sexta-feira, 14 de abril de 2023

 




 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO NA INDÚSTRIA?

 



Proteger a saúde e a integridade dos colaboradores é uma obrigação das empresas. Quando elas investem em segurança do trabalho, além de estarem cumprindo as exigências legais, ainda criam uma filosofia organizacional com propósitos, favorecendo o desenvolvimento de pessoas.

 

Quais são as normas regulamentadoras da segurança do trabalho?

 

As normas regulamentadoras da segurança do trabalho — Normas Regulamentadoras (NR’s) — são determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e têm como objetivo zelar pela segurança e integridade dos colaboradores.

Todas as empresas (tanto públicas quanto privadas) que tenham empregados contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisam obedecer às leis vigentes relacionadas ao assunto.

Sendo assim, existem diversas leis (mais de 30) que visam manter a integridade física e emocional dos colaboradores, evitando acidentes laborais. Portanto, vale a pena dar uma estudada em cada uma delas para conferir quais se aplicam em cada negócio.

 

Quais são os benefícios de aplicar a segurança do trabalho nas indústrias?

 

Elaborar estratégias para evitar acidentes em uma indústria traz benefícios para qualquer tipo de negócio. Vamos conferir quais são eles? Veja!

 

Conserva melhor as instalações da empresa

 

Além de preservar e proteger a saúde do colaborador, apostar na segurança do trabalho beneficia também as instalações da empresa a edificação como um todo e o patrimônio.

Isso acontece porque as pessoas estão conscientes e preocupadas em proteger a integridade física de todos, assim como o ambiente de trabalho.

 

Reduz os custos

 

Precisamos considerar que a segurança do trabalho deve ser vista como um investimento. Quando os colaboradores entendem a importância de proteger a si e aos colegas, há um aumento na produtividade, promovendo uma melhoria na qualidade da produção. Consequentemente, há a otimização dos custos.

 

Garantir um clima saudável

 

Quando a empresa investe em ações que visam proteger os colaboradores, a motivação se eleva e há uma melhora no clima organizacional. Além disso, há uma melhoria na reputação da indústria, pois contribui com a responsabilidade socioambiental.

 

Como implementar a segurança do trabalho na sua empresa?

 

Existem diversas ações que a sua empresa pode fazer para implementar a segurança do trabalho.

Queremos trazer alguns insights para que você crie um ambiente mais seguro e protegido na sua indústria.

 

Confira:

 

·       atualize-se sobre as leis de forma constante;

·       contrate uma consultoria em segurança do trabalho;

·       disponibilize treinamentos, cursos e workshops aos colaboradores;

·       desenvolva uma boa análise de riscos;

·       avalie a qualidade do trabalho;

·       certifique-se de que todos os colaboradores cumprem as normas diariamente;

·       invista nos melhores equipamentos de proteção.

 

Qual é a relação da segurança no trabalho e a prevenção de incêndios?

 

O fogo é um dos maiores perigos para uma empresa, uma vez que afeta o patrimônio e as pessoas no local. Por isso, ter um bom plano de prevenção de incêndios se torna fundamental.

A NR 23 é a que traz informações importantes relacionadas à proteção contra incêndios. Ela determina que as empresas adotem medidas de acordo com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

 

A empresa é responsável por providenciar a todos os trabalhadores treinamentos e informações sobre:

 

·       utilização dos equipamentos de combate ao incêndio;

·       procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança;

·       dispositivos de alarme existentes.

 

Também é obrigatório que a empresa tenha saídas devidamente sinalizadas e em número suficiente para que os colaboradores possam sair com segurança, em caso de evacuação do prédio em emergências.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


 




 

AGOSTO:

O MÊS DAS MANUTENÇÕES

 



Mês de Agosto, muitas fábricas suspendem a produção e aproveitam a época de férias para proceder à manutenção das máquinas e equipamentos de trabalho.

Durante anos, a manutenção era considerada um "mal necessário" e aplicada apenas quando o equipamento evidenciava anomalias ou falhava, causando problemas ao nível do fluxo de trabalho. Estamos a falar, portanto, de Manutenção de Correção (ou corretiva).

 

Esta política de reação resultava, muitas vezes, num aumento de custos e desperdícios imensuráveis tais como:

 

·       Atraso no processo produtivo

·       Baixa produtividade

·       Ineficiência

·       Investimento forçado em novas máquinas de substituição num curto período de tempo

·       Má qualidade dos produtos fabricados

 

Com o aumento da procura pela eficiência e a introdução de princípios Lean no combate ao desperdício nas organizações, a manutenção de máquinas e equipamentos assume um papel vital para qualquer gestor consciente dos benefícios que uma gestão de prevenção pode trazer ao seu negócio. 

Aliás, atualmente, reconhece-se que a manutenção é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização e parar um processo de produção devido a avarias já não é opção, bem como assumir os custos que daí advêm. 

Falamos, portanto, de Manutenção Preventiva, um conceito que se define como “Manutenção efetuada em intervalos de tempo pré-determinados, ou de acordo com critérios prescritos, com a finalidade de reduzir a probabilidade de avaria ou de degradação do funcionamento de um bem” (NP EN 13306:2007).

O principal objetivo deste tipo de manutenção é garantir a máxima disponibilidade de todos os equipamentos e mantê-los em perfeitas condições para uma produção a 100%. A sua contribuição para o desenvolvimento do negócio é, pois, inegável, uma vez que são muitos os benefícios desta ação.

 

Benefícios de uma Política de Manutenção Preventiva

 

·       Diminuição da perda de receitas decorrente de interrupções na produção;

·       Redução dos custos de reparação de máquinas e equipamentos;

·       Minimização dos riscos de acidentes de trabalho;

·       Garantia da qualidade dos produtos fabricados:

·       Os custos de uma manutenção preventiva são mais baixos do que de uma manutenção de correção.

 

Dar a devida importância a este tema e proceder correta e eficientemente a qualquer processo de manutenção é um grande diferencial competitivo e pode alavancar o seu negócio já a partir do 2º semestre. Por isso, não deixe de fazer manutenção às suas máquinas e equipamentos durante este mês. 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...