quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

 




 

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL PARA ARMAZÉNS

 



Quando falamos de sinalização horizontal para armazéns, são as indicações desenhadas no piso de uma área de logística, usadas como medida de segurança e ferramenta de organização dos espaços.

Nos armazéns coexistem pessoas, mercadorias e equipamentos de elevação e movimentação, razão pela qual o risco de acidentes é elevado: a sinalização horizontal reduz os riscos, por exemplo, ajudando os operadores a identificar áreas de acesso limitado, aquelas em que operam empilhadores e aquelas destinadas à preparação e embalagem de pedidos e expedição.

 

Regulamentos sobre sinais horizontais em armazéns

 

No Brasil, as medidas de segurança e sinalização no armazém são ditadas pelas normas NBR 15.524-2/2008, NBR 7195:2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e pela NR-26 – Sinalização de Segurança.

De acordo com estas legislações, cabe ao empregador afixar sinais horizontais no piso do armazém quando houver riscos que não possam ser evitados por outros meios de proteção. Também prevê que os colaboradores e seus gestores sejam criteriosamente treinados sobre as medidas de prevenção e os sinais utilizados, para uma correta interpretação.

NR-26 determina as cores mais eficazes para a comunicação de segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos perigos e riscos existentes.

A norma também prevê que a utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. E que o uso de cores deve ser o mais reduzido possível a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.

 

Por que a sinalização horizontal é importante nos armazéns?

 

A sinalização horizontal em armazéns é uma medida de segurança que alerta os operadores sobre quaisquer riscos de forma visual, clara e evidente. Indica áreas onde podem existir riscos, como substâncias ou produtos perigosos, mas também quaisquer saídas de emergência, áreas com obstáculos e locais onde estão localizados os sistemas de proteção contra incêndio.

 

Existem principalmente quatro motivos que levam ao uso de sinais horizontais no armazém:

 

·       Cumprimento da legislação: o descumprimento pode levar a sanções e denúncias;

·       Maior segurança, prevenindo quaisquer riscos no trabalho;

·       Organização do espaço, para manter a ordem e tornar o armazém mais eficiente;

·       Redução de viagens, com consequente aumento de produtividade.

 

Tipos de sinais horizontais para armazéns

 

Normalmente, as placas horizontais para armazéns são feitas com tintas especiais à base de resina, pois são resistentes ao desgaste e à abrasão.

Alternativamente, são utilizados adesivos especiais antiderrapantes, resistentes à água, temperaturas extremas e exposição aos raios solares.

A escolha entre tinta e adesivo depende se a sinalização deve ser temporária ou permanente: algumas empresas muitas vezes mudam a organização do armazém e, portanto, optam por adesivos.

Na aplicação da sinalização horizontal é necessário, então, atentar para alguns fatores, como a temperatura, que deve ser ambiente, e a condição do piso, que deve estar limpo e seco.


Sinalização horizontal luminosa para armazéns

 

Em alguns casos torna-se impossível estar nas condições óptimas para a colocação da sinalização, existem sempre armazéns com temperaturas inadequadas e pisos inadequados.

É nestes casos, mas não limitado a, que os sistemas de sinalização horizontal luminosa para armazéns da Progtech representam a solução ideal.

 

São luzes LED que projetam sinais horizontais no piso do armazém que:

 

·       persistem em qualquer temperatura;

·       não têm desgaste pelas repetidas passagens de veículos (não haverá necessidade de retoques ao longo do tempo como no caso das tintas);

·       são claramente visíveis em qualquer condição em que o piso seja encontrado, mesmo se estiver sujo ou empoeirado;

·       podem ser facilmente remodelados e, portanto, também adequados para armazéns que requerem mudanças contínuas de sinalização.

 

São muitos os armazéns que adotaram as nossas soluções de sinalização de segurança, com excelentes resultados.

 

Com a nossa solução é possível projetar:

 

·       caminhos pedestres e rotas de fuga;

·       símbolos de vários tipos e cores;

·       carimbos luminosos para passarelas e pontes rolantes;

·       travessias de pedestres;

·       luzes de segurança para empilhadeiras;

·       projeções customizadas para a área de logística, como para identificação de espaços paletizados.

