terça-feira, 29 de novembro de 2022

 




 

O QUE É PRECISO SABER SOBRE ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

 



NR 17 - Ergonomia é a Norma Regulamentadora que tem como objetivo avaliar a relação do indivíduo com o ambiente de trabalho, ou seja, sua interação com máquinas, equipamentos e tudo que faz parte de sua rotina. Essa análise visa descobrir quais fatores de riscos podem afetar a saúde do empregado.

Em muitas empresas ainda é difícil fazer análise ergonômica e manter diálogo sobre o tema ou mesmo Segurança do Trabalho uma vez que a Organização considera o assunto irrelevante em alguns casos. Em vista do grau de riscos ser menor (lojas, mercados, segurança) muitos empregadores tendem a considerar desnecessário tal iniciativa.

A Norma Regulamentadora 17 estabelece exigências e padronização que visam reduzir o risco de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho que ocorrem devido a má postura, esforços repetitivos e levantamento de cargas muito pesadas. Tais situações ao longo do tempo podem causar dores, lesões, e em situações mais graves afastamento do trabalhador.

 

O que então é Ergonomia?

 

A Ergonomia surge para tornar a rotina do indivíduo mais segura conforme exigências da NR 17. Ela orienta quanto ao posicionamento de monitor, teclado, cadeira, distância da impressora, layout dos ambientes, além de máquinas e equipamentos na linha de produção. 

Tecnicamente é impossível que uma determinada máquina se adapte a todos os indivíduos, no entanto, o papel da Ergonomia é tornar o mais seguro possível de forma que beneficie o maior número possível de trabalhadores.

Outro detalhe importante é o feedback dos trabalhadores. Por mais que a Ergonomia esteja sendo colocada em prática é preciso ouvir/saber como está sendo a experiência daqueles que trabalham diretamente com máquinas e equipamentos. Além de mensurar o número de lesões por um determinado tempo.

 

O que a Ergonomia abrange?

 

·       mobiliário (mesa, cadeira, armários);

·       equipamentos (impressora, máquina de corte, empilhadeira) ;

·       organização de trabalho (horários, pausas, esforço repetitivo);

·       condições ambientais do posto de trabalho (ruídos, temperatura);

·       levantamento, transporte e descarga de materiais.

 

É importante salientar que cada Organização tem suas características, sendo assim cada plano de ação será distinto. Medidas adotadas num porto por exemplo, serão diferentes das adotadas numa processadora de alimentos.

 

Quais os benefícios da Ergonomia?

 

·       aumento da produtividade;

·       menos absenteísmo;

·       menor número de atestados;

·       maior satisfação pelo trabalho.

 

Concluindo é possível perceber a importância da Ergonomia para elevar a qualidade de vida, melhorar o desempenho no trabalho evitando lesões (LER - Lesão por Esforço Repetitivo), DORT’s (Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho), além de outros acidentes de trabalho.

Antes desse artigo você conhecia a expressão Ergonomia? Na empresa na qual trabalha há diálogos sobre segurança? Deixe um comentário ao final do texto!

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 




 

COMO PREVENIR DOENÇAS OCUPACIONAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO

 

 



Doença ocupacional é aquela causada por fatores relacionados ao ambiente de trabalho. A rotina exige dedicação e seguidas horas de trabalho. Movimentos repetitivos, barulho, mudança brusca de temperatura tudo isso afeta diretamente a saúde do trabalhador. Como prevenir tais doenças e tornar o ambiente mais saudável?

Esse é o grande desafio do empregador junto às equipes de Saúde e Segurança do Trabalho como o Técnico de Segurança, CIPA, Médico do trabalho e outros profissionais qualificados.

Assim como admissão/demissão a saúde dos trabalhadores gera certo custo para a empresa, em outras palavras trabalhador doente, de atestado, ou afastado configura grande despesa. Sendo assim, o empregador deve oferecer um ambiente saudável.

 

Principais doenças ocupacionais

 

·       LER (lesão por esforços repetitivos)

·       Dermatose ocupacional

·       DORT’s (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)

·       Doenças da visão

·       Surdez temporária ou definitiva

·       Doenças ocupacionais psicossociais

 

Como prevenir doenças ocupacionais

 

·       Oferecer ginástica laboral 

·       Incentivar a prática de exercícios

·       Monitorar e reforçar o uso de EPI

·       Realizar diálogos sobre segurança

·       Fomentar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) 

 

Diversas funções são exaustivas e exigem do trabalhador esforços repetitivos como montagem de máquinas, linha de produção, call center e muitas outras. Para evitar lesões e acidentes de trabalho é preciso avaliar cada local. Após levantamento propor e/ou implementar melhorias. Os resultados obtidos devem ser mensurados periodicamente.

Cada doença ocupacional requer cuidados específicos. O Técnico de Segurança deve avaliar os perigos oferecidos por cada máquina, cada tarefa, orientando os trabalhadores como desempenhar sua função da forma mais segura possível.

A prevenção é um trabalho conjunto. É feita com base nos acidentes já ocorridos, na vivência diária dos trabalhadores e na análise do ambiente. Com todas essas informações é possível tornar a empresa mais segura.

Na sua empresa há eventos sobre Segurança do Trabalho? Qual a regularidade? Qual a frequência de acidentes? Deixe um comentário ao final desse artigo.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...