segunda-feira, 9 de outubro de 2023

 





 

COMO A GESTÃO DE TREINAMENTOS PODE AJUDAR SUA EMPRESA

 


Ter uma boa Gestão de Treinamentos pode ajudar profissionais a ganharem mais conhecimento e produtividade, entregando bons resultados para a empresa 

 

Faça a Gestão dos treinamentos oferecidos pela sua empresa 

Realizar treinamentos em sua empresa é investir no seu negócio e no seu colaborador, isso porque, ao ter um profissional que seja bem treinado, ele exercerá suas tarefas com mais dedicação, tendo motivação e consequentemente, mais produtividade.  

Esse tipo de capacitação ajuda a ampliar o desempenho dos profissionais em suas atividades.  

 

Benefícios de investir em treinamentos 

Como já falamos, investir em treinamentos é investir tanto na empresa quanto no colaborador, no entanto, trouxemos alguns dos benefícios para que você possa entender melhor:  

·       Melhora a produtividade;  

·       Capacitação pessoal; 

·       Incentiva o trabalho em equipe; 

·       Estimula o surgimento de lideranças; 

·       Diminui a rotatividade de funcionários; 

·       Melhora o clima organizacional; 

·       Proporciona mais credibilidade aos clientes; 

·       Impulsiona uma cultura de inovação. 

 

Gestão de Treinamentos por meio do SOC 

Imagine poder realizar toda a gestão dos eventos de sua empresa, tanto interno quanto externos? Tanto aqueles que são solicitados quanto aqueles que são fornecidos? O SOC pode te ajudar nisso! Temos o recurso de Gerenciamento de Treinamentos oferecidos pelas empresas. Com isso, você pode gerenciar diversos tipos de eventos, como por exemplo, treinamentos, cursos, palestras e workshop.

 

Veja só algumas funções disponíveis:  

·       Cadastro de cursos com carga horária, conteúdo programático e número de participantes; 

·       Planejamento anual de treinamentos; 

·       Controle de vencimento e convocação de treinamentos; 

·       Gestão de funcionários treinados e não treinados; 

·       Cadastro de turmas com palestrantes, valores, dias e horários da realização do curso; 

·       Emissão de certificados parametrizáveis e personalizados; 

·       Avaliação de eficácia com controle de notas; 

·       Lista de presença. 

 

No ramo de Segurança e Saúde do Trabalho – SST – a realização de treinamentos é fundamental, visto que, muitas normas regulamentadoras exigem treinamentos específicos. E por isso, a realização deste, exige uma preparação tanto dos profissionais que irão realizá-lo, tanto dos que vão participar. Por isso, ter uma gestão completa para ter o controle de todos os passos desde o cadastro até a emissão de certificados, é essencial.  

 

Portanto, faça seus colaboradores serem engajados nos treinamentos!  

Atente-se: por conta da alteração da CIPA, o treinamento de assédio passou a ser obrigatório 

No dia 21 de setembro de 2022, por meio da lei nº 14.457, foi instituído o Programa Empresa + Mulheres, com o intuito de inserir e fazer a manutenção das mulheres no mercado de trabalho. Ainda no mesmo ano, no mês de dezembro, aconteceu a portaria MTP nº 4.219, que oficializou alterações em diversas Normas Regulamentadoras, e entre elas, a NR-5, norma que estabelece os parâmetros e requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.  

Com isso, a CIPA passou a se chamar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios, e diversas medidas tiveram que ser tomadas pelas empresas, incluindo um treinamento de combate ao assédio. 

Esse treinamento é obrigatório, independente do porte da empresa ou seu segmento, além disso, deve-se incluir regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa.  

 



 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


 





 

ATENDA AS NORMAS REGULAMENTADORAS E FAÇA UMA GESTÃO EFICIENTE

 


Cumprir as Normas Regulamentadoras e a Legislação não é uma tarefa simples, pode ser a solução ideal que você procure para sua empresa.

As Normas Regulamentadoras consistem em obrigações, diretos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores. Garantindo assim um trabalho seguro e sadio, além de prevenir a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

 



Cumpra com as Normas Regulamentadoras

Cumprir as normas é uma obrigação de empresas privadas, públicas e órgãos públicos da administração direta e indireta, que possuam empregados pela Consolidação das Leis Trabalhistas, ou CLT.

Temos ao todo 38 Normas Regulamentadoras, sendo 2 delas revogadas. No entanto, gerenciar diversas NR’s ao mesmo tempo e ter acesso a todos os dados de forma fácil e rápida é um desafio. Mas temos uma solução: o SOC! Com ele, é possível ter o controle de diversas Normas Regulamentadoras.

 

Veja alguns exemplos de soluções para as NR’s


NR 7:

A Norma Regulamentadora 7 é a norma que determina o Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (PCMSO), com foco na prevenção de doenças ocupacionais e doenças do trabalho, independentemente do número de funcionários.

Atualizado com a NR7, nossas funcionalidades do SOC seguem as exigências da norma como: elaboração do Relatório Analítico, mudanças de médico coordenador para médico responsável, ampliação do rol de exames exigidos por lei, alteração da periodicidade do exame para colaboradores com doenças crônicas e muito mais.

 

PGR – NR 1:

A Norma Regulamentadora 1 é a norma que traz a obrigatoriedade de realizar a gestão dos riscos ocupacionais e a elaboração do PGR. Todos os empregadores que mantem trabalhadores como empregados no regime CLT, devem cumprir essa norma. Entretanto, há exceções.

O módulo do GRO no SOC apresenta duas funcionalidades, de acordo com a NR 1 para ajudar a sua empresa a gerenciar riscos da melhor forma: o inventário de riscos e plano de ação, que irão compor o Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR.

Desta forma, é possível ter um método de prevenção eficaz, ágil e, também, analítico, por meio de versões de características de risco.

 

NR 9:

A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PPRA. Faz parte de um conjunto de medidas regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego com o objetivo de assegurar que os ambientes de trabalho estejam em condições ideais, assim preservando a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Realize a aplicação e caracterização de riscos ocupacionais físicos, químicos e biológicos, bem como suas medições com o SOC. Além disso, crie cronogramas de atividades para determinar medidas de segurança.

 

Entrega de EPI – NR 6:

A Norma Regulamentadora 6 regulamenta a execução do trabalho com uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

O módulo de Entrega e Gestão de EPI do SOC possibilita o controle de informações relevantes sobre a entrega dos EPIs, como: cadastros documentais, características, reposição, data de entrega, compra, vencimentos de validade do EPI e Certificado de Aprovação (CA) e muito mais.

 

CIPA – NR 5:

A Norma Regulamentadora 5 estabelece os parâmetros e requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, CIPA.

O Módulo de Gestão da CIPA do SOC respeita os critérios legais e possui diversos recursos, como: dimensionamento específico por Norma Regulamentadora, cronograma de ações, registro de atas, cadastro de membros e candidatos à gestão, gerenciamento de treinamentos e ocorrências, além de permitir o controle de mandatos, votação e eleição eletrônica.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...