sábado, 5 de março de 2022

 



 

AVALIAÇÃO DE RISCOS INDUSTRIAIS:

POR QUE É UM PROCESSO IMPORTANTE?

 



As avaliações de riscos são comuns em locais de trabalho e instalações industriais em todo o mundo. Elas servem como uma ferramenta poderosa para empresas e trabalhadores avaliarem os riscos das tarefas, atividades e projetos que estão realizando, a fim de que possam criar medidas proativas que diminuam a chance dos riscos se transformarem em algo mais sério, como um incidente, ou pior, um acidente.

 

As avaliações de riscos industriais olham para questões de nível mais amplo, geralmente envolvendo elementos comerciais e financeiros, bem como questões ambientais, de segurança do trabalho e de saúde ocupacional amplamente aplicáveis.

 

Mas você sabe a importância de se fazer uma avaliação de riscos industriais que seja assertiva e eficiente? Continue a leitura!

 

Identificação, classificação e comparação dos impactos dos riscos

 

Sua avaliação de risco lhe dá a oportunidade de melhorar continuamente. Reservar um minuto para identificar, classificar e comparar os impactos dos riscos oferece a você uma grande oportunidade de fazer melhorias constantes na forma como os gerencia e, por fim, fazer avaliações mais minuciosas e precisas ao longo do tempo.

 

Proteção dos colaboradores

 

Compreender o perfil de risco de uma indústria é essencial para proteger o futuro e os ativos dela e também de seus funcionários. A avaliação de risco é uma forma de identificar perigos e fatores de risco que têm o potencial de causar danos, analisando e avaliando o risco associado a esse perigo (análise de risco e avaliação de risco).

 

Além disso, determinar as formas apropriadas de eliminar o perigo ou controlar o risco de acidentes com seus colaboradores, quando o perigo não pode ser eliminado (controle de risco).

 

Aprimoramento dos processos de tomada de decisão

 

Os métodos de avaliação de risco são componentes desejáveis ​​do processo geral de tomada de decisão associado à remediação ambiental, por exemplo — ações para reabilitação de áreas contaminadas, utilizando técnicas para remoção, contenção ou minimização de agentes contaminantes. Esse processo geral vai além da avaliação de risco ou mesmo do processo de gerenciamento de risco.

 

A avaliação é fundamental para um programa de gerenciamento de risco abrangente. Este, por sua vez, fornece informações para os formuladores de políticas que participam do processo geral de tomada de decisão, que também usam outras informações quantitativas e qualitativas.

 

Implementação dos controles de segurança

 

Uma empresa precisa determinar e manter processos para identificar perigos de forma contínua, além de avaliar de forma efetiva os riscos e implementar medidas de controle que sejam necessárias. Dessa forma, todas as organizações que apresentem atividades que possam ocasionar acidentes precisam determinar uma gestão melhor de seus riscos, com o intuito de viabilizar orientações gerais de gestão, com foco na prevenção dos acidentes.

 

Depois de definir os riscos, será possível saber com exatidão quais atividades representam risco e, assim, executar medidas preventivas e processos de controles relacionados ao meio ambiente, à saúde ocupacional e à segurança do trabalho dentro da organização.

 

Por fim, o profissional de segurança do trabalho é o responsável pela elaboração da avaliação de riscos operacionais, e para realizá-la é necessário seguir quatro passos, como diagnosticar os riscos existentes, avaliá-los, criar soluções preventivas e implementá-las, além de continuar monitorando os indicadores de segurança para entender a eficácia das medidas adotadas.

 

Lembrando que é essencial contar com uma consultoria especializada no assunto, como a SAFE. Ela é uma empresa de assessoria e consultoria em saúde ocupacional, gestão de riscos, segurança do trabalho e meio ambiente que oferece as melhores soluções para atender as demandas de seus clientes.

 

 

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ESCLAREÇA SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE ACIDENTE DE TRABALHO EM HOME OFFICE

 



Entender as particularidades sobre o acidente de trabalho em home office é fundamental nesse momento. Afinal, trata-se de um modelo recente para exercer as atividades laborais e que está ganhando cada vez mais espaço nas empresas, principalmente, em tempos de pandemia provocada pelo Coronavírus.

 

A implementação desse sistema mante a responsabilidade referente a saúde e bem-estar dos trabalhadores que, mesmo trabalhando de dentro de suas casas, devem estar seguros. Por isso, elaboramos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas e esclarecer o que a CLT diz sobre o assunto. Confira!

 

Quais são os principais riscos de acidente de trabalho em home office?

 

As residências dos colaboradores são diferentes umas das outras, o que pode gerar uma variedade de riscos inerentes às atividades exercidas. Isso porque nem todos têm a oportunidade de montar um escritório confortável e com todos os equipamentos necessários.

 

Falta de controle do próprio limite

 

Ao atuar em casa, o profissional pode perder o controle da sua jornada e trabalhar em excesso. Afinal, com a flexibilidade e o conforto do lar, é fácil deixar de prestar atenção no horário.

 

O problema é que isso pode provocar níveis elevados de estresse, desencadeando doenças como depressão, ansiedade, síndrome de burnout, lesões por esforços repetitivos (L.E.R.), entre outras.

 

Ausência de equipamentos e mobiliário ergonomicamente adequados

 

Trabalhar em home office não é simples para quem não tem uma infraestrutura adequada. Sem a observância com os aspectos ergonômicos, no decorrer do tempo, podem surgir dores no pescoço, costas, mãos e demais regiões. Além disso, podem aparecer problemas como dor de cabeça e incômodo dos olhos pela fata de uma iluminação apropriada no ambiente.

 

O que a lei trabalhista diz sobre o assunto?

 

Conforme o artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalho a distância deve respeitar as mesmas normas do presencial. Sendo assim, empregadores e funcionários estão sujeitos a iguais responsabilidades e direitos. Então, é necessário compreender que, mesmo em home office, saúde e bem-estar dos funcionários devem ser preocupações constantes da empresa.

 

Também, o artigo 75 da mesma legislação expressa que o empregador deve instruir e orientar os colaboradores de forma ostensiva sobre os cuidados a serem tomados e o uso das melhores práticas com a finalidade de evitar doenças e acidentes no trabalho a distância.

 

Outro ponto relevante é a responsabilidade da organização, ainda, de fornecer todos os equipamentos necessários para que a atividade seja exercida com eficiência. Eventuais custos em decorrência da atuação em home office devem ser mensurados e acordados entre as partes envolvidas, sendo previstos em contrato escrito.

 

Além das especificações trabalhistas, é importante ter em mente que a tecnologia pode ser um forte aliada para manter o contato com a equipe, disponibilizar informações significativas, promover ações para reduzir os riscos de acidentes, etc.

 

Agora que você entende o que a legislação diz sobre o risco de acidente de trabalho em home office, e qual a responsabilidade da empresa nesse processo, é importante tomar algumas precauções para que os funcionários possam atuar em um ambiente seguro. Por exemplo, oferecimento de treinamentos para orientar sobre a altura e tamanhos corretos das mesas de trabalho, distância adequada dos monitores e iluminação, e a necessidade do controle da jornada laboral para evitar esgotamento e exaustão.

 

 

 

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