sexta-feira, 28 de julho de 2023

 





 

APR: O QUE É E COMO FAZER UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS

 



A análise preliminar de riscos é um levantamento que objetiva antecipar possíveis ameaças à saúde do funcionário no ambiente de trabalho. Apesar de não ser possível evitar 100% dos problemas, com a APR eles podem ser minimizados.

Para determinar quais medidas de prevenção devem ser adotadas pela empresa, é necessário saber como fazer uma APR eficiente. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar os pontos frágeis e trabalhar para corrigi-los.

É importante registrar de modo assertivo quais são os maiores riscos de acidente e falhas de execução através do mapeamento de atividades.

 

O que a Análise Preliminar de Riscos 

A APR consiste em uma ferramenta que promove o estudo de uma determinada atividade, com a finalidade de identificar os possíveis riscos presentes nela.

Os perigos podem e devem ser minimizados pelas empresas, mas os trabalhadores também precisam tomar parte na responsabilidade pela sua segurança e de seus colegas de atividade. Afinal, quase todo risco pode ser identificado e, então, controlado.

Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s, por exemplo, são aqueles dispositivos ou produtos, usados pelo trabalhador, que têm a função de proteger contra riscos capazes de ameaçar sua segurança e saúde. 

Eles têm um papel fundamental para diversas categorias profissionais, desde os que trabalham em obras até os que exercem atividade em hospitais. 

É muito importante que os trabalhadores façam o uso correto dos EPIs para garantir a própria segurança e integridade. Para tal, é necessário um controle assertivo em seu uso. Por isso, os gestores precisam estar atentos. 

Além dos EPI’s, existem normas que regulam as atividades visando maior segurança. 

 

Quais NR’s falam da APR?

As Normas Regulamentadoras - NR’s são uma série de obrigatoriedades que ajudam a manter a segurança e a saúde do empregado no ambiente de trabalho.

 

A APR é uma avaliação de riscos obrigatória nas seguintes NR’s:

·       NR 12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), segundo o item 12.39 letras “a”, e vários outros itens;

·       NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) segundo o item 18.37.7.4;

·       NR 20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) segundo o item 20.7.3, e também em outros itens;

·       NR 33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) segundo o item 33.4 letras “a”, e vários outros itens;

·       NR 34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval) segundo o item 34.2 letras “d”, e vários outros itens;

·       NR 35 (Trabalho em Altura) segundo o item 35.4.5, e vários outros itens;

·       NR 36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados) segundo o item 36.9.3.3.

 

Vale destacar que na NR 18 a APR aparece em situação bem peculiar: 

 

“18.37.7.4 As tarefas envolvendo soluções alternativas somente devem ser iniciadas com autorização especial, precedida de Análise Preliminar de Risco – APR e Permissão de Trabalho – PT, que contemplem os treinamentos, os procedimentos operacionais, os materiais, as ferramentas e outros dispositivos necessários à execução segura da tarefa. ”

 

Embora obrigatória apenas nestas NR’s, a análise preliminar de riscos pode e deve ser feita em outras situações. A segurança deve ser sempre uma prioridade do seu negócio.

 

Quais profissionais podem emitir?

A APR pode ser assinada por um profissional terceirizado ou funcionário da empresa, desde que tenha conhecimento na área de Segurança do Trabalho. 

A documentação da análise preliminar de riscos é de extrema importância e deve ser feita por meio da assinatura de todos os profissionais envolvidos na atividade analisada.

Após essa etapa, o documento deve ser arquivado, possibilitando que consultas sejam realizadas sempre que necessário.

Tal procedimento viabiliza a criação de uma linha do tempo que informa os riscos e medidas preventivas adotadas pela empresa para eliminar, gerenciar e controlar cada risco.  

 

Qual o principal objetivo da APR?

A segurança e a integridade dos funcionários deve ser a prioridade de toda empresa.

Além dos perigos mais óbvios no ambiente laboral, devemos lembrar que existem aqueles que passam despercebidos e que acabam por se tornar conhecidos somente depois que os acidentes acontecem.

A APR é importante, pois torna possível mapear até os perigos mais escondidos. Além disso, põe em evidência os riscos comuns e que costumam ser ignorados, como um piso molhado sem nenhum tipo de aviso ou uma escada sem corrimão.