 

Segundo Barbara Tartik, especialista em EHS da ESS Consultoria:

 

“As sinalizações de segurança em LED são mais eficazes que as tradicionais pinturas, pois refletem e piscam de forma a chamar mais atenção dos pedestres, além de serem facilmente alteradas, possibilitando sua utilização de várias formas, em plantas diferentes, sem depender de pinturas”.

 

 




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QUAIS OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELO NÃO USO DOS EPI’s?

 


O uso dos EPI’s é obrigatório em qualquer empresa que desenvolva trabalho que possa expor o trabalhador a algum tipo de risco seja ele leve ou grave ou que envolva algum grau de insegurança e isso já é sabido tanto pelos empregadores como pelos trabalhadores.

Primeiramente, cabe destacar que é obrigação da empresa adquirir os equipamentos de proteção individual necessários para cada empregado e também orientá-los corretamente quanto à sua utilização. Porém, a falta do uso dos EPI’s ou a utilização deles de forma inadequada poderá trazer diversos prejuízos à empresa. Dentre eles destacamos:

 

Penalidades para o empregador pela falta de utilização de EPI’s


O empregador que não se previne e deixa de fornecer os EPI’s necessários para os trabalhadores, estará sujeito a receber penalidades aplicadas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, decorrentes da NR 28 - Fiscalização e Penalidades.

Não basta apenas que a empresa adquira os equipamentos necessários, ela deve orientar os empregados sobre qual a forma correta de utilização de cada equipamento fornecido, e cabe a ele também a fiscalização do uso correto dos EPI’s.

 

Qualquer tipo de EPI’s é válido?


Esse é outro ponto ao qual a empresa deve estar atenta, pois existem no mercado diversas marcas e Distribuidoras de EPI’s que comercializam esses produtos, mas nem todas oferecem ao trabalhador qualidade suficiente para a finalidade de cada Equipamento de Proteção Individual, ou seja, EPI’s de baixa qualidade, com materiais ruins e baratos, são inseguros e não protegem devidamente os trabalhadores.

Um bom empregador deve escolher os itens buscando a efetividade máxima do produto, e isso só é possível quando a compra desses equipamentos é realizada em locais especializados, com boa reputação no mercado e que trabalhem com EPI’s de marcas consagradas.

 

Empregador que não cumprir poderá ser penalizado?


Nos casos em que fique explícita a falta de orientação para a correta utilização do EPI ou até mesmo quando o empregador não forneceu os EPI’s necessários, ele estará sujeito a receber multas. Para cada infração existe um código, e o valor da multa será calculado de acordo com o tipo da infração e o número de funcionários “irregulares” que tenham na empresa.

 

Existe mais algum tipo de penalidade?


Além das multas aplicadas na esfera administrativa, o empregador poderá também responder em outras áreas, sendo elas:

 

Responsabilidade civil


Quando, de alguma forma, o empregado venha a se machucar e busque amparo judicial solicitando indenizações, buscando compensação de danos físicos, morais, materiais, etc.

 

Esfera trabalhista


O trabalhador acidentado pode requerer judicialmente a estabilidade no emprego, que lhe deve ser garantida. Há também a rescisão do contrato de trabalho em caso de morte seguida de pagamento de verbas, e até pensão para a família em decorrência da morte do trabalhador.

Esses são alguns exemplos de como o empregador fica exposto quando não segue corretamente os procedimentos de segurança dentro de sua empresa. Por outro lado, vemos também como é fácil respeitar as normas de segurança no trabalho, é só manter-se em dia com a legislação e, sempre que a empresa fornece os EPI’s de qualidade, promover orientação de uso e fiscalizar se os mesmos estão sendo utilizados de forma correta. Isso afastará qualquer tipo de dor de cabeça que seus clientes possam ter futuramente, evitando, principalmente, acidentes de trabalho.

Seus clientes adotam o uso de EPI’s corretamente? Eles compram EPI’s de qualidade? Você conhece algumas dicas para evitar outros prejuízos? Deixe aqui seu comentário e divida conosco suas experiências.

 




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