segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

 




 

QUAL A FÓRMULA PARA MELHORAR A CULTURA DE SEGURANÇA

 

 

Não é raro perguntarem sobre “qual a fórmula para melhorar a Cultura de Segurança” depois de uma due diligence de nível de maturidade em segurança ou de uma das minhas palestras ou treinamentos.

 

Mas sempre devolvo a pergunta: qual o tipo de cultura de segurança você quer construir?

Precisamos lembrar que a Cultura da Segurança é mais orgânica do que a maioria de modelos descrevem: não é um processo linear perfeito, nem é um organograma ou um modelo gradual de evolução.

 

Formar uma Cultura de Segurança é como cultivar uma planta.

Se as sementes são plantadas corretamente, os líderes devem, então, criar clareza e controlar o clima, química, condições e prática comum para a cultura para ter uma chance de excelência.

Se você não está construindo uma instalação nova ou começando um projeto novo pessoal com os indivíduos que nunca trabalharam junto antes, sua Cultura da Segurança já existe.

 

A cultura é o que é comum dentro de um grupo.

Já existem crenças comuns, regras (escritas e não escritas), conhecimentos, comportamentos e capacidades específicas para a segurança.

 

Bom ou ruim, você já criou uma Cultura de Segurança.

Mas já que sou questionado, não deixo de explicar a minha visão: antes de tudo desenvolva uma estratégia de segurança.

É impossível definir um objetivo estratégico se você não tem uma estratégia.

A maioria das organizações, francamente, não tem uma estratégia de segurança. Elas têm metas, desejos, programas e métricas, mas todos estes não têm realmente uma estrutura que os reúna.

Uma estratégia eficaz pode ajudar a concentrar-se nos objetivos certos e mensuráveis de alcançar a excelência, ao invés de evitar falhas.

Realize uma avaliação do seu local de partida, determine que tipo de Cultura de Segurança você já tem, quais pontos fortes podem ser utilizados e quais recursos adicionais ele precisa melhorar.

 

Compreenda seu ponto de partida e use-o como uma linha de base para medir uma melhoria mais adicional.

Implemente sua estratégia de segurança, organize e treine os membros da cultura em todos os níveis da estratégia para aprender as definições básicas de segurança e as melhorias necessárias.

Crie ou melhore o clima organizacional em que uma Cultura de Segurança pode crescer em seu melhor pessoal

Certifique-se de que a cultura tenha os elementos necessários para o crescimento da excelência em segurança e que esses elementos sejam renovados à medida que são utilizados.

Crie o controle para abordar as questões de condições e prática comum que impactam a segurança.

 

Priorize e enderece seus problemas de segurança um de cada vez.

Muitas vezes, as tentativas de melhorar a Cultura de Segurança se concentram em descrever as características e alinhar as tentativas de ser mais como outras organizações que incorporam esses recursos.

Embora se possa aprender com as melhores práticas dos outros, o sucesso real envolve a melhoria das capacidades e a gestão dos elementos que influenciam o subproduto da cultura, ao invés de tentar transformar características.

As culturas são um conjunto de influências em constante mutação que moldam a prática comum.

Ao invés de descrever o como a sua cultura deve ser como, identifique o que sua cultura deve fazer.

Que capacidades são necessárias? O que deve ser comum? Que forças já existem?

As Culturas de Segurança não se tornam excelentes simplesmente sendo menos ruins.

A verdadeira excelência é alcançada por meio da construção de pontos fortes existentes e do desenvolvimento de novos.

Plantar sementes da capacidade dentro da cultura não assegurará que crescerão.

 

Seu clima de segurança e a química devem ser controlados.

Se o clima não é propício ao crescimento e a química não fornece os elementos necessários, as capacidades podem murchar ou morrer.

Quando estes são controlados, você pode podar e moldar a sua cultura e fazer ajustes ao longo do caminho para maximizar o potencial.

 

 


Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 




 

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE NO AMBIENTE DE

TRABALHO

 

 

A cada dia, é maior o número de pessoas que sofrem com os sintomas do estresse e da ansiedade. Muito disso acontece devido ao estilo de vida que levamos atualmente, em que as horas do dia não parecem ser suficientes para todas as tarefas que temos que cumprir. No ambiente ocupacional isso não é diferente e os índices de ansiedade no trabalho são crescentes e assustadores.

Nesse contexto, saber como lidar com um funcionário ansioso e reduzir esse problema é um dos grandes desafios de todas as empresas. Para isso, é preciso investir em algumas estratégias que modificam o clima organizacional e promovem um ambiente mais leve e propício para que cada colaborador desempenhe a sua função com equilíbrio, livre do estresse e da ansiedade.


Organize um ambiente mais disruptivo

Muito além da decoração e das cores da parede, um ambiente disruptivo é aquele que rompe com os padrões de seriedade característicos do trabalho e promove um local descontraído para deixar a ansiedade de lado.

Nele, o funcionário sente-se à vontade para mostrar quem é e abstrair das suas responsabilidades. Como bônus, esse local também promove o crescimento por meio da troca de experiências entre a equipe.

Um bom exemplo de ambiente disruptivo é uma sala de jogos e descanso, na qual os funcionários podem relaxar e fugir um pouco da rotina estressante que promove a ansiedade.

 

Evite ruídos no trabalho

Ruídos ocupacionais são uma das principais causas de estresse no dia a dia de trabalho. Além de atrapalhar a produtividade do colaborador, eles perturbam a mente e podem, inclusive, desencadear problemas de saúde.

Para minimizar esse problema é preciso investir em técnicas que promovam isolamento acústico.

 

As principais fontes de ruídos são sempre as máquinas industriais e, conforme o ambiente de trabalho e a função do colaborador, é possível aplicar as seguintes estratégias:

·       enclausuramento acústico: a máquina que produz ruídos é confinada;

·       cabine acústica: o operador do equipamento fica isolado;

·       barreira acústica: anteparos são instalados ao redor das fontes de ruídos.

 

Realize dinâmicas de grupo

Promover a integração entre os membros da equipe é fundamental para melhorar o relacionamento entre os funcionários e proporcionar um ambiente mais leve e menos estressante.

As dinâmicas são ótimas aliadas nesse quesito. Com elas é possível descontrair e conhecer melhor um indivíduo, saber quais são as suas características, qualidades e dificuldades competência essencial para saber como lidar com cada pessoa.

 

Faça ginástica laboral

Aplicar a ginástica laboral na sua empresa é uma das melhores estratégias para melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Aliás, a simples pausa por alguns minutos na rotina laboral já é suficiente para controlar o estresse e a ansiedade no trabalho.

Assim, a hora dos exercícios resultam em benefícios para o corpo, como prevenção de lesões por movimento repetitivo, e também contribuem diretamente para o equilíbrio psicológico e emocional dos funcionários.

Cuidar da saúde do trabalhador é muito importante para a sua empresa, sendo o verdadeiro segredo para o aumento da produtividade e dos lucros e para o crescimento no mercado. Por isso, não encare a ansiedade no trabalho como um fator irrelevante. Invista nas medidas que citamos e comece a usufruir dos benefícios de contar com colaboradores menos estressados agora mesmo!

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...