segunda-feira, 28 de novembro de 2022

 




O QUE É PRECISO SABER SOBRE PRIMEIROS SOCORROS?


 



Acidentes por menores que sejam podem ocorrer a qualquer momento. Uma batida de carro, uma explosão, uma queda, estamos suscetíveis a isso diariamente. O que diferencia tais acidentes é a rapidez com que as vítimas são atendidas. Prestar os Primeiros Socorros pode salvar vidas.

Ainda é comum quem pense que somente bombeiros ou médicos podem prestar atendimento e salvar as vítimas. No entanto, qualquer pessoa pode fazer o curso de Primeiros Socorros e aprender como checar sinais vitais, isolar a área do acidente ou ligar para os bombeiros.

É importante salientar que situações como essa exigem calma e paciência para não causar pânico à vitima ou demais envolvidos no acidente. Mesmo possuindo conhecimento técnico não saber como agir ou se assustar pode pôr em risco outras pessoas. Nesse caso é melhor abrir espaço para alguém mais experiente.

 

O que são Primeiros Socorros?

 

São os procedimentos feitos assim que ocorre um acidente. O objetivo aqui é minimizar sequelas e garantir que a vítima esteja consciente até a chegada dos paramédicos. Muitas pessoas sobreviveram a acidentes porque o socorro foi feito de maneira eficiente e rápida.

 

Quem pode realizar os Primeiros Socorros?

 

Quando o acidente ocorre nas dependências da empresa deve-se chamar o socorrista e este inicia o primeiro atendimento. Caso necessário deve-se chamar os bombeiros e já pelo telefone ouvir instruções do que fazer com a vítima.

 

O que fazer diante de um acidente?

 

·       Manter a calma;

·       Afastar os curiosos;

·       Ligar para os bombeiros/paramédicos.

 

Quem chamar em caso de emergência?

 

·       SAMU (192)

·       Corpo de bombeiros (193)

·       Defesa Civil (199)

·       Polícia Militar (190)

 

Quais os Primeiros Socorros mais comuns?

 

·       Fazer massagem cardíaca

·       Desengasgar

·       Estancar sangramentos

·       Amenizar queimaduras

·       Desafogar

·       Fazer transporte de vítimas

·       Cuidar de fraturas ósseas

 

Nem todas as pessoas tem perfil para socorrer a vítima. Se você é uma dessas pessoas se afaste abra espaço para alguém com mais experiência. Ajude ligando para emergência ou afastando os curiosos. Isolar a área também é importante e evita que hajam outras vítimas como numa estrada.

Ao fazer CNH temos uma noção de Primeiros Socorros, porém esquecemos alguns detalhes com o tempo. Se você tem interesse no assunto ou deseja ser socorrista na empresa em que trabalha acesse o site do ISC e saiba mais detalhes sobre nosso curso.

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


 




 

O QUE SÃO LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS SEGUNDO A NR 20?

 



Para entender o que são líquidos inflamáveis, é preciso estar por dentro das especificidades da NR 20. Afinal, é esse documento que estabelece os principais requisitos para gerir a saúde e a segurança dos trabalhadores. Além disso, ele também define as características desse tipo de líquido, além de diferenciá-los dos combustíveis.

 

De acordo com a NR 20, o que são líquidos inflamáveis?

 

A NR 20 utiliza, para definir o que são líquidos inflamáveis, uma série de requisitos técnicos. Entre eles está a temperatura mínima para liberar vapores inflamáveis, chamada de ponto de fulgor, que no caso deste tipo de substância equivale a um valor menor do que 60 graus.

 

Entre eles estão:

 

·       Gasolina;

·       Benzeno;

·       Solventes;

·       Acetileno;

·       Detergentes sintéticos.

 

Dentro desta lógica, existem algumas diretrizes estabelecidas pela NR 20 para evitar riscos à saúde dos profissionais que atuam com líquidos inflamáveis. Entre elas estão a realização de treinamentos específicos para o trabalho, inspeções periódicas do local que contém essas substâncias e um estabelecimento de controle de gestão de riscos.

 

Além disso, há duas diferentes classificações de líquidos inflamáveis conforme o documento, a saber:

 

·       Os de primeira classe, com ponto de fulgor abaixo de 37,7 graus;

·       Os de segunda classe, cujo ponto de fulgor é acima deste valor até perto dos 60 graus.

 

Diferenças entre líquidos inflamáveis e combustíveis

 

Ainda dentro do que são líquidos inflamáveis de acordo com a NR 20, há outras especificações que a norma utiliza para diferenciá-los dos combustíveis. Voltando ao ponto de fulgor, fica estabelecido que, ao passar de 60 graus o líquido já pode ser considerado combustível. Por outro lado, para este critério valer é preciso que não ultrapasse os 93 graus.

No caso dos líquidos combustíveis, é preciso que estes sofram algum tipo de interferência de fator externo para que haja sua combustão como gás ou vapor. Assim sendo, é necessário que haja total controle destes agentes para evitar acidentes e riscos para os profissionais envolvidos.

Diante destes aspectos e depois de ter em mente o que são líquidos inflamáveis, é preciso que todos os funcionários que atuam com este tipo de substância recebam treinamentos e a capacitação necessária.

Até mesmo porque, levando em conta as devidas especificidades da NR 20 com relação a classificação de líquidos inflamáveis e suas diferenças com os líquidos combustíveis, este é um fator fundamental para o bom funcionamento de seu local de trabalho.

E, já que está aqui, não deixe de aprofundar seus conhecimentos em segurança do trabalho. Saiba, por exemplo, quando e como emitir a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho).

 




Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...