segunda-feira, 19 de setembro de 2022

 




 

O QUE É PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO?


 

A aplicação da psicologia dentro das empresas

 

A Revolução Industrial, processo de grandes transformações, que ocorreu entre 1760 e 1840, foi o grande marco nas relações de trabalho nos quesitos políticas, pessoas e processos.

A preocupação e o olhar para os indivíduos começaram nesta fase principalmente relacionados à forma de encontrar os profissionais mais adequados para as atividades. O viés da contratação estava fixo na produtividade e no esforço que cada um era capaz de exercer.  

Pontos como motivação, comportamento e relacionamento passaram a ser investigados e percebidos como aspectos relevantes para o ambiente organizacional. Mas isto foi acontecendo progressivamente, à medida que a convivência organizacional foi se desenvolvendo.

A Segunda Guerra Mundial, que ocorreu entre 1939 e 1945 foi, talvez, o fator preponderante para que a psicologia do trabalho pudesse emergir e contribuir para um universo corporativo salutar.

 

A psicologia organizacional

 

A psicologia organizacional é a área de estudo que está baseada na forma de aprimorar ações e metodologias para que o trabalhador possa encontrar uma organização saudável. Sendo a organização um organismo vivo, depende de várias pessoas para crescer e atingir os objetivos estratégicos.

A psicologia organizacional tem como princípio entender como a empresa se estrutura para ser capaz de aplicar sua missão, visão e valores, entender o modelo de gestão que é empregado no dia a dia, bem como a maneira como a cultura é disseminada. A subjetividade dentro do cenário da corporação precisa ser entendida para gerar novos modelos de relacionamento e comportamento no trabalho.

 

A psicologia do trabalho

 

Já a psicologia do trabalho está direcionada a entender como as atividades e rotinas diárias servem como caminho para que as pessoas encontrem sua realização e se sintam produtivas.

É pelo ofício que o homem contribui para a construção de um mundo melhor, produzindo bens e serviços e assim realiza trocas sociais. Observando o ciclo de vida, é por meio das atividades laborais que o indivíduo se insere dentro de uma comunidade, pois é dela que depende sua sobrevivência além da construção da sua própria identidade.

Com as constantes evoluções de mundo, hoje existem diferentes formas de atuar profissionalmente e estas questões geram impacto tanto no ambiente quanto no convívio dos especialistas. O estudo das conexões do homem com seu ambiente de trabalho e todas as correlações decorrentes deste contexto é o principal objeto de análise da psicologia do trabalho.

A psicologia do trabalho tem um campo de atuação bem abrangente e não se limita ao colaborador apenas dentro da empresa, mas sim, está direcionada ao homem como ser produtivo.

 

Os objetivos da psicologia organizacional e psicologia do trabalho

 

A psicologia dentro das organizações tem diferentes finalidades, mas todas elas voltadas aos resultados que a empresa busca e de que maneira a área de recursos humanos pode apoiar este desenvolvimento.

A psicologia organizacional, com a visão de macroprocessos, é responsável por identificar as melhores metodologias para a seleção de profissionais aderentes ao cargo, olhando pelo aspecto da qualidade de vida.

Outra característica é o estudo e a compreensão do capital humano e de que maneira ele pode influenciar no clima organizacional, por exemplo, gerando impactos positivos no atingimento dos resultados e no desenvolvimento pessoal.

Sendo o homem um ser social, toda interação que tem com o meio o influencia. Além disso, ele também influencia o meio. A psicologia organizacional é responsável em articular necessidades organizacionais com necessidades pessoais.

A psicologia do trabalho tem a perspectiva de diligência dos colaboradores para um ambiente agradável e que gere condições de que cada um desempenhe o seu melhor. É a psicologia do trabalho que pode orientar os colaboradores para programas estabelecidos pela psicologia organizacional para melhoria de aspectos pessoais.

 

A aplicabilidade da psicologia organizacional e do trabalho

 

Em linhas gerais, com a aplicabilidade de ações da psicologia organizacional e psicologia do trabalho todos saem ganhando – colaborador, empresa, clientes e comunidade.

Ao encontrar a solução para dilemas cotidianos no ambiente profissional, identificar as causas mais comuns de doenças e acidentes de trabalho e gerar ações preventivas é um exemplo concreto dos benefícios de como essas disciplinas ajudam na organização.

