se passa muito tempo sentado), obesidade e carregamento de peso de forma inadequada. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer cirurgia e acompanhamento com fisioterapia, o que aumenta o período de afastamento.

 

10- Hérnia inguinal

 

Acomete mais homens do que mulheres e não necessariamente está ligada a problemas no ambiente de trabalho — o que faz com que o empregador não tenha meios de elaborar planos de prevenção. Porém, ainda assim, esse problema possui um índice alto de afastamento do trabalho.

 

11- Doenças do coração

 

Problemas do coração podem estar ligados a condições genéticas, má alimentação e sedentarismo. O estresse no ambiente de trabalho pode ser um agravante, que, inclusive, também pode provocar hipertensão.

 

12- LER

 

As lesões por esforço repetitivo são uma doença crônica que afeta o desempenho do trabalhador ao atingir músculos, nervos, ligamentos e tendões. É cada vez mais comum, principalmente entre aqueles que desempenham tarefas manuais recorrentes

 

13- Problemas urológicos

 

Problemas urológicos acometem homens e mulheres e podem estar relacionados à incontinência, infecção urinária e pedra nos rins, por exemplo. Apesar de em menor número, esse tipo de doença também causa afastamento do trabalho no caso de inflamação da bexiga (cistite) e da pedra nos rins, por exemplo, o funcionário pode mesmo ter que passar por cirurgia, o que aumenta o tempo de afastamento.

 

Qual é o papel do profissional de saúde ocupacional na prevenção dessas doenças?

 

A empresa pode e deve exercer um papel ativo na prevenção de doenças decorrentes das funções e do ambiente de trabalho dos colaboradores.

 

Nesse sentido, algumas ações podem ser tomadas, como:

 

·       Realização de ginástica laboral diariamente, ensinando exercícios de alongamento que, além de ajudar a iniciar o trabalho de maneira mais disposta, servem para incentivar os movimentos nos intervalos, evitando longos períodos sentados ou lesões em decorrência da atividade realizada;

·       Treinamentos de ergonomia, orientando sobre a postura adequada, a forma correta de abaixar e carregar pesos, entre outras coisas;

·       Fornecimento das ferramentas e equipamentos adequados para a realização das atividades;

·       Palestras para conscientização a respeito de alimentação correta, hábitos saudáveis e a importância de realizar check-ups com o médico periodicamente;

·       Acompanhar e monitorar os afastamentos do trabalho, avaliando quais são as principais causas e qual a frequência em que eles ocorrem.

 

Para evitar é preciso que a empresa implante as medidas de proteção coletiva, com o isolamento das fontes de ruído e a ventilação exaustora no caso dos solventes, o trabalhador use o protetor auditivo ou máscaras de proteção específica para produtos químicos.

Além disso é importante estar atento com relação aos equipamentos de EPI e EPC, pois em qualquer área de atuação a segurança do funcionário é de responsabilidade da empresa.

Proteja-se! Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar comigo a sua opinião, envie um e-mail para. Aguardo o seu contato!

 

 



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EDIFÍCIOS DOENTES:

PERIGO INVISÍVEL AOS FREQUENTADORES

 



Síndrome do edifício doente: Saiba mais sobre esse perigo invisível que afeta muitos trabalhadores no ambiente de trabalho.

 

Alguns sintomas como:

 

·       Dor de cabeça;

·       Mal-estar;

·       Fadiga;

·       Náusea;

 

Irritação nos olhos, nariz e garganta.

São muito comuns nos locais de trabalho que aparentemente são seguros e saudáveis.

Torna-se até difícil imaginar que um ambiente assim possa prejudicar nossa saúde.

 

Mas …. Ao contrário do que muitos pensam, esses locais podem ser muito prejudiciais.

 

O perigo é invisível, mas está em nossa volta.

Muitas pessoas se preocupam em ter uma alimentação saudável, praticar exercícios, beber três litros de água por dia.

Mas quem de fato presta atenção no ar que respira?

E olha que respiramos por volta de 9000 litros de ar por dia…

 

Mas afinal, o que é a Síndrome do Edifício Doente?

 

A síndrome do edifício doente foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982.

Trata-se de um conjunto de doenças desencadeadas pela proliferação de microorganismos infecciosos e partículas químicas em prédios fechados. 

E foi identificada a partir da grande incidência de doenças acometidas em trabalhadores que não desenvolviam suas atividades em setores industriais.

Uma vez que a princípio todos os olhares estavam voltados a assuntos relacionados a emissão de poluentes por parte das indústrias e dos automóveis.

 

Pode não parecer, mas nossas roupas, cortinas, móveis, produtos de limpeza, plantas, impressoras, papéis e até mesmo nossa pele desprendem aerossóis, gases e vapores que se dispersam pelo ar.

Outro fator de poluição é a biológica no ambiente, e ela se dá através da emissão de bio aerossóis, como fungos, mofos e bolor, e esses são justamente nossos maiores inimigos.

Na Resolução RE nº 09, de 16 de janeiro de 2003 ficou estabelecido que o ideal para o ambiente seria a relação de 750 unidades formadoras de colônia por metro cúbico.

Portanto se a taxa estiver maior, nós teríamos um ambiente com o ar de baixa qualidade.

 

O que devemos fazer?

 

Primeiramente a medida macro, ou seja, a eliminação da fonte do problema.

Ela pode estar no sistema de climatização de ar condicionado, ou até mesmo no próprio ambiente de trabalho.

Além dos aerossóis temos também a questão química, onde não pode haver mais 1000 PPM (partículas por milhão) de CO2 no ambiente e na questão física a temperatura ideal seria em torno de 22 a 24 graus célsius com a umidade relativa do ar entre 40% e 60%.

A falta de limpeza e manutenção regulares e o mal funcionamento do sistema de ar condicionado podem trazer diversos malefícios a nossa saúde, como lesões sérias no pulmão, olhos, pele.

A forma de implantação e multiplicação dos microrganismos no ar condicionado se dá onde a água condensada é recolhida,

Nessa água eles se multiplicam exponencialmente e com a ajuda do próprio equipamento eles são dispersados pelo ambiente.

 

Existem medidas de prevenção Síndrome do edifício doente?

 



Existem medidas práticas e muito eficazes de prevenção que podem evitar a síndrome do edifício doente, sendo elas:

·       Salas claras e espaçosas;

·       Pouco tecido na decoração;

·       Móveis com superfícies lisas, claras e fácil de limpeza.

 

Essas medidas são muito importantes, mas não podemos esquecer que nada disso vale se o sistema de ar condicionado não for de qualidade e ter um programa de limpeza e manutenção preventiva.

O segredo para evitar a síndrome do edifício doente está ligada a não somente a limpeza e higienização, vem desde as etapas de projeto, instalação e operação do sistema de ar condicionado.

Sem esquecer é claro de ficar atento às normas e legislações.

 

Autor:  Guilherme Severiano Lage / Engenheiro de saúde e segurança.

 

 

 

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