APR:
O QUE É E COMO FAZER UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS
A análise preliminar de riscos é um levantamento que
objetiva antecipar possíveis ameaças à saúde do funcionário no ambiente de
trabalho. Apesar de não ser possível evitar 100% dos problemas, com a APR eles
podem ser minimizados.
Para determinar quais medidas de prevenção devem ser
adotadas pela empresa, é necessário saber como fazer
uma APR eficiente. Dessa forma, torna-se mais fácil identificar os
pontos frágeis e trabalhar para corrigi-los.
É importante registrar de modo assertivo quais são os
maiores riscos de acidente e falhas de execução através do mapeamento de
atividades.
O que a Análise Preliminar de Riscos
A APR consiste em uma ferramenta que promove o estudo
de uma determinada atividade, com a finalidade de identificar os possíveis
riscos presentes nela.
Os perigos podem e devem ser minimizados pelas
empresas, mas os trabalhadores também precisam tomar parte na responsabilidade
pela sua segurança e de seus colegas de atividade. Afinal, quase todo risco
pode ser identificado e, então, controlado.
Os Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s,
por exemplo, são aqueles dispositivos ou produtos, usados pelo trabalhador, que
têm a função de proteger contra riscos capazes de ameaçar sua segurança e
saúde.
Eles têm um papel fundamental para diversas categorias
profissionais, desde os que trabalham em obras até os que exercem atividade em
hospitais.
É muito importante que os trabalhadores façam o uso
correto dos EPIs para garantir a própria segurança e integridade. Para
tal, é necessário um controle assertivo em seu uso. Por isso, os gestores
precisam estar atentos.
Além dos EPI’s, existem normas que regulam as
atividades visando maior segurança.
Quais NR’s falam da APR?
As Normas Regulamentadoras - NR’s são uma
série de obrigatoriedades que ajudam a manter a segurança e a saúde do
empregado no ambiente de trabalho.
A APR é uma avaliação de riscos obrigatória nas seguintes NR’s:
· NR
12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos), segundo o item 12.39
letras “a”, e vários outros itens;
· NR
18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da
Construção) segundo o item 18.37.7.4;
· NR
20 (Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis) segundo
o item 20.7.3, e também em outros itens;
· NR
33 (Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados) segundo o item
33.4 letras “a”, e vários outros itens;
· NR
34 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e
Reparação Naval) segundo o item 34.2 letras “d”, e vários outros itens;
· NR
35 (Trabalho em Altura) segundo o item 35.4.5, e vários outros itens;
· NR
36 (Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de
Carnes e Derivados) segundo o item 36.9.3.3.
Vale
destacar que na NR 18 a APR aparece em situação bem peculiar:
“18.37.7.4
As tarefas envolvendo soluções alternativas somente devem ser iniciadas com
autorização especial, precedida de Análise Preliminar de Risco – APR e
Permissão de Trabalho – PT, que contemplem os treinamentos, os procedimentos
operacionais, os materiais, as ferramentas e outros dispositivos
necessários à execução segura da tarefa. ”
Embora obrigatória apenas nestas NR’s, a análise
preliminar de riscos pode e deve ser feita em outras situações. A segurança
deve ser sempre uma prioridade do seu negócio.
Quais profissionais podem emitir?
A APR pode ser assinada por um profissional
terceirizado ou funcionário da empresa, desde que tenha conhecimento na área de
Segurança do Trabalho.
A documentação da análise preliminar de riscos é de
extrema importância e deve ser feita por meio da assinatura de todos os
profissionais envolvidos na atividade analisada.
Após essa etapa, o documento deve ser arquivado,
possibilitando que consultas sejam realizadas sempre que necessário.
Tal procedimento viabiliza a criação de uma linha do
tempo que informa os riscos e medidas preventivas adotadas pela empresa para
eliminar, gerenciar e controlar cada risco.
Qual o principal objetivo da APR?
A segurança e a integridade dos funcionários deve ser
a prioridade de toda empresa.
Além dos perigos mais óbvios no ambiente laboral,
devemos lembrar que existem aqueles que passam despercebidos e que acabam por
se tornar conhecidos somente depois que os acidentes acontecem.
A APR é importante, pois torna possível
mapear até os perigos mais escondidos. Além disso, põe em evidência os
riscos comuns e que costumam ser ignorados, como um piso molhado sem nenhum
tipo de aviso ou uma escada sem corrimão.
Saber identificar e calcular o risco de se expor a um
determinado perigo é a melhor maneira de avaliar se aquele risco é controlável
e aceitável. A análise preliminar de riscos objetiva, portanto,
prever possíveis riscos e planejar ações para controlá-los.
PT e APR: qual a diferença
A permissão de trabalho (PT) ou permissão para
trabalho (PPT) é um documento de prevenção, controle e autorização para a
realização de determinada atividade, seja em máquinas, áreas e/ou equipamentos.