 

A utilização nas empresas

 

A psicologia organizacional pode ser utilizada em todos os subsistemas de RH, entre eles:

 

·       atração e retenção de talentos;

·       manutenção na qualidade de vida;

·       criação de condições favoráveis do ambiente;

·       aumento do engajamento;

·       planos de cargos e salários;

·       diagnóstico institucional;

·       gerenciamento dos dilemas organizacionais.

 

A psicologia do trabalho atua em situações bem pontuais como:

 

·       aplicação de ferramentas de desempenho;  

·       medidas de prevenção em saúde e segurança do trabalho;

·       trabalho em equipe e em grupos;

·       melhoria na comunicação e feedback;

·       ações de motivação.

 

Os contrastes entre psicologia organizacional e psicologia do trabalho

 

Mesmo fazendo parte do mesmo princípio e sendo complementares, a psicologia organizacional e do trabalho apresentam diferenças significativas tanto em relação a teoria quanto na prática.

O ponto de início do estudo da psicologia organizacional é a empresa e por meio de diagnóstico amplo, ela busca tornar a empresa mais preparada para enfrentar os desafios mercadológicos, ampliando seu olhar para o bem-estar geral.

A visão da psicologia do trabalho focaliza no indivíduo e seu ambiente na expectativa de diminuir comportamentos e situações que possam prejudicar a execução das suas tarefas. Isto significa que o intuito é proporcionar um ambiente seguro e com condições satisfatórias de trabalho.

Mesmo dentro de um cenário conhecido ou ainda independentemente do tamanho ou segmento da empresa, as pessoas sempre serão o ativo mais importante, pois são elas que podem garantir o avanço dos negócios.

 

 




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COMO MANTER A SAÚDE NO TRABALHO?

VEJA OS CUIDADOS

 


Vivemos grande parte do nosso dia no trabalho e é fato que a rotina corporativa tende a influenciar a saúde do colaborador. Um profissional de RH, que sabe como manter a saúde no trabalho, reduz o número de faltas e atrasos, aumenta a produtividade e garante a qualidade de vida dentro da empresa.

Isso ocorre porque, cuidar do bem-estar do colaborador fortalece a imagem da empresa, agregando um diferencial competitivo em um mercado que busca cada vez mais os melhores profissionais para a sua equipe. Além disso, não é novidade que profissionais satisfeitos produzem mais e melhor.

 

O que é saúde no trabalho?

 

Conhecida também como saúde ocupacional, tem por finalidade promover e proteger o profissional no local de trabalho, colaborando para seu bem-estar físico, mental e social. 

O fato que as pessoas são o mais importante para o sucesso empresarial, faz com que a saúde no trabalho se torne um conjunto de ferramentas fundamentais para garantir as adequadas condições de segurança e saúde nas organizações.

O que as empresas precisam garantir perante a lei?

A legislação brasileira é bem detalhista em relação à prevenção de acidentes no trabalho e saúde ocupacional, contando com 37 Normas Regulamentadoras - NR’s obrigatórias para empresas públicas e privadas. 

Mas mesmo com tantas regras, dados mais recentes da Previdência Social revelam mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano. Isso faz do Brasil o quarto país que mais registra acidentes, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho - OIT, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Isso ocorre porque, como não há uma fiscalização constante nas empresas, sucedem o descumprimento de várias normas que zelam pela saúde e segurança do colaborador. Perante a lei, as organizações devem oferecer para seus trabalhadores, ações de prevenção.

 

Dentre elas estão:

 

·       Cumprir todas as NR’s;

·       Implantar o Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);

·       Promover palestras e treinamentos específicos sobre segurança do trabalho e prevenção de doenças ocupacionais, de acordo com o segmento de atuação — uso de EPIs, prevenção de acidentes etc.;

·       Implantar ações de ergonomia que visem o bem-estar e a segurança dos colaboradores, tais como mobiliário, iluminação e temperatura adequados;

·       Incentivar as pausas para descanso durante a jornada de trabalho;

·       Reforçar as comunicações sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;

·       Divulgar informações e realizar treinamentos orientando sobre o que fazer em caso de acidente de trabalho.

