quarta-feira, 28 de setembro de 2022

 




 

COMO CONQUISTAR UM AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL?

 

 

Construir um ambiente de trabalho saudável é essencial para uma empresa que deseja ganhar produtividade e eficiência. Afinal de contas, colaboradores satisfeitos conseguem entregar melhores resultados.

Contudo, essa é uma estratégia que requer uma série de práticas contínuas. Além disso, essa construção deve ser feita tanto por gestores quanto pelos funcionários, de forma genuína. 

Continue a leitura deste artigo para saber o que fazer para conquistar um ambiente corporativo mais saudável.

 



Por que a promoção da saúde no ambiente de trabalho é importante?

 

É no local de trabalho que as pessoas passam a maior parte do seu dia. Nesse sentido, passar tanto tempo em condições inadequadas e desconfortáveis, sem motivação nenhuma é muito prejudicial para o funcionário.

Afinal, ele está sujeito a complicações de saúde tanto físicas quanto psicológicas. Mas, é importante destacar que o colaborador não é o único a sair perdendo com um clima organizacional ruim.

Além dele, a empresa também é afetada com a evasão de funcionários competentes e importantes para o crescimento do negócio.

Sem contar que a reputação da companhia também será impactada negativamente.

Por outro lado, quando a empresa tem um bom relacionamento com as pessoas que fazem parte dela, ela colhe muitos benefícios. Entre eles, podemos citar o nível de produtividade, que é diretamente influenciado pelo desempenho do time.

Em resumo, um ambiente de trabalho saudável é importante tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Percebendo que a empresa se preocupa com seu bem-estar, o profissional tende a querer crescer junto com ela, se esforçando para dar o seu melhor.

 

Desenvolvendo um ambiente de trabalho saudável

 

Como dissemos, um ambiente de trabalho positivo exige um trabalho contínuo. Portanto, esse é um processo que envolve mudanças na cultura da empresa.  E para manter todos engajados com essa nova rotina, é importante que você:

 

1) Reconheça as conquistas

 

Reconhecer e recompensar as conquistas dos colaboradores é, sem dúvidas, uma maneira eficiente de mantê-los mais engajados e produtivos.

Então, sempre que alguém bater uma meta, ofereça uma recompensa. Assim, você reforça a prática de ações positivas dentro da empresa ao mesmo tempo em que demonstra valorizar o esforço da equipe. Essas recompensas podem ser bônus, folgas e brindes, por exemplo.

 

2) Para ter um ambiente de trabalho saudável, seja transparente

 

Para criar um ambiente de trabalho saudável também é fundamental agir com transparência. Mas, o que isso realmente quer dizer?

Isso significa que todos devem acompanhar de perto todas as mudanças que ocorrerem na gestão do negócio.  Na prática, todos os colaboradores devem estar cientes sobre a atual situação da empresa.

Além disso, é importante que eles tenham abertura para apresentarem sugestões de melhorias. 

Por fim, outra medida que você pode tomar de forma transparente é usar ferramentas de comunicação interna para manter as metas atualizadas e acessíveis.

 

3) Trate seus colaboradores como um time

 

Aqui está outra prática bastante relevante para engajar os colaboradores em prol de uma convivência melhor no trabalho. Tratando todos eles como um time, você desenvolve o espírito coletivo da equipe.

Como resultado, você terá funcionários mais unidos, capazes de trabalharem em conjunto, se ajudando mutuamente em busca de resultados.

No entanto, para ser imbatível, um time precisa de um treinador que desenvolva as habilidades necessárias em cada jogador. O líder tem um papel muito importante na performance da equipe.

 

4) Invista na segurança e bem-estar dos funcionários

 

Como já dissemos antes, é comum passarmos um longo tempo no trabalho. Assim, podemos dizer que ele é praticamente a nossa segunda casa.

Portanto, é indispensável investir em espaços acolhedores, ventilados, bem iluminados, com cadeiras confortáveis e ergonômicas.


Além de investir no conforto dos colaboradores de sua empresa, é extremamente necessário garantir a segurança no trabalho através das Normas Regulamentadoras vigentes.

