sábado, 21 de maio de 2022

 

 

 

GUIA RÁPIDO SOBRE PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

 


A abreviatura de PPP significa Perfil Profissiográfico Previdenciário, que se refere ao histórico de trabalho dos trabalhadores, que deve conter informações como dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoramento biológico, e refere-se ao período em que os trabalhadores estão engajados nas atividades da empresa. Mas afinal o que é o PPP?

 

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento que deve ser emitido de acordo com o modelo estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Quando o PPP apareceu?

 

O PPP foi criado pelo decreto nº 4.032, de 26 de novembro de 2001, que estipula que, de acordo com o modelo estabelecido pelo INSS, o Perfil Profissiográfico Previdenciário comprova que o segurado está efetivamente exposto a substâncias perigosas.

 

 

No entanto, o INSS somente estabeleceu o modelo de PPP por meio da Instrução Normativa nº 99, de 5 de dezembro de 2003, de modo que o modelo de PPP entrou em vigor em 1º de janeiro de 2004. Como descrito abaixo:

 

 

“Art. 148. A partir de 1º de janeiro de 2004, a empresa ou equiparada à empresa deverá elaborar PPP, conforme Anexo XV, de forma individualizada para seus empregados, trabalhadores avulsos e cooperados, que laborem expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, considerados para fins de concessão de aposentadoria especial, ainda que não presentes os requisitos para a concessão desse benefício, seja pela eficácia dos equipamentos de proteção, coletivos ou individuais, seja por não se caracterizar a permanência.”

 

Objetivo do PPP

 

De acordo com o artigo 265 da Instrução Normativa nº 77/2015, o Perfil Profissiográfico Previdenciário visa:

 

·       Comprovar as condições de obtenção do direito aos benefícios e serviços previdenciários;

 

·       Fornecer aos trabalhadores meios de prova de que os empregadores se apresentam perante a previdência social, outras instituições públicas e sindicatos para a proteção de todos os direitos decorrentes da relação de trabalho, seja ela individual, dispersa ou coletiva;

 

·       Fornecer à empresa meios de comprovação em tempo real, organizar e personalizar as informações de seus diversos departamentos ao longo dos anos, e evitar litígios indevidos e colaboradores relacionados.

 

·       Fornece uma base de informações confiável para gestores públicos e privados como principal fonte de informação estatística para o desenvolvimento da vigilância sanitária e epidemiológica e formulação de políticas públicas de saúde.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

 

 

GUIA SOBRE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

 

 

 

Você sabia que é responsabilidade do empregador instruir e treinar os trabalhadores para o uso correto dos equipamentos de proteção individual?  Portanto, é muito importante fornecer treinamento sobre EPI’s.

 


A sigla EPI refere-se a equipamentos de proteção individual, e a Norma Regulamentadora 06 (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a define como “todo equipamento ou produto usado por um trabalhador pessoalmente para proteger riscos que possam ameaçar a segurança do trabalho e saúde”.

 

Desta forma, o EPI é responsável por proteger e proteger as pessoas, além de minimizar os riscos ambientais no ambiente de trabalho, e promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

 

Exemplos de EPI’s

 

·       Capacete

·       Óculos

·       Protetor facial

·       Respirador

·       Proteção de tronco

·       Luvas

·       Mangas

·       Calçados

·       Macacão

·       Cinturão

 

Importante:

 

·       Os empregadores devem fornecer aos funcionários equipamentos de proteção individual (EPI) no primeiro dia de trabalho.

 

·       O EPI deve estar em perfeitas condições de uso e é verificado principalmente por um certificado de aprovação nacional obrigatório (CA).

 

·       Vale lembrar que, além dos EPI’s, toda empresa deve também contar com EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva).

 

Quer manter sua equipe capacitada?

 

Conte com a RM Consultoria e descubra nossas soluções de treinamento e capacitação para a saúde e segurança do trabalho da sua empresa.

 

A RM é uma empresa de consultoria que atua na área de segurança, saúde ocupacional e Meio Ambiente, contando com a experiência profissional de uma equipe multidisciplinar.

 

O treinamento sobre EPI’s e EPC’s da RM Consultoria aborda sobre o uso e importância destes equipamentos.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...