sexta-feira, 14 de abril de 2023

 




 

AGOSTO:

O MÊS DAS MANUTENÇÕES

 



Mês de Agosto, muitas fábricas suspendem a produção e aproveitam a época de férias para proceder à manutenção das máquinas e equipamentos de trabalho.

Durante anos, a manutenção era considerada um "mal necessário" e aplicada apenas quando o equipamento evidenciava anomalias ou falhava, causando problemas ao nível do fluxo de trabalho. Estamos a falar, portanto, de Manutenção de Correção (ou corretiva).

 

Esta política de reação resultava, muitas vezes, num aumento de custos e desperdícios imensuráveis tais como:

 

·       Atraso no processo produtivo

·       Baixa produtividade

·       Ineficiência

·       Investimento forçado em novas máquinas de substituição num curto período de tempo

·       Má qualidade dos produtos fabricados

 

Com o aumento da procura pela eficiência e a introdução de princípios Lean no combate ao desperdício nas organizações, a manutenção de máquinas e equipamentos assume um papel vital para qualquer gestor consciente dos benefícios que uma gestão de prevenção pode trazer ao seu negócio. 

Aliás, atualmente, reconhece-se que a manutenção é uma das áreas mais importantes dentro de uma organização e parar um processo de produção devido a avarias já não é opção, bem como assumir os custos que daí advêm. 

Falamos, portanto, de Manutenção Preventiva, um conceito que se define como “Manutenção efetuada em intervalos de tempo pré-determinados, ou de acordo com critérios prescritos, com a finalidade de reduzir a probabilidade de avaria ou de degradação do funcionamento de um bem” (NP EN 13306:2007).

O principal objetivo deste tipo de manutenção é garantir a máxima disponibilidade de todos os equipamentos e mantê-los em perfeitas condições para uma produção a 100%. A sua contribuição para o desenvolvimento do negócio é, pois, inegável, uma vez que são muitos os benefícios desta ação.

 

Benefícios de uma Política de Manutenção Preventiva

 

·       Diminuição da perda de receitas decorrente de interrupções na produção;

·       Redução dos custos de reparação de máquinas e equipamentos;

·       Minimização dos riscos de acidentes de trabalho;

·       Garantia da qualidade dos produtos fabricados:

·       Os custos de uma manutenção preventiva são mais baixos do que de uma manutenção de correção.

 

Dar a devida importância a este tema e proceder correta e eficientemente a qualquer processo de manutenção é um grande diferencial competitivo e pode alavancar o seu negócio já a partir do 2º semestre. Por isso, não deixe de fazer manutenção às suas máquinas e equipamentos durante este mês. 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


Nenhum comentário:

    REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADE - O QUE É E COMO FAZER NO SEU NEGÓCIO?   O registro de não conformidade é uma oportunidade única de m...