COMO
CONQUISTAR UM AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL?
Construir um ambiente de trabalho saudável é
essencial para uma empresa que deseja ganhar produtividade e eficiência. Afinal
de contas, colaboradores satisfeitos conseguem entregar melhores resultados.
Contudo, essa é uma estratégia que requer uma série de
práticas contínuas. Além disso, essa construção deve ser feita tanto por
gestores quanto pelos funcionários, de forma genuína.
Continue a leitura deste artigo para saber o que fazer
para conquistar um ambiente corporativo mais saudável.
Por
que a promoção da saúde no ambiente de trabalho é importante?
É no local de trabalho que as pessoas passam a maior
parte do seu dia. Nesse sentido, passar tanto tempo em condições inadequadas e
desconfortáveis, sem motivação nenhuma é muito prejudicial para o funcionário.
Afinal, ele está sujeito a complicações de saúde tanto
físicas quanto psicológicas. Mas, é importante destacar que o colaborador não é
o único a sair perdendo com um clima organizacional ruim.
Além dele, a empresa também é afetada com a evasão de
funcionários competentes e importantes para o crescimento do negócio.
Sem contar que a reputação da companhia também será
impactada negativamente.
Por outro lado, quando a empresa tem um bom
relacionamento com as pessoas que fazem parte dela, ela colhe muitos
benefícios. Entre eles, podemos citar o nível de produtividade, que é
diretamente influenciado pelo desempenho do time.
Em resumo, um ambiente de trabalho saudável é
importante tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Percebendo que a
empresa se preocupa com seu bem-estar, o profissional tende a querer crescer
junto com ela, se esforçando para dar o seu melhor.
Desenvolvendo
um ambiente de trabalho saudável
Como dissemos, um ambiente de trabalho positivo exige
um trabalho contínuo. Portanto, esse é um processo que envolve mudanças na
cultura da empresa. E para manter todos engajados com essa nova rotina, é
importante que você:
1)
Reconheça as conquistas
Reconhecer e recompensar as conquistas dos
colaboradores é, sem dúvidas, uma maneira eficiente de mantê-los mais engajados
e produtivos.
Então, sempre que alguém bater uma meta, ofereça uma
recompensa. Assim, você reforça a prática de ações positivas dentro da empresa
ao mesmo tempo em que demonstra valorizar o esforço da equipe. Essas
recompensas podem ser bônus, folgas e brindes, por exemplo.
2)
Para ter um ambiente de trabalho saudável, seja transparente
Para criar um ambiente de trabalho saudável também é
fundamental agir com transparência. Mas, o que isso realmente quer dizer?
Isso significa que todos devem acompanhar de perto
todas as mudanças que ocorrerem na gestão do negócio. Na prática, todos
os colaboradores devem estar cientes sobre a atual situação da empresa.
Além disso, é importante que eles tenham abertura para
apresentarem sugestões de melhorias.
Por fim, outra medida que você pode tomar de forma
transparente é usar ferramentas de comunicação interna para manter as metas
atualizadas e acessíveis.
3)
Trate seus colaboradores como um time
Aqui está outra prática bastante relevante para
engajar os colaboradores em prol de uma convivência melhor no trabalho.
Tratando todos eles como um time, você desenvolve o espírito coletivo da
equipe.
Como resultado, você terá funcionários mais unidos,
capazes de trabalharem em conjunto, se ajudando mutuamente em busca de
resultados.
No entanto, para ser imbatível, um time precisa de um
treinador que desenvolva as habilidades necessárias em cada jogador. O líder
tem um papel muito importante na performance da equipe.
4)
Invista na segurança e bem-estar dos funcionários
Como já dissemos antes, é comum passarmos um longo
tempo no trabalho. Assim, podemos dizer que ele é praticamente a nossa segunda
casa.
Portanto, é indispensável investir em espaços
acolhedores, ventilados, bem iluminados, com cadeiras confortáveis e
ergonômicas.
Além de investir no conforto dos colaboradores de sua
empresa, é extremamente necessário garantir a segurança no trabalho através
das Normas Regulamentadoras vigentes.
Para isso, é preciso observar as condições de risco do
local para assim, prevenir possíveis acidentes. Esse é o trabalho da CIPA
(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), uma equipe importante na
segurança de toda e qualquer empresa.
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