sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

 





 

COMO A SEGURANÇA NAS OPERAÇÕES DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PESADOS PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

 

 

Eu estava em um encontro de gestores de QSMS-RS de grandes obras, mineração, etc…

Entre os colegas que não nos víamos há algum tempo comentávamos que certas coisas na Segurança do Trabalho não mudam e as estatísticas continuam sendo altas, infelizmente.

Cada ano, somente em construção de estradas, terraplanagem, mineração, barragem e outros serviços ligados a equipamentos pesados, mais de 20 mil trabalhadores ficam feridos na área de trabalho.

 

Isto somado a mais 100 mortes.

Estes acidentes são frequentemente um resultado de sobreposições, colisões ou incêndios. Eles envolvem equipamentos pesados, 35% são o resultado de contato direto.

Muitos destes incidentes poderiam ter sido evitados por meio de medidas simples de segurança e é fato que o número de feridos e fatalidades envolvendo equipamentos pesados está em ascensão.

Em um esforço para diminuir os incidentes envolvendo a operação de equipamentos pesados, baseados em nossa experiência e vivência em grandes obras, listamos algumas sugestões para nosso dia a dia que gostaria de compartilhar com você meu, colega leitor.

 

Bom lembrar:

Não acredito em 10 dicas de…, 7 maneiras de…, pois cada um tem uma variável ou mais em seu dia a dia e se essas dicas, instruções de especialistas em percepção de risco, comportamento seguro ou com seus mantras dessem certo, acidentes não aconteceriam, certo?

 

Vamos lá e espero ajudar.

São apenas lembranças e comentários que gostaria de compartilhar

 

Evite pontos cegos

É fundamental que os operadores de equipamentos pesados tenham a certeza que não há ninguém ou nada atrás deles antes que eles comecem a operação.

Para evitar pontos cegos, às vezes o operador deve sair de sua máquina e ir dar uma volta para olhar e certificar que está tudo livre.

Espelhos ou retrovisores não fornecem uma amplitude de visão de 360 graus.

É muito pouco tempo que se gasta para sair da máquina e olhar. Pode salvar uma vida!

 

Mantenha comunicação constante

É vital que os operadores mantenham comunicação constante com os outros da equipe em sua volta e seus supervisores.

Rádios em dois sentidos são, atualmente, a melhor maneira de fazer isto.

 

Use cintos

Em cada veículo é importante usar cintos de segurança.

Isto é tão importante para operadores de equipamentos pesados, como para carros e caminhões.

Se o veículo rola, usando um cinto mantém o operador de ser descartado do veículo.

 

Cintos de segurança salvam vidas!

Os empregadores devem fornecer cintos apropriados em equipamentos pesados como parte dos regulamentos para equipamentos de proteção do trabalhador.

 

Utilize a regra dos três pontos de apoio para sair e entrar

Muitos operadores têm se ferido ou morrido devido ao descuido para entrar ou sair de suas máquinas.

Não se pula ou se joga fora de uma máquina ou equipamento.

É importante manter contato de três pontos: usar as duas mãos e um pé ou dois pés e uma mão para entrar ou sair com segurança.

 

Carregue e descarregue com segurança

Antes de carregar ou descarregar, certifique-se de que seu equipamento esteja bem nivelado.

Isso reduz a chance de o veículo rolarem ou deslizarem.

Certifique-se de que as pessoas estão longe da área de carga ou descarga, sempre bom ter alguém de fora observando.

 

Realize uma verificação antes de iniciar o trabalho sobre os riscos e perigos

Antes de iniciar o trabalho na área, realize uma verificação visual para sobrecarga e perigos, como buracos, valas, fios, linhas de gás e cabos.

Estas devem ser sinalizadas para identificação.

Onde são feitos furos, criar barreiras para evitar que os colaboradores ou visitantes na área de trabalho caiam inadvertidamente neles.

 

Evite o arranque inesperado

Antes de concluir qualquer manutenção, na qual o arranque inesperado pode causar ferimentos ou morte, o veículo tem que estar complementarmente desligado.

 

Conheça e obedeça aos limites de carga

Saber os limites de carga para o tamanho e peso para o equipamento usado.