Sendo assim, a análise de riscos e a permissão para
trabalho possuem relação direta.
Em muitos casos, para que a PT ocorra é necessário
um APR preliminar. Ou seja, a análise preliminar de
riscos é uma das fases da PT.
Como fazer uma APR?
Para entender como fazer uma APR com
eficiência, o primeiro passo é compreender as necessidades de campo e as etapas
cruciais de execução em cada área da empresa.
O objetivo é que ao finalizar essa coleta de dados,
seja possível identificar os riscos operacionais de acordo com o potencial de
impacto para o negócio.
Além de garantir a saúde e segurança dos
trabalhadores, a avaliação preliminar de riscos também pode estabelecer
quais são as ameaças para o meio ambiente, para o serviço prestado, para o
patrimônio e para a imagem da empresa.
Confira, a seguir, as etapas que são importantes para
realizar corretamente a APR:
Colete os dados
São os dados reais a respeito da atividade, dos
funcionários e da empresa que irão nortear as ações preventivas de
riscos.
Por isso, é preciso coletar informações sobre
possíveis perigos, bem como listar os riscos em cada etapa. Aqui, é importante
especificar também os responsáveis por cada tarefa e os equipamentos
utilizados, incluindo os EPI’s obrigatórios.
Tudo que for coletado nesse levantamento deve ser
registrado em um documento, cujo conteúdo poderá ser aprimorado sempre que
necessário.
Identifique causas e vulnerabilidades
É necessário também identificar e detalhar as
potenciais causas de acidentes. Nessa etapa, é importante ter ciência dos seus
efeitos, com suas respectivas gravidades.
Como exemplo podemos pensar que um determinado
profissional corre o risco de sofrer queimaduras ao utilizar um equipamento
específico.
Algumas perguntas que devem constar são:
· É
o equipamento que pode causar esse dano ou a forma com que ele é utilizado?
· Quais
as chances desse problema acontecer?
· É
possível prever a gravidade da queimadura?
Sendo assim, estes itens devem ser analisados,
detalhando as pessoas e os bens expostos à ameaça. Tais informações ajudarão a
direcionar os profissionais de Segurança do Trabalho a adotarem medidas
eficazes que resguardem a vida e o patrimônio.
Planeje as ações
Após a coleta de dados e a análise dos riscos, causas
e efeitos, é hora de realizar a APR propriamente dita. Ou seja, é
nessa etapa que se planejam as ações a serem adotadas para lidar com os
problemas encontrados, bem como corrigi-los.
Para que as medidas de segurança tenham efeito, é
essencial delimitar regras, normas e boas práticas, de forma a garantir a
segurança dos funcionários.
Todas as informações e normas devem ficar registradas
em um documento assinado pelos envolvidos e de conhecimento da empresa. Além
disso, as medidas devem ser reforçadas entre as demais equipes, através de
treinamentos e capacitações.
Divulgue para os funcionários
Com a APR concluída, é importante reunir
todas as informações para facilitar consultas posteriores. As pessoas que estão
expostas aos perigos identificados devem estar bem informadas sobre como agir
para evitar acidentes.
Essa documentação precisa ter uma cópia controlada em
um local de fácil acesso, e deve contar com um texto de fácil compreensão para
todos que terão acesso a ele.
A adoção do Procedimento Operacional Padrão - POP ajuda
a manter a segurança da equipe. Ele visa a padronização dos processos
realizados por uma empresa.
O POP é uma espécie de manual que orienta os
funcionários em suas tarefas cotidianas, com o objetivo de evitar erros e
garantir a qualidade e a segurança das tarefas, produtos e serviços.
Além disso, a APR é uma documentação viva,
que deve ser constantemente atualizada e compartilhada!
Monitore e analise os resultados
Para garantir a segurança nas atividades realizadas
pelos funcionários, é vital monitorar as ações e analisar os resultados da
adoção das práticas propostas pela APR.
Considerações sobre Análise Preliminar de Riscos
A análise preliminar de riscos é uma
atividade fundamental para garantir a segurança e a saúde dos funcionários. Com
ela, é possível prever a maioria dos problemas e agir para que não se concretizem.
Via de regra, acidentes são evitáveis. E mesmo os que
ocorrem por alguma imprevisibilidade podem ser melhor gerenciados quando a
empresa tem uma área voltada eficientemente para a Segurança do Trabalho.
Para ajudar na gestão das equipes em campo,
a tecnologia tem se mostrado uma interessante aliada. Portanto, coordenar
inúmeros processos e atividades – onde outros setores dependem do seu sucesso e
bom andamento – com um aplicativo, torna o trabalho do gestor mais rápido e com
menor taxa de erros.
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