Saber identificar e calcular o risco de se expor a um determinado perigo é a melhor maneira de avaliar se aquele risco é controlável e aceitável. A análise preliminar de riscos objetiva, portanto, prever possíveis riscos e planejar ações para controlá-los.

 

PT e APR: qual a diferença

A permissão de trabalho (PT) ou permissão para trabalho (PPT) é um documento de prevenção, controle e autorização para a realização de determinada atividade, seja em máquinas, áreas e/ou equipamentos.

Sendo assim, a análise de riscos e a permissão para trabalho possuem relação direta.

Em muitos casos, para que a PT ocorra é necessário um APR preliminar. Ou seja, a análise preliminar de riscos é uma das fases da PT.

 

Como fazer uma APR?

Para entender como fazer uma APR com eficiência, o primeiro passo é compreender as necessidades de campo e as etapas cruciais de execução em cada área da empresa. 

O objetivo é que ao finalizar essa coleta de dados, seja possível identificar os riscos operacionais de acordo com o potencial de impacto para o negócio.

Além de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, a avaliação preliminar de riscos também pode estabelecer quais são as ameaças para o meio ambiente, para o serviço prestado, para o patrimônio e para a imagem da empresa. 

Confira, a seguir, as etapas que são importantes para realizar corretamente a APR:

 

Colete os dados

São os dados reais a respeito da atividade, dos funcionários e da empresa que irão nortear as ações preventivas de riscos. 

Por isso, é preciso coletar informações sobre possíveis perigos, bem como listar os riscos em cada etapa. Aqui, é importante especificar também os responsáveis por cada tarefa e os equipamentos utilizados, incluindo os EPI’s obrigatórios. 

Tudo que for coletado nesse levantamento deve ser registrado em um documento, cujo conteúdo poderá ser aprimorado sempre que necessário. 

 

Identifique causas e vulnerabilidades 

É necessário também identificar e detalhar as potenciais causas de acidentes. Nessa etapa, é importante ter ciência dos seus efeitos, com suas respectivas gravidades. 

Como exemplo podemos pensar que um determinado profissional corre o risco de sofrer queimaduras ao utilizar um equipamento específico. 

 

Algumas perguntas que devem constar são: 

·       É o equipamento que pode causar esse dano ou a forma com que ele é utilizado?

·       Quais as chances desse problema acontecer?

·       É possível prever a gravidade da queimadura? 

 

Sendo assim, estes itens devem ser analisados, detalhando as pessoas e os bens expostos à ameaça. Tais informações ajudarão a direcionar os profissionais de Segurança do Trabalho a adotarem medidas eficazes que resguardem a vida e o patrimônio.

 

Planeje as ações 

Após a coleta de dados e a análise dos riscos, causas e efeitos, é hora de realizar a APR propriamente dita. Ou seja, é nessa etapa que se planejam as ações a serem adotadas para lidar com os problemas encontrados, bem como corrigi-los.

Para que as medidas de segurança tenham efeito, é essencial delimitar regras, normas e boas práticas, de forma a garantir a segurança dos funcionários.

Todas as informações e normas devem ficar registradas em um documento assinado pelos envolvidos e de conhecimento da empresa. Além disso, as medidas devem ser reforçadas entre as demais equipes, através de treinamentos e capacitações.

 

Divulgue para os funcionários

Com a APR concluída, é importante reunir todas as informações para facilitar consultas posteriores. As pessoas que estão expostas aos perigos identificados devem estar bem informadas sobre como agir para evitar acidentes. 

Essa documentação precisa ter uma cópia controlada em um local de fácil acesso, e deve contar com um texto de fácil compreensão para todos que terão acesso a ele.

A adoção do Procedimento Operacional Padrão - POP ajuda a manter a segurança da equipe. Ele visa a padronização dos processos realizados por uma empresa.

O POP é uma espécie de manual que orienta os funcionários em suas tarefas cotidianas, com o objetivo de evitar erros e garantir a qualidade e a segurança das tarefas, produtos e serviços.

Além disso, a APR é uma documentação viva, que deve ser constantemente atualizada e compartilhada!

 

Monitore e analise os resultados

Para garantir a segurança nas atividades realizadas pelos funcionários, é vital monitorar as ações e analisar os resultados da adoção das práticas propostas pela APR. 

 

Considerações sobre Análise Preliminar de Riscos

A análise preliminar de riscos é uma atividade fundamental para garantir a segurança e a saúde dos funcionários. Com ela, é possível prever a maioria dos problemas e agir para que não se concretizem.