 

Certifique-se de carga está protegida usando acessórios corretos

Fazer uma verificação visual na máquina, inspecionar regularmente para desgastes ou ruptura.

Antes de mover uma carga certifique-se que os colaboradores estão em segurança e fora do caminho.

 

Inspecione diariamente

Antes de iniciar a operação todos os dias é importante fazer uma inspeção. Para isso, use uma lista de verificação.

Procure por mangueiras rachadas ou soltas, vazamento de fluidos, etc.

Verificar os níveis de fluidos e pressão de pneu.

Quando a lista de verificação for concluída, relatar qualquer preocupação para manutenção.

 

Reconheça os seus limites físicos e emocionais

Todos nós temos diferentes capacidades físicas, mentais e emocionais. Além disso, estas mudam com a idade e experiência.

Para sua própria segurança e a segurança de seus colegas de trabalho, nunca se coloque em uma situação na qual você esteja fazendo uma tarefa que se sente fisicamente, mentalmente ou emocionalmente incapaz.

 

Expresse suas preocupações

Tenha cuidado extraem situações de trabalho estressante. Peça para obter instruções mais claras.

Solicite um observador/vigia.

Solicite que um operador mais experiente conclua esta parte específica do trabalho.

É importante que você vá ao trabalho de alerta, calmo, produtivo e otimista.

Os colaboradores que estão estressados, distraídos, deprimido ou com raiva, frequentemente realizam julgamento equivocado e podem causar incidentes fatais ou lesões.

Se precisar de ajuda, pergunte ao seu supervisor.

 

Como comentei no início, não são dicas ou jeitos de se fazer, mas sim, um consenso de uma conversa entre colegas de QSMS-RS sobre como proceder e orientar os colaboradores que operam máquinas e equipamentos pesados.

 

 

 

 

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GESTÃO DA SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE EM QSMS E A TEORIA DA JANELA QUEBRADA.

 

 



Venho comentado em meus textos que não existe zona de conforto para quem atua na área de QSMS e Sustentabilidade.

Principalmente no Gerenciamento de Riscos das atividades, seja em fábrica, trecho, mineração, óleo e gás ou energia.

Sou fã número 1 de caminhadas de QSMS nas áreas de produção e trechos, pois é uma oportunidade única de verificar como anda a situação quanto às questões de qualidade, segurança, proteção ao meio ambiente, saúde ocupacional e a relação com as comunidades.

Quem fica sentado na frente do computador todo o tempo pode esperar surpresas desagradáveis: acidentes de trabalho e acidentes ambientais têm data e hora marcada para acontecer se você não se antecipar aos desvios.

 

E qual a relação do QSMS com a teoria da janela quebrada?

Esse tema também é o que mais pedem em minhas palestras ou treinamentos.

A teoria da janela quebrada é baseada num artigo com o título “Broken Windows” de James Q. Wilson e George L. Kelling, que surgiu em março de 1982.,

 

Ela é mais ou menos assim…

Imagine um edifício desocupado com algumas janelas quebradas. Se não forem consertadas as janelas, mais serão quebradas com certeza, depois pichadas e o prédio invadido.

Com o tempo, a situação vai piorando mais e mais, o vandalismo ocorre com maior frequência e passa ser natural termos um edifico todo destruído.

Uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo, dizem os autores do estudo, é resolver os problemas quando eles são pequenos.

Reparar as janelas quebradas rapidamente, dizem os autores, vamos verificar que os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais.

 

Então, o que a teoria da janela quebrada tem a ver com a gestão de QSMS?

 

·       Qual a origem dos acidentes, tanto de trabalho, quanto os ambientais?
Qual a origem dos conflitos com as comunidades?
Qual a origem de produtos não conformes?

 

Desvios, quase acidentes e a falta de rapidez em tratar cada um.

A teoria da janela quebrada é sobre comportamento, atitude, comprometimento para que os pequenos desvios não passem a ser encarados dentro do normal.

 

E precisam ser atacados imediatamente!

Quando assumi a gestão de QSMS e Sustentabilidade em uma planta química na Ásia, o cenário era o seguinte ao chegar:

Essa planta estava com uma taxa alta de acidentes fatais e acidentes ambientais.

