sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

 




 

O QUE SABER SOBRE DIREÇÃO DEFENSIVA?

 


Direção Defensiva é o conjunto de técnicas e procedimentos usados pelo condutor com o objetivo de evitar ou minimizar acidentes de trânsito. Dirigir de forma defensiva traz mais segurança ao motorista e seus passageiros.

O tema Direção Defensiva faz parte da carga horária da formação de condutores desde 2005. É obrigatório o condutor ter conhecimento e saber como agir em situações adversas.

Conforme normatização do Contran - Conselho Nacional de Trânsito a empresa que utiliza condutores contratados para operar a sua frota de veículos é obrigada a fornecer curso de Direção Defensiva, Primeiros Socorros e outros.

 

O que é Direção Defensiva?

 

Dirigir de forma defensiva é conduzir o veículo com atenção cuidando de si e dos demais. Verificando limite de velocidade, ultrapassagem, condições do veículo, da estrada, do clima além de evitar dirigir sob efeito de remédios, com sono ou após ingerir bebida alcóolica. 

 

Quais as principais causas de acidentes?

 

·       Negligência

·       Imprudência

·       Imperícia

·       Condições adversas

 

Elementos essenciais para a boa conduta no trânsito

 

·       Conhecimento

·       Atenção

·       Previsão

·       Decisão

·       Habilidade

 

Como proceder antes de dirigir?

 

·       Faça revisão no veículo (verifique pneus, suspensão, troca de óleo)

·       Evite usar medicamentos que alterem seus reflexos

·       Descanse o suficiente para evitar sonolência ao volante

·       Evite ingerir bebida alcóolica

·       Use cadeirinha adequada para crianças

·       Oriente todos os passageiros a usarem cinto de segurança

 

A segurança no trânsito depende de cada condutor, no entanto, muitos se preocupam apenas com o próprio veículo. Dirigir de forma defensiva é perceber situações de risco e evitá-las.

O ISC oferece o curso de Direção Defensiva com certificado. Se você precisa aprimorar seus conhecimentos, ou trabalha numa empresa que exige formação ou ainda precisa do certificado acesse o site e solicite mais informações.

 

 




Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


 




 

DICAS DE ERGONOMIA PARA MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO

 



A jornada de trabalho muitas vezes desgastante obriga o empregado permanecer na mesma posição por longos períodos. Essa característica pode acarretar doenças ocupacionais e lesões irreversíveis como a LER (lesão por esforço repetitivo). Algumas dicas de Ergonomia podem melhorar o ambiente de trabalho e reduzir o risco de lesões.

Cada função tem suas particularidades o que exige do profissional em Segurança do Trabalho uma análise detalhada de cada ambiente. Essa análise deve garantir melhores condições de trabalho visando o conforto do trabalhador enquanto desempenha suas tarefas.

O ambiente de trabalho deve ser um espaço confortável que promova a saúde e segurança do empregado. Para isso são necessários seguir alguns cuidados, acompanhe logo abaixo.

 

Cuidados com a Ergonomia no trabalho

 

·       Mantenha boa postura enquanto estiver no computador, sempre com a cabeça alinhada ao monitor, pés apoiados no chão e costas eretas.

·       Mantenha a estação de trabalho organizada evitando queda de materiais, posição desfavorável ou dores causadas por movimentos bruscos.

·       Mantenha os objetos de uso regular (como grampeador, impressora, porta-canetas) ao alcance das mãos. A distância pode provocar câimbras ou mal jeito na coluna conforme o movimento.

·       Evite incidência de luz na tela do computador. Excesso de claridade e/ou esforço para ver o monitor podem cansar os olhos e a longo prazo prejudicar a visão. 

·       No caso de atividades repetitivas deverá haver descanso e/ou alongamento do corpo a cada 45 minutos.

·       Deve haver troca de posição constantemente para evitar fadiga. Deve-se priorizar uma posição confortável.

·       Praticar ginástica laboral sempre que oferecido pela empresa. Prestar atenção aos intervalos e movimentos conforme a atividade.

·       Se a empresa possuir um profissional de Ergonomia o mesmo deverá avaliar a postura de cada colaborador.

 

Benefícios da Ergonomia no ambiente de trabalho

 

·       Menor rotatividade

·       Menos afastamentos

·       Maior produtividade

·       Melhora no clima organizacional

·       Redução de lesões/doenças ocupacionais

 

É fato que muitas empresas não direcionam esforços necessários quando o assunto é Ergonomia. Muitos empregados desconhecem os benefícios e importância da Ginástica Laboral. O empregador deve desenvolver medidas de conscientização e tornar mais fácil essas práticas.

O empregado por outro lado deve tornar essas práticas algo simples e parte da rotina de trabalho. Os benefícios podem ser percebidos a curto e longo prazo. Procure saber se sua empresa oferece essas opções caso contrário aborde o assunto em reuniões com a CIPA, Técnico em Segurança do Trabalho ou mesmo o empregador caso haja oportunidade.

 

 




Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 


    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...