Via de regra, acidentes são evitáveis. E mesmo os que ocorrem por alguma imprevisibilidade podem ser melhor gerenciados quando a empresa tem uma área voltada eficientemente para a Segurança do Trabalho.

Para ajudar na gestão das equipes em campo, a tecnologia tem se mostrado uma interessante aliada. Portanto, coordenar inúmeros processos e atividades – onde outros setores dependem do seu sucesso e bom andamento – com um aplicativo, torna o trabalho do gestor mais rápido e com menor taxa de erros.

 

 



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 SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

 


Segundo os últimos índices divulgados pelo IBGE, existem no Brasil mais de 130 mil empresas ativas no setor da Construção Civil. O mesmo relatório mostra que quase 2 milhões de pessoas estão alocadas na área. Vinculado a esses números, o alto número de acidentes em obras evidencia a necessidade da conscientização sobre segurança do trabalho na construção civil.

Dados da ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho, mostram que a taxa de mortalidade no trabalho na construção civil é de 11,76 casos para cada grupo de 100 mil. Esse número é mais que o dobro da média brasileira, que é de 5,21 mortes para cada 100 mil vínculos. 

Se você deseja conhecer as normas de segurança do trabalho na construção civil, continue conosco, pois traremos um guia completo sobre o assunto. Confira! 

 

A importância da Segurança do Trabalho na Construção Civil

A importância da segurança do trabalho na construção civil vai além de apenas prevenir acidentes, apesar deste ser o seu maior propósito. Acima de tudo, a segurança do trabalho é um conjunto de métodos e ferramentas que visa a preservação da saúde física e mental do trabalhador.

A necessidade de incentivo às práticas de segurança no trabalho é ainda maior na construção civil, uma vez que esse é um dos setores com maior risco de acidentes para os trabalhadores. 

E para ajudar, as Normas Regulamentadoras específicas passaram por atualizações recentes, a fim de acompanharem a realidade do setor.  

Segundo dados da ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho, o último Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (2017) mostrou que na construção civil, houve 30.025 acidentes de trabalho neste ano. O número de afastamentos do emprego por mais de 15 dias no setor chegou a 11.894, o que representa 8,3% do total.

Nesse sentido, um programa de segurança do trabalho na construção civil é indispensável para a criação de um ambiente seguro para todos os envolvidos na obra.

 

Afinal, quem é o responsável pela segurança na obra?

Todas as pessoas envolvidas na construção têm participação na manutenção de um ambiente de trabalho seguro. No entanto, o principal encarregado pela segurança no canteiro de obras é o Engenheiro de Segurança do Trabalho. Esse profissional pode ser um engenheiro, arquiteto ou agrônomo que tenha cursado pós-graduação em Segurança do Trabalho.

 

Outros profissionais têm papel fundamental na segurança das obras. A saber: 

·       Técnico em Segurança do Trabalho; 

·       Médico do Trabalho;

·       Enfermeiro do Trabalho;

·       Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. 

 

Quais são os principais riscos na Construção Civil?

Os indicadores de segurança do trabalho na construção civil mostram que os principais riscos relacionados a acidentes no trabalho em obras são:

·       Morte;

·       Invalidez;

·       Danos físicos a terceiros;

·       Danos materiais causados a vizinhos; 

·       Perdas financeiras causadas por interrupções na obra;

·       Danos ao maquinário.

Quais as principais NR’s da construção civil?

O Ministério do Trabalho determina um total de 38 NR’s, (normas reguladoras) com objetivo de criar um ambiente de trabalho seguro. Veja abaixo as principais normas reguladoras no mercado da construção civil: 

 

NR 3 – Embargo ou Interdição

A NR 3 determina a possibilidade de paralisação imediata de uma obra, atividade ou máquina, caso haja risco iminente aos funcionários e envolvidos. Então, essa norma serve para garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os presentes na obra.

Caso um auditor fiscal verifique uma obra e constate que algo oferece risco à integridade dos colaboradores, ele pode determinar a paralisação da atividade, resguardado pela NR 3. Esse embargo pode ser total ou parcial.

 

NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)

A NR 4 é uma norma intrínseca ao SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) nas empresas. O SESMT é um conjunto de práticas que visa garantir a Segurança do Trabalho e a NR 4 é responsável por regimentar o seu funcionamento.

A NR 4 tem como função estabelecer parâmetros e requisitos para a manutenção e aperfeiçoamento do SESMT. Por exemplo: a NR 4 determina cinco profissionais para a formação do SESMT, todos com especialização na área. sendo eles:

·       Técnico em Segurança do Trabalho;

·       Engenheiro de Segurança do Trabalho;

·       Médico do Trabalho;

·       Enfermeiro do Trabalho;

·       Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. 

 

NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos

A NR 9 tange a avaliação e controle das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos. Ou seja, ela tem como objetivo assegurar condições salubres no ambiente de trabalho. 

Houve uma atualização nesta norma e o novo texto está valendo desde janeiro de 2022. Entre as principais mudanças, estão a inclusão do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais - GRO) e do PGR na NR 1, que anteriormente faziam parte da NR 9. 

Dessa forma, a nova NR 9 destina-se exclusivamente aos requisitos de avaliação e controle de riscos ocupacionais.

 

NR 18 – Segurança do Trabalho na construção civil

Por fim, a NR 18 também fala sobre as condições de trabalho e preservação do meio ambiente, mas especificamente no mercado da construção civil. A norma abrange diversos campos do setor, desde grandes obras até empresas de pintura residencial/predial, entre outros. 

De forma geral, seu objetivo é traçar diretrizes para criação de um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores do setor, assim como para a população em geral, no arredor das obras.

 

Veja abaixo as 12 áreas centrais de atuação da norma:

·       Programa de Gerenciamento de Riscos;

·       Áreas de vivência;

·       Instalações elétricas;

·       Etapas de obra (demolições, escavações, impermeabilização, entre outros);

·       Escadas, rampas e passarelas;

·       Medidas de proteção contra quedas de altura;

·       Máquinas, equipamentos e ferramentas;

·       Movimentação e transporte de materiais e pessoas;

·       Andaimes e plataformas de trabalho;

·       Sinalização de segurança;

·       Capacitação;

·       Serviços em flutuantes.

 

Qual a diferença entre uma NR e uma NBR?

Ambas são diretrizes e normativos importantes para empresas que visam a criação e manutenção de um ambiente de trabalho seguro. De forma geral, as principais diferenças estão nos objetivos e na obrigatoriedade do cumprimento de cada uma delas.

Para elucidar, veja abaixo o conceito de cada uma:

 

NR

As NR’s - Normas Regulamentadoras: são responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego. Elas têm como objetivo principal assegurar o cumprimento das leis de segurança do Trabalho, e isso é feito por meio de instruções e procedimentos. 

As Normas Regulamentadoras possuem validade em todo o território nacional e são de caráter obrigatório. Isso significa que todas as empresas têm o dever de seguir essas regras e podem enfrentar problemas legais, caso as negligenciem. 

 

NBR

Por sua vez, as NBR’s - Normas Brasileiras: referem-se a normas técnicas que padronizam procedimentos. Essas normas são definidas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, e tem como objetivo padronizar os processos nas empresas. 

Enquanto há 38 NR’s em vigor no Brasil, as NBR’s já passam de 8 mil. Nesse sentido, nem todas as NBR’s são obrigatórias ou implicam em risco legal, muitas têm caráter apenas educativo.

 

Principais documentos de segurança do trabalho na construção civil

Para manter a segurança do trabalho na construção civil é imprescindível estar atento às normas regulamentadoras, o que inclui estar em poder dos principais documentos de segurança do trabalho. Veja abaixo os 5 principais documentos e quais as suas importâncias:

 

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

É obrigatório para todas as instituições que mantenham trabalhadores com vínculo CLT. O programa estabelece a obrigatoriedade de exames médicos em caso de admissão, realocação de cargo e demissão. 

Esses exames têm como objetivo atestar a capacidade física do funcionário para desempenhar a função, assim como identificar e prevenir danos causados referentes à função exercida. 

 

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA

É uma normatização que opera em nível federal e tem como objetivo estabelecer uma metodologia para evitar e combater riscos à integridade física e mental do trabalhador. 

Os riscos ambientais podem ser causados por agentes físicos, químicos ou biológicos que representem ameaça ao empregado. Essa é uma normatização obrigatória para todas as empresas.