Na primeira caminhada de QSMS, observei que as normas de segurança e procedimentos não eram aplicadas como deveriam ser.

Quase ninguém usava EPI’s no chão de fábrica, piso sujo, escorregadio e ferramentas jogadas para todos os cantos.

Constatei que diretores, gerentes e supervisores também não usavam EPI’s enquanto estavam no chão de fábrica.

 

Esta era nossa janela quebrada!

Durante meses tentei melhorar nossos procedimentos de QSMS, sem sucesso.

Precisávamos fazer cumprir todas as regras de segurança e procedimentos em geral.

Não era incomum para os funcionários na fábrica e da administração ignorar a maioria das regras, normas e procedimento.

Segurança não era tão importante quanto a produção (alguma semelhança com seu local de trabalho?).

Trabalhar em equipamentos funcionando sem proteção era normal (um colaborador já tinha perdido um braço).

EPI’s não eram usados, LOTO foi negligenciada e a lista não parava de crescer.

Ninguém se machuca porque quer, no entanto, nessa fábrica, as medidas de controle necessárias para manter as pessoas seguras não eram utilizadas, ou melhor totalmente ignoradas.

 

Em que situação tinha entrado!!!

Tinham me dito antes de assumir o desafio que essa fábrica era a que possuía a mais alta taxa de acidentes de todas as nossas fábricas globalmente.

Após meses de insucesso, aproveitei a vinda do CEO e o Board para uma visita.

Em uma sessão de brainstorming com nosso CEO e o Board para discutir o nosso problema de QSMS e como mudar a situação, expliquei a teoria da janela quebrada.

Precisávamos começar a reforçar todos os procedimentos de QSMS e elevar a segurança como um VALOR e dar prioridade número 1 em importância.

 

Liderança, por exemplo, era o que eu pedia.

Você tem sido um líder coerente com seu discurso? Tem agido pelo exemplo? Perguntei a todos!

Pensei: “agora vou ser demitido”. Mas fiquei quase 17 anos e cheguei ao corporativo.
Era importante naquele momento que a gestão aderisse aos valores.

Se a segurança não é valorizada por eles, não seria valorizada pela força de trabalho.
Segurança requer esforço e, mais ainda, procedimentos.

 

Cada vez que uma regra de segurança é quebrada e não imposta, ele envia uma mensagem que a segurança não é importante.

Ao não corrigir violações de segurança menores, nós criamos uma cultura que não valoriza segurança.

As medidas de controle projetadas para proteger os empregados podem ser desconsideradas e existe o perigo onde deveria haver nenhum.

 

Os gerentes precisam ter a certeza de que todas as regras de segurança são aplicadas em todos os níveis.

Segurança deve ser vista como importante o suficiente para fazer cumprir todas as regras de segurança.

É preciso esforço para impor regras de segurança, assim como é preciso esforço para o trabalho seguro.

 

Este esforço deve começar com a gestão e vir de cima para baixo através da organização.

Tudo que vem com a força de água do chuveiro funciona e com a força da água de bidê, não (essa eu ouvi de um peão).

Obtive apoio do CEO e começamos a cumprir todas as regras de segurança em nossa fábrica, não deixando nenhum desvio que fosse para tratar para depois.

Nos certificamos de que qualquer um no chão de fábrica portasse EPI’s, seguindo os procedimentos. Reuniões de segurança passaram a ser rotineiras.

Diretores e gerentes em todos os níveis, caminhando pelo chão da fábrica, passaram a cumprir as normas e dar um bom exemplo.

Começamos uma prática de início de todas as reuniões com QSMS como o primeiro tema da agenda.

 

Nossa fábrica deixou de ser a pior nas questões de QSMS em toda organização global e passou a ser um dos melhores. Recebemos um prêmio como resultado de nosso esforço.

A equipe foi fundamental para o sucesso da transformação, o apoio da diretoria em adotar como sendo um VALOR o QSMS e passar dar o exemplo também.

Mas o ataque imediato para tratar todos os desvios e quase acidentes com tolerância zero e sem deixar para depois, foi crucial para o sucesso.

 

 

 

 

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