quarta-feira, 30 de abril de 2025

 



 

COMO GARANTIR A HIGIENE OCUPACIONAL NA EMPRESA POR MEIO DO LTCAT

 

 


 

A relação entre higiene ocupacional e LTCAT vai além da segurança e cuidados com a saúde e integridade física dos trabalhadores.

Esses dois assuntos andam sempre de mãos dadas, o que significa que o LTCAT é a base para garantir a higiene ocupacional no local de trabalho.

Por sua vez, a higiene no trabalho é garantida através de avaliações como a análise quantitativa de riscos e o gerenciamento de agentes nocivos.

Afinal, são as medidas protetivas e as adequações na empresa que proporcionam a diminuição das doenças ocupacionais, por exemplo.

 

 

Importância do LTCAT na saúde dos trabalhadores

LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho é um documento obrigatório para todas as empresas com atividades que podem gerar riscos à saúde dos trabalhadores.

Além disso, desde 2022 deve ser elaborado inclusive nas empresas de pequeno porte e nas microempresas.

Nesse sentido, o Laudo LTCAT é decisivo no futuro da empresa, pois evita multas, sanções e até mesmo impede a paralisação das atividades.

Isso acontece porque ele identifica todos os riscos e agentes nocivos que podem adoecer o trabalhador.

Dessa forma, medidas de controle são adotadas e adequações podem ser feitas, evitando acidentes de trabalho e doenças relacionadas às atividades laborais.

 

Análise quantitativa de agentes nocivos à saúde dos trabalhadores

A análise quantitativa é uma das etapas mais importantes na elaboração do LTCAT pois é através deste procedimento que se consegue a dimensão do que está certo e que precisa mudar na empresa.

 

A identificação da quantidade exata de inadequações e do total de agentes nocivos permite um controle eficiente dos mesmos.

Porém, não para por aí. O LTCAT garante a saúde dos trabalhadores, impedindo acidentes de trabalho e reduzindo a quantidade de doenças ocupacionais.

Um bom exemplo de como o LTCAT é importante são a adoção de medidas preventivas e cuidados para conter a disseminação do vírus da Covid-19 dentro das empresas.

O número de mortes e afastamentos causados pela doença teria sido bem maior se as ações propostas no documento não tivessem sido cumpridas com rigor nas empresas.

Tanto é que aqueles estabelecimentos que não seguiram as normas tiveram prejuízos com o afastamento de trabalhadores diagnosticados com a doença e indenizações em casos de morte.

 

LTCAT – Identificação de riscos ocupacionais

O laudo técnico do LTCAT identifica todos os agentes nocivos e todos os riscos ocupacionais que os trabalhadores estão expostos durante as atividades de trabalho.

Por riscos ocupacionais entende-se como aqueles riscos que contribuem para a ocorrência de acidentes e tragédias como a falta de equipamentos de proteção individual ou a falta de instruções de uso dos mesmos.

Por mais que uma empresa acredite que siga todas as normas estabelecidas pela legislação, o LTCAT vai a fundo e consegue identificar até mesmo os riscos não perceptíveis.

Portanto, a identificação dos riscos de trabalho só consegue ser alcançada através da elaboração do Laudo LTCAT, garantindo a saúde ocupacional dos trabalhadores e o gerenciamento de riscos.

 

Propostas de medidas preventivas com base nas análises do LTCAT

São todas as sugestões e orientações do responsável técnico pelo laudo, que leva em consideração a existência das normas regulamentadoras.

Dentre as propostas encontram-se o controle dos riscos químicos, físicos e biológicos, com foco na prevenção das doenças ocupacionais e melhoria do ambiente de trabalho.

 

Riscos Químicos

São aqueles causados pela exposição do trabalhador a produtos químicos, seja na manipulação ou pela falta de instruções.

Os riscos químicos podem causar queimaduras, irritação nos olhos, asfixia, convulsões, vômitos e dores.

 

Riscos Físicos

São causados através da emissão de energia mecânica, térmica, elétrica ou do som. Os principais exemplos de risco físico são as variações de calor e frio, pressão e umidade, emissão de ruídos, radiação ionizante ou não ionizante, vibração dentre outros.

 

Riscos Biológicos 

São riscos de natureza biológica que podem estar presentes em determinadas situações, como os vírus, bactérias, protozoários e fungos.

Um bom exemplo de vírus biológico é o Coronavírus, que se propaga por meio do ar, independente da adoção de medidas protetivas.

 

Melhoria das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores com o LTCAT

A melhoria das condições de trabalho possibilita a segurança do trabalhador e impede que o mesmo sofra por conta do trabalho executado em condições insalubres ou periculosos.

Como o LTCAT proporciona as mudanças necessárias e a adequação das normas de segurança do trabalho, a empresa passa a ter uma reputação positiva no mercado.

Por sua vez, a menor incidência de riscos ocupacionais mantém e resguarda a saúde dos trabalhadores.

