terça-feira, 17 de janeiro de 2023

 




 

PORQUE A SEGURANÇA DO TRABALHO É TÃO IMPORTANTE NAS EMPRESAS?

 



No dia a dia é muito comum o questionamento dos protocolos de segurança do trabalho, mas só quando alguém é realmente protegido de algum imprevisto é que se faz clara a importância desse conjunto de regras de prevenção de acidentes. Falar sobre o assunto – para além dos próprios protocolos – ajuda na conscientização de todos os colaboradores. Ou seja, é uma tarefa diária. Deve-se batalhar pela criação de uma cultura prevencionista.

Porque o que está em jogo é a saúde – ou a vida. Toda empresa deve contar com uma equipe de profissionais em segurança do trabalho, que pode ser formada pelos próprios funcionários, que passam por treinamentos e são munidos de informação e técnica especializada.


Profissionais de segurança do trabalho nas empresas

 

É claro que varia de empresa para empresa, mas uma equipe de segurança do trabalho pode vir a ter os seguintes profissionais:

 

·       Médico do trabalho;

·       Engenheiro de Segurança do Trabalho;

·       Enfermeiro do Trabalho;

·       Técnico de Segurança do Trabalho;

·       Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

·       Odontólogo do Trabalho;

·       Psicólogo do Trabalho;

·       Tecnólogo de Segurança do Trabalho.

 

A ideia é evitar acidentes e, principalmente, consequências dos acidentes. Decorrentes de causas externas ou internas, provocadas ou contingenciais, as ações visam diminuir ao máximo os riscos. Por isso as normas regulamentadoras, que já consideraram as mais comuns causas de acidentes do trabalho, envolvem diversas frentes: conscientização, conhecimento da legislação, inspeções de segurança, Equipamentos de Proteção Individual e coletiva, sinalização de segurança, palavras de advertência, primeiros socorros ou socorro básico de urgência.

 

A segurança do trabalho previne contra:


·       Ferimentos;

·       Queimaduras;

·       Hemorragias;

·       Lesões de ossos, articulações e músculos;

·       Desmaios;

·       Estados de choque;

·       Choques elétricos;

·       Corpo estranho nos olhos e ouvidos;

·       Convulsões;

·       Parada cardíaca e respiratória;

·       Afogamentos;

·       Transporte de acidentados;

·       Insolações;

·       Envenenamentos e intoxicações;

·       Animais peçonhentos e mordedura por animais.

 

Para muito além dos acidentes, a segurança do trabalho é parte estratégica no crescimento e desenvolvimento da empresa, e deve ser integrada aos processos e métodos de trabalho. Isso influência na competitividade, qualidade e melhoria das condições de trabalho – e vida dos colaboradores.

As ações, portanto, não devem envolver apenas aspectos de legislação e fiscalização, mas também de implantação de valores: superação de paradigmas ultrapassados e busca pela qualidade de vida. Em tudo isso, em todos os processos, há direitos e deveres.

A segurança do trabalho deve ser praticada em todos os lugares: trabalho, rua, casa, entre outros espaços de convivência.

 




Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 




 

SST: PORQUE A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO É TÃO IMPORTANTE?

 



Preservar a integridade física dos colaboradores e fazer com que eles se sintam seguros e confiantes ao exercer suas atividades deve ser uma preocupação e prioridade de qualquer empresa. Para isso, existe a Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

Para cumprir essa tarefa, é preciso seguir à risca diversas leis, normas, uso correto dos EPI’s e uma série de ações com foco na prevenção de acidentes. E a melhor forma de fazer isso é ter uma equipe focada em SST.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos falar mais sobre a importância de investir em profissionais de Saúde e Segurança no Trabalho. Confira!

 

Por que a Saúde e Segurança do Trabalho é importante para as empresas?

 

As pessoas passam cada vez mais tempo em seus trabalhos, consequentemente estão cada vez mais expostas a diversos riscos e ameaças. Esse é o principal motivo pelo qual o programa de Saúde e Segurança no Trabalho é tão importante: tornar o ambiente de trabalho mais seguro. 