 

Para isso, é preciso observar as condições de risco do local para assim, prevenir possíveis acidentes.  Esse é o trabalho da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), uma equipe importante na segurança de toda e qualquer empresa.

 

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 




 

 

SEGURANÇA NO TRABALHO PARA EQUIPES TERCEIRIZADAS:

ENTENDA COMO FUNCIONA!

 



A contratação de equipes terceirizadas apresenta diversas vantagens para as empresas. Além de reduzir custos, a terceirização é uma estratégia que também proporciona a otimização de processos.

Mas como funciona a segurança no trabalho dos colaboradores terceirizados? Embora seja muito importante, esse é um assunto que carece muitas vezes de atenção dos gestores e da empresa contratante. Por isso, trouxemos informações relevantes sobre o assunto.

Acompanhe este artigo e veja o que fazer para gerenciar os funcionários terceirizados, garantindo um ambiente seguro e livre de riscos.

 

Boas práticas para garantir a segurança de equipes terceirizadas

 

Lei nº 13.429/2017, conhecida também como Lei da Terceirização, trouxe mudanças nas relações empresariais dentro do contexto da minirreforma trabalhista.

Em resumo, essa lei determina que a segurança, higiene e salubridade no local de trabalho devem ser asseguradas pela empresa contratante. Além disso, apesar de os encargos trabalhistas serem de responsabilidade da terceirizada, caso ela se ausente, a Justiça pode acionar a contratante. 

Portanto, para evitar problemas relacionados à Segurança do Trabalho, há algumas práticas que sua empresa pode adotar na gestão dos prestadores de serviço terceirizados.


Confira a seguir!

 

Promova treinamentos e palestras

 

Os treinamentos são recursos muito eficientes quando o assunto é Segurança do Trabalho. Isso porque funcionam muito bem para educar as equipes terceirizadas sobre a importância de cumprir os procedimentos de segurança referentes às atividades executadas.

Do mesmo modo, as palestras também são aliadas importantes nesse processo. Ainda mais quando usam dinâmicas para deixar o trabalhador à vontade para opinar e tirar dúvidas.

 

Escolha um líder para fiscalizar a equipe

 

Em geral, é comum que os colaboradores terceirizados tenham dificuldade em se subordinarem aos chefes e supervisores da empresa contratante.

Mas para resolver o problema, uma boa alternativa é eleger um líder da equipe que ficará responsável por reportar tudo o que acontece no trabalho aos gestores. Ou seja, a atuação desta pessoa será para fiscalizar a execução do trabalho com objetivo de evitar acidentes.

 

Ofereça um ambiente saudável

 

A princípio, é fundamental que os funcionários respeitem as Normas de Segurança da empresa. Mas, da mesma forma, também é indispensável que o local de trabalho proporcione uma rotina saudável.

Em outras palavras, a empresa que fez a contratação dos terceirizados deve se preocupar com a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPC’s). Além disso, a organização ainda deve se atentar à quantidade e condições de uso desses materiais.

 

Realize auditorias periódicas

 

Conforme já mencionamos anteriormente, a empresa contratante é a responsável por garantir a segurança no trabalho das equipes terceirizadas. Nesse sentido, também é uma boa prática estabelecer um processo de auditorias periódicas.

Nesse caso, o objetivo é monitorar o grau de conformidade das práticas e processos da contratada com as normas pertinentes.

Lembrando que, caso identifique alguma “não conformidade”, o ideal é elaborar um plano de ação propondo as melhorias necessárias.

 

Contrate uma empresa de consultoria em Segurança do Trabalho

 

Apesar de adotar todas as práticas listadas até aqui, a maioria das empresas enfrenta dificuldades para engajar os terceirizados.

Portanto, para ter mais eficiência na construção de uma cultura organizacional voltada para a segurança e saúde, contratar uma empresa especializada em Segurança do Trabalho é uma decisão bastante assertiva e eficaz.

Enfim, chegamos ao fim deste artigo.

Esperamos que ele te ajude e facilite o gerenciamento da segurança no trabalho das suas equipes terceirizadas.

 

 



Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 


    COMO CUIDAR DO DEPÓSITO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO EM OBRAS   Manter um depósito de materiais bem organizado é fundamental para gar...