quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

 




 

COMO EVITAR CHOQUES ELÉTRICOS NO TRABALHO

 


Seja em casa ou no trabalho muitas pessoas já sofreram com um choque elétrico. Conforme a situação pode ser mais forte e caracterizada como acidente de trabalho. A NR-10 é responsável por determinar condições de segurança necessárias para trabalhos em instalações e serviços em eletricidade.

Primeiro o profissional deve ser habilitado para trabalhar na área. Suas atividades abrangem verificar fios desencapados, possíveis curto-circuito, substituição de instalações, verificação de sobrecarga e serviços em eletricidade de maneira geral.

 

O que pode causar choque elétrico?

 

ü fios desencapados;

ü ligações clandestinas;

ü sobrecarga de energia;

ü raios (chuvas);

ü instalações mal feitas;

ü materiais de má qualidade.

 

Para evitar choques elétricos alguns cuidados são necessários

 

ü não se aproximar de fios de alta tensão;

ü sempre utilizar fio terra nos aparelhos;

ü evitar ligar muitos aparelhos na mesma tomada;

ü evitar deixar cabos bagunçados/misturados;

ü em caso de chuvas desligar aparelhos que podem causar sobrecarga;

ü quando perceber situação de risco informar a área responsável.

 

É importante que o funcionário contratado tenha conhecimento em NR-10 e esteja atento a situações de risco para contorná-las e assim diminuir o número de acidentes causados por choques elétricos.

A NR 10 - Instalações e serviços em eletricidade tem como objetivo principal mostrar as condições de trabalho necessárias para uma atividade segura, afim de garantir a integridade física do funcionário.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 




 

CUIDADOS IMPORTANTES PARA QUEM TRABALHA SOB O SOL

 


A exposição excessiva ao sol pode causar diversos danos à saúde do trabalhador. Atividades na Construção Civil, reforma de estradas, agricultura e várias outras exigem cuidados importantes como uso de protetor solar, hidratação e EPI's específicos.

A pele sofre danos diários e ao longo do tempo pode resultar em câncer. Muitos trabalhadores percebem o surgimento de manchas escuras, melasmas, rugas, além do envelhecimento precoce.

Essa exposição pode causar ainda queimaduras solares, insolação e herpes labial.

 

Partes do corpo mais expostas

 

ü rosto;

ü couro cabeludo;

ü orelhas;

ü nuca;

ü lábios;

ü dorso das mãos.

 

Cuidados importantes

 

Protetor solar

 

Ele é indicado para todos os tipos de pele. No entanto, é preciso cuidado na escolha do fator de proteção. Quanto mais sensível a pele maior o fator de proteção.

 

Hidratação

 

Outro cuidado importante para quem trabalha no sol diariamente é se manter hidratado. Altas temperaturas fazem o corpo inchar ainda mais os pés de quem caminha pela construção, pelo asfalto, etc. Tomar água ao longo do dia mantém a temperatura do corpo estável e evita desgaste físico. 

 

Alimentação

 

Durante longas jornadas de trabalho no sol é importante estar bem alimentado para evitar pressão baixa, tonturas, dores de cabeça e outros sintomas de fraqueza. 

Os trabalhadores da sua empresa realizam atividades no sol? Há diálogo de segurança sobre os riscos? A CIPA orienta sobre a importância do uso de EPI's nessas condições? Comente sua experiência e compartilhe essa matéria nas suas redes sociais.

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...