O resultado final é que a chance de afastamentos provocados por acidentes e doenças diminui, a produtividade da equipe cresce e a empresa reduz custos com indenizações trabalhistas e assistência médica.

Em resumo, com o LTCAT a higiene ocupacional da empresa é garantida e as vantagens para trabalhadores e empregadores tornam-se realidade.

 

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


 



 

NR 16 - O QUE É E COMO CUMPRIR A NORMA PARA ATIVIDADES PERIGOSAS?

 

 


 

A NR 16 é uma norma regulamentadora muito importante para diversos setores do mercado. Afinal, ela dá diretrizes e estabelece padrões para que a segurança e o bem estar dos trabalhadores que exercem atividades perigosas sejam assegurados.

Por isso, é essencial dar a devida importância para essa norma e garantir que todos os trabalhadores que precisam, obtenham treinamento e se conscientizem de como ela é indispensável.

Então, hoje vamos falar mais sobre esta norma regulamentadora, além de mostrar como se adequar a ela. Portanto, continue a leitura e não deixe passar nada importante.

 

 

O que é a NR 16?

A Norma Regulamentadora 16 (NR 16) foi estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o objetivo de regulamentar as atividades consideradas perigosas. Além disso, ela estabelece medidas de proteção para os trabalhadores que desempenham essas funções.

Dessa forma, ela as estipula as condições mínimas para a garantia da segurança e da saúde dos trabalhadores. A saber, ela visa proteger os funcionários que estão expostos a riscos iminentes. A base da NR 16 é a conscientização e o treinamento no ambiente de trabalho, além da orientação para que a empresa ofereça os equipamentos e o treinamento para eles.

 

Atividades perigosas: quais são?

Existem muitas atividades que, segundo a NR 16, são consideradas perigosas.

Dentre elas, podemos citar como exemplos:

·       Aquelas nas quais o trabalhador tem contato com materiais inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos;

·       Operações perigosas com explosivos;

·       Trabalho que envolve energia elétrica;

·       Atividades perigosas em motocicletas;

·       Atividades executadas com radiações ionizantes ou substâncias radioativas;

·       Trabalho em mineração;

·       Trabalhador em vias públicas, que está em exposição a roubos e acidentes, dentre outros elementos que possam ameaçar sua integridade física.

 

 

Como cumprir as exigências das normas regulamentadoras 16?

Para cumprir as exigências da NR16, é importante que os gestores dos negócios realizem avaliações de risco em todas as atividades perigosas realizadas pelos seus trabalhadores. Assim, essa avaliação permitirá identificar os riscos envolvidos em cada atividade e adotar medidas para preveni-los.

Depois de avaliar o local, o profissional emitirá um documento que se chama “laudo de periculosidade”, que mostrará o que precisa de atenção, e como deve ser feita a prevenção de acidentes.

Além disso, a NR 16 exige que as empresas forneçam equipamentos de proteção individual (EPI) adequados aos seus trabalhadores. E esses equipamentos devem ser utilizados em todas as atividades que possam expor o funcionário a riscos.

Outro procedimento importante é a capacitação dos trabalhadores que desempenham atividades perigosas. Afinal, é fundamental que eles recebam treinamento em relação aos riscos envolvidos em cada atividade. Também é essencial que saibam como utilizar corretamente os equipamentos de proteção.

 

Como é feito o laudo de periculosidade?

O laudo de periculosidade é feito por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, com base em análise técnica e jurídica. Então, é essencial que esse profissional tenha formação em engenharia, medicina ou técnica em segurança do trabalho. Ele também deve estar registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Para a elaboração do laudo, o profissional realiza uma inspeção no local de trabalho, identificando as atividades consideradas perigosas e avaliando os riscos. Ele também leva em conta a possibilidade de exposição a agentes nocivos, como produtos químicos, ruídos ou radiações.

Após a análise, o profissional emite um parecer técnico, que deve ser apresentado à empresa e aos trabalhadores envolvidos. Assim, esse documento deve conter informações detalhadas sobre as atividades perigosas. Também os riscos envolvidos e as medidas de segurança que devem ser tomadas para minimizar esses riscos.

O laudo deve ser revisado e atualizado periodicamente, de acordo com as mudanças ocorridas no ambiente de trabalho.

 

Como é feito o treinamento da norma regulamentadora 16?

Além de emitir o laudo de periculosidade e oferecer os EPIs adequados para os trabalhadores que exercem atividades e operações perigosas, é preciso que a empresa forneça treinamento para seus funcionários.

 

Esse treinamento deve seguir algumas diretrizes:

·       Identificação dos riscos: o trabalhador deve estar ciente dos riscos que as atividades expõem e como podem afetar a segurança dele e dos colegas;

·       Prevenção: deve receber instruções sobre as medidas preventivas, como a utilização de equipamentos de segurança adequados, boas práticas de trabalho, etc.

·       Controle de risco: é preciso que o trabalhador seja treinado para lidar com situações de emergência e como agir em caso de acidente;

 

Além disso, o treinamento deve ser feito de forma prática, