quinta-feira, 7 de novembro de 2024

 



 

PREVENÇÃO DE ACIDENTES: COMO GARANTIR A SEGURANÇA DOS TRABALHADORES

 


Ainda que a legislação faça muitas exigências quanto à prevenção de acidentes, infelizmente, muitas empresas ainda ousam em descumprir as regras.

No entanto, não podemos esquecer que os acidentes de trabalho podem ocasionar a perda da capacidade para o trabalho, temporária ou permanente, ou até mesmo levar o colaborador ao óbito.

Sem contar que, quando a organização investe na segurança dos trabalhadores, há menos perdas de materiais e a diminuição dos custos. Por isso, é importante que as medidas preventivas sejam, devidamente, implementadas no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, no artigo de hoje, trouxe algumas dicas de como realizar a prevenção de acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores de forma prática e eficaz. Confira a seguir!

 

O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho são várias normas, atividades, medidas e ações com o objetivo de promover a prevenção de acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores, ambientes e setores de trabalho.

Além do mais, essa segurança precisa existir na empresa tanto para proteger a integridade física do trabalhador como também na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes nas organizações.

Diante disso, é indispensável que todas as empresas conheçam a regulamentação para a prevenção de acidentes. Assim, os funcionários poderão trabalhar em seus respectivos cargos com mais segurança. O que também é importante para incentivar a cultura de saúde e segurança da instituição.

 

Como fazer a prevenção de acidentes da sua empresa

Logo abaixo, listamos as principais ações de prevenção de acidentes que você pode aderir em sua empresa. Veja a seguir!

 

Seguir as regulamentações de prevenção de acidentes de trabalho

De acordo com o Artigo 163, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, as empresas que têm mais de 20 funcionários precisam implementar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Além disso, a legislação federal dispõe das demais regulamentações referentes à prevenção de acidentes. Como as Normas Regulamentadoras: NR-05 e NR-07.

 

Elaborar um manual de política de segurança dos trabalhadores

Para organizar de forma eficaz o trabalho de todos os funcionários, é recomendado elaborar um manual de política de segurança. Este precisa conter regras com o objetivo de implementar as medidas preventivas no ambiente de trabalho e para as atividades profissionais da empresa.

Vale lembrar da importância de se utilizar uma forma de linguagem simples e clara, para que todas consigam assimilar da melhor maneira todas as informações do manual.

 

Criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

A CIPA possui como objetivo assegurar e promover aos trabalhadores uma segurança de vida e de trabalho. Essa comissão almeja identificar os riscos ocupacionais para que as medidas de prevenção sejam construídas conforme a necessidade da empresa.

Além de abrir o diálogo entre funcionários e seus supervisores para estimular a motivação, engajamento e produtividade dos colaboradores em suas atividades profissionais.

Devemos destacar que, ao formar a equipe da CIPA, a empresa deve fornecer o treinamento a todos os membros para que seja gerado um ambiente formidável e eficaz em pró da segurança dos trabalhadores.

 

Verificar se as regras estão sendo colocadas em prática

Lembre-se de verificar se todas as regras de segurança do trabalho estão sendo, devidamente, colocadas em prática. Para isso, é importante investir em treinamentos e campanhas de conscientização para os colaboradores em relação ao uso correto dos EPIs.

 

Condicionar e atualizar seus funcionários

Nos dias atuais, existem constantes atualizações referente às normas e equipamentos tecnológicos utilizados para fornecer a saúde e segurança dos trabalhadores.

Portanto, a empresa deve montar um planejamento para manter os funcionários atualizados e condicionados quanto às novas medidas preventivas estabelecidas. Afinal de contas, novos riscos podem surgir, o que pode demandar de procedimentos de prevenção mais atualizados.

 

Utilizar equipamentos de proteção individual - EPI

Por fim, para cada cargo e função exercida, existem vários tipos específicos de EPIs. Com isso, é importante identificar quais são os mais adequados para cada colaborador.

Sendo assim, é fundamental manter a empresa atualizada com os equipamentos mais modernos e seguros encontrados no ramo da segurança do trabalho.

 

Conclusão

Como visto, a segurança do trabalho é um assunto que precisa ser discutido constantemente, para que todos os funcionários assimilem a necessidade de ser colocada em prática.