Caso contrário, a empresa estará suscetível a lidar com prejuízos que podem custar muito caro para o bolso e reputação da organização. Entre eles estão:

 

Multas por não seguir as NR’s;

 

·       Pagamento de indenizações e licenças médicas;

·       Danos a equipamentos;

·       Aumento do sinistro do plano de saúde;

·       Diminuição do engajamento e motivação da equipe;

·       Prejuízo à imagem da empresa.

 

A melhor forma de evitar tudo isso é investir em uma equipe de SST. Por meio de diversas ações, ela irá se certificar que a empresa cumpra todas as exigências determinadas, reduzir riscos e diminuir custos que a empresa pode ter em caso de acidentes ocupacionais.

 

Quais os benefícios da Saúde e Segurança do Trabalho para a empresa?

 

Se mesmo após ler o tópico anterior, você ainda não estiver convencido de como é importante implementar uma equipe de Saúde e Segurança do Trabalho dentro da empresa, nós vamos te apresentar outras vantagens desse setor:

 

Aumento da organização

 

Ao se preocupar com a Saúde e Segurança do Trabalho, a organização passa a focar em detalhes e processos mais complexos para atender todos os requisitos estabelecidos. Consequentemente, ela acaba se tornando mais organizada para que tudo saia dentro do planejado.

 

Redução de custos

 

Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais geram custos em diversas esferas: afastamento, diminuição da equipe, possibilidade de indenização etc. 

Uma empresa preocupada em manter seus ambientes mais seguros consegue diminuir — e muito — o índice desses acontecimentos. Dessa forma, ela evita também os prejuízos com a queda da produção, indenizações, contratação de profissionais temporários e outros custos extras.

 

Aumento da produtividade e faturamento

 

Implementar uma boa gestão de Saúde e Segurança do Trabalho faz com que haja menos acidentes. Dessa forma, há um menor índice de interrupção de atividades, e consequentemente, um aumento na produtividade e no faturamento da empresa.

 

Cumprimento da legislação

 

Toda empresa precisa seguir diversas normas de segurança a fim de evitar multas. Investir em um departamento especializado em SST é ter a certeza de que a organização estará de acordo com a legislação local e livre de qualquer penalização por parte do Governo.

 

O que é o SESMET?

 

SESMET é a sigla para Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. O termo foi criado em 1967, a partir do Decreto nº 229 e, posteriormente, pela Portaria nº 3.237/1972. 

No geral, são os profissionais que atuam dentro das empresas na área da saúde, desempenhando ações preventivas para proteção de todos os colaboradores quanto a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. 

Na Constituição Brasileira, o SESMET, assim como outras iniciativas de Saúde e Segurança do Trabalho, é regulamentado pela NR4. A Lei mostra que o serviço deve ser implementado nas empresas seguindo os graus de risco que elas oferecem para reduzir o número de acidentes sofridos no ambiente de trabalho.

 

Toda empresa precisa do SESMET?

 

Toda a empresa deveria ter uma equipe de SESMET para proporcionar um ambiente seguro para os colaboradores, mas nem toda empresa é obrigada a ter. Essa obrigação é apenas para organizações com mais de 100 funcionários.

 

Quem deve fazer parte da equipe do SESMET?

 

Seja qual for a atuação da empresa, os colaboradores estão expostos a diversos tipos e graus de risco.

 

Por isso, a equipe do SESMET deve ser multidisciplinar:

 

·       Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: com certificado de conclusão em curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho.

·       Técnico de Segurança do Trabalho: com formação técnica em Segurança do Trabalho e registro do MTE. 

·       Engenheiro de Segurança do Trabalho: com formação em Engenharia ou Arquitetura e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

·       Médico do Trabalho: com formação em medicina e pós-graduado em Medicina do Trabalho.

·       Enfermeiro do Trabalho: com graduação em Enfermagem e pós-graduação em Enfermagem do Trabalho.

 

Agora que você já entendeu sobre a importância de um time especializado em Saúde e Segurança do Trabalho, que tal começar a investir mais na sua empresa e nos seus colaboradores?

 





Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...