 

Mais cuidados com a saúde no trabalho

 

Sabemos que muitos riscos estão presentes no ambiente de trabalho. Mas, se você, como profissional de RH, adotar algumas medidas para manter a segurança, vários deles serão reduzidos, melhorando a saúde do colaborador e o ambiente organizacional da sua empresa. 

 

Cultura organizacional focada em saúde 

 

A cultura organizacional é a base de toda empresa por definir os hábitos, crenças, valores e comportamentos compartilhados no ambiente corporativo. Dessa forma, criar uma cultura que incentive a qualidade de vida do colaborador, não só dentro, mas também fora da empresa, é fundamental para o aumento da produtividade da equipe e alcance de metas da organização.

 

Veja algumas estratégias que podem ajudar na implantação da cultura focada na saúde do colaborador:

 

·       Oferecer planos de academia, assistência médica e odontológica;

·       Incentivar mais o uso da escada, deixando de lado o elevador;

·       Mostrar os benefícios da ingestão de água;

·       Criar um espaço para descanso e lazer;

·       Realizar campanhas de conscientização antitabagismo, outubro rosa, novembro azul, contra a obesidade e sedentarismo etc.;

·       Montar grupos de ginástica laboral, corrida e ioga etc.

 

Jornadas de trabalho flexíveis

 

A era digital trouxe consigo muitos benefícios e, um deles, é a possibilidade de trabalhar fora do ambiente empresarial. Por meio de horários flexíveis, o colaborador pode, portanto, atuar em home office, de um local público e, até mesmo, de outra cidade, durante viagens.

Promovendo essa autonomia, o colaborador terá mais tempo para cuidar da sua vida pessoal, fazendo com que ele se sinta mais satisfeito e engajado em realizar suas tarefas no prazo estabelecido, uma vez que não desejará perder essa vantagem. 

Além disso, os horários flexíveis permitem ao profissional adequar suas responsabilidades de acordo com sua disponibilidade, colaborando para uma redução de atrasos e faltas sem justificativas. Todos esses benefícios melhoram a saúde física e mental do colaborador que terá mais tempo para cuidar de si.

 

Trabalhar a saúde emocional

 

Atualmente, as empresas estão extremamente focadas em metas e objetivos. Assim, é importante que isso não traga estresse, desmotivação e adoecimento ao colaborador. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS), globalmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão, principal causa de incapacidade. Além disso, mais de 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade e muitas dessas pessoas vivem com ambos os transtornos. Ainda, que de acordo com a pesquisa, somente 18% das empresas mantêm um programa de saúde mental para os colaboradores.

Diante desses fatos, é importante que o gestor de RH trabalhe juntamente com seus líderes, para encontrar estratégias e ações que busquem maior qualidade de vida na rotina diária.

 

Veja algumas sugestões:

 

·       Neutralizar conflitos e intrigas entre os colaboradores;

·       Ter como foco as soluções e não os problemas;

·       Propor técnicas de relaxamento corporal e mental, como alongamentos e meditações;

·       Orientar a busca pelo tratamento de problemas de saúde mental independentemente da causa e oferecer total apoio ao colaborador.

 

Quais os benefícios de promover a saúde no trabalho?

 

Uma empresa que investe em manter a saúde no trabalho gera maior satisfação e engajamento por parte de seus colaboradores. Com uma boa cultura e um clima organizacional saudável, haverá redução nas doenças físicas e mentais, contribuindo para o alcance dos melhores resultados. 

Há, ainda, outros benefícios, como a diminuição do absenteísmo e turnover, o que contribui para uma boa imagem da marca diante do mercado. Isso ocorre porque os melhores profissionais buscam as empresas que se preocupam, principalmente, com o capital humano. Além disso, em um ambiente organizacional saudável, quem já faz parte da equipe, dificilmente vai embora. 

Diante dessas informações, podemos afirmar que um RH que se preocupa em entender como manter a saúde no trabalho, diminuirá os custos com contratações, afastamentos e demissões. Portanto, procure sempre estar por perto da sua equipe e promover o diálogo na empresa. Assim, você terá feedbacks constantes e a oportunidade de sempre melhorar o ambiente organizacional.

 





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