Além disso, a empresa deve estar sempre atenta às exigências das regulamentações e as novidades do mercado.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 



 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES?

 


 

Atualmente, um assunto que tem estado muito em voga entre empresários e colaboradores, é a preocupação com a prevenção de acidentes de trabalho.

Cada vez mais se faz necessário investimentos em segurança do trabalho, isso não só por conta das leis trabalhistas brasileiras que norteiam como as empresas precisam agir, mas também por conta da preocupação que vem atingindo esse setor.

Fazer investimento em prevenção de acidentes de trabalho proporciona inúmeros benefícios econômicos que vão superar os gastos financeiros e de tempo.

Pensando em te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância da prevenção de acidentes, preparamos esse artigo. Então, acompanhe a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

 

O que é a prevenção de acidentes?

A prevenção de acidentes nada mais é do que um conjunto de práticas e ferramentas que tem o intuito de cuidar da saúde e da vida do trabalhador, impedindo que possíveis acidentes de trabalho aconteçam.

Os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem durante o exercício das suas funções e acarretam algum tipo de lesão corporal ou até mesmo a morte.

De acordo com o TST (Tribunal Superior do Trabalho), o Brasil está na 4ª posição do ranking mundial de acidentes de trabalho que levaram à morte.

Basicamente, as práticas e ferramentas que envolvem a prevenção de acidentes de trabalho são compostas por 3 elementos: a máquina, o ambiente e o humano.

Porém, para que a prevenção de acidentes verdadeiramente ocorra, é necessário que se tenha uma consciência coletiva sobre as medidas por parte de colaboradores especializados.

 

Para promover um ambiente de trabalho mais seguro, existem diversas ações de prevenção que precisam ser adotadas como:

·       Normas Técnicas;

·       Normas Educativas;

·       Normas Ambientais;

·       Normas Administrativas;

·       Normas Organizacionais;

·       Normas de Higiene Ocupacional.

 

Assim, com o uso destas normas, é possível construir um ambiente de trabalho com pouca possibilidade de riscos.

Ou seja, adotar essas medidas de prevenção de acidentes de trabalho vai trazer um aumento significativo da eficiência de produção dos seus colaboradores e consecutivamente uma melhora na produção daquilo que a sua empresa vende.

 

Por que ela é importante?

Fica evidente a importância da prevenção de acidentes de trabalho através dos relatórios da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os dados mostram que aproximadamente 5 mil funcionários morrem por dia em todo o mundo, por conta de acidentes que ocorreram no trabalho.

De acordo com a Previdência Social, no Brasil, ocorrem aproximadamente 300 mil acidentes de trabalho e 2,7 mil mortes por ano. Esses dados são alarmantes.

Por isso, é tão importante o investimento em ações de prevenção de acidentes de trabalho para reduzir a atual realidade que os trabalhadores enfrentam no dia a dia.

Investir em segurança do trabalho não traz benefícios apenas para o trabalhador, mas também para a empresa que por conta da maior produtividade passa a ter ganhos financeiros que superam os gastos com investimentos na prevenção de acidentes.

 

Por que investir na prevenção?

Se você quer reduzir o número de acidentes na sua empresa e conseguir contabilizar os ganhos que você terá com isso, investir em prevenção de acidentes de trabalho pode ser a solução.

Isso vai ficar claro quando você for fazer a análise dos custos envolvidos em um acidente de trabalho como: reabilitação do colaborador, contrato de mão de obra temporária, afastamentos, transporte do funcionário acidentado, indenizações, gastos com materiais danificados, entre outros.

 

Para que você possa prevenir e evitar todos estes custos, basta investir de maneira eficiente e efetiva em práticas e ações para a prevenção de acidentes de trabalho como:

·       Faça um plano de prevenção;

·       Crie programas de prevenção de acidentes;

·       Realize as ações de prevenção e primeiros socorros;

·       Defina uma comissão interna de prevenção de acidentes.

 

O que vai refletir consideravelmente no aumento da produção e consecutivamente no aumento do lucro da empresa.

Agora que você já sabe a importância da prevenção, e também já sabe quais são as medidas que devem ser adotadas para evitá-los, é só colocar em prática.

E aí, gostou do nosso texto? Então, não se esqueça de compartilhar com quem você acha que também pode se interessar pelo tema.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...