 

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho – PCMAT

É uma norma do Ministério do Trabalho direcionada exclusivamente para a construção civil. Esse documento tem como objetivo garantir a integridade da saúde de todas as pessoas envolvidas nesse segmento. Em outras palavras, isso se aplica a funcionários terceirizados, fornecedores e até mesmo visitantes.

 

Diálogo Diário de Segurança – DDS

É voltado para os próprios funcionários de uma empresa. Ele serve para promover a conscientização sobre os cuidados em um ambiente de trabalho.

Como o nome sugere, essa metodologia é aplicada por meio de conversas com os funcionários sobre os riscos a que eles são expostos e como minimizá-los. Assim, temas como cuidados com a saúde, meio ambiente e bem-estar emocional são rotineiros nessas conversas.

 

Permissão de Trabalho – PT 

É basicamente um alvará que indica que aquele ambiente possui permissão para execução de um trabalho de risco. O documento precisa ser preenchido pelo técnico em segurança do trabalho, antes do início da atividade em questão. 

 

Como manter a segurança no canteiro de obras

Cabe à gestão implementar a cultura de prevenção de acidentes. Isso é especialmente importante na construção civil, afinal o ambiente de obras pode oferecer vários riscos à vida dos trabalhadores.

 

Tenha uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 

é um comitê composto por empregados e empregadores de uma empresa. Seu objetivo é prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A CIPA está presente na CLT, sendo uma exigência legal para empresas com mais de 20 funcionários. Os membros da comissão devem se reunir com frequência para avaliar riscos, buscar resoluções e conscientizar os demais funcionários.

 

Implemente o SESMT

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) são uma equipe de profissionais da área da saúde do trabalho. O principal objetivo do SESMT é promover a saúde ocupacional nas organizações.

Esse time conta com profissionais como engenheiros de segurança e médicos do trabalho e tem o objetivo de planejar e executar as políticas de SST dentro de uma empresa.

 

Aplique o DDS

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma ação para prevenção de acidentes desenvolvida por meio de conversas com os trabalhadores. A intenção é informar a equipe sobre os riscos envolvidos na função e como evitá-los. 

O DDS é feito diariamente e as reuniões da equipe duram cerca de 10-15 minutos. Durante a conversa, são abordados temas diversos além da prevenção de acidentes, como meio ambiente e saúde mental. 

 

Realize manutenções preventivas

A manutenção preventiva deve ser feita com a devida periodicidade e cobrir todos os equipamentos que ofereçam risco de acidente em caso de falha. A manutenção é a principal forma de detectar defeitos em fase inicial e agir sobre eles antes que a situação saia do controle.

 

Assegure o uso de EPI’s e EPC’s

Canteiros de obras possuem diversos itens que podem causar danos à saúde humana, por isso o uso de equipamentos de proteção individuais e coletivos EPI’s e EPC’s é fundamental para garantir a segurança do trabalhador. Além disso, o não uso adequado desses itens pode acarretar problemas legais para a empresa.

 

Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado

Canteiro de obras não precisa ser sinônimo de ambiente bagunçado. Isso porque manter as condições adequadas de trabalho na obra é fundamental para diminuir os números de acidentes.

Por isso, não deixe vergalhões expostos e nem objetos pontiagudos e ferramentas jogados. O cumprimento desse item pode ser observado durante a inspeção da obra.

 

Conte com tecnologia na obra

Por fim, a tecnologia, que já está presente na maioria das ações de SST, pode ser uma aliada na manutenção de um canteiro de obras seguro. A automatização dos processos garante excelência na execução dos mesmos, além de otimizar o tempo da equipe.

A nossa solução possui recursos ideais para as equipes de saúde e segurança do trabalho. Por exemplo: gerenciamento de vistorias, checklists por imagem, criação de workflows, relatórios completos e muitos muito mais.

 

Quer mais benefícios? Construtoras que já são clientes podem contar com os módulos de integração para realizar de inspeções via aplicativo, sem precisar de conexão com a internet. Na palma da mão, é possível inspecionar unidades de venda, contratos e medições e pedidos de compra e entrega, além do realizar avaliação de fornecedores.

Como vimos, é de extrema importância manter boas práticas de segurança do trabalho na construção civil, a fim de evitar acidentes graves e até mesmo fatais. O descumprimento dessas práticas, por sua vez, põe em risco a segurança de todos os envolvidos na obra.

 

 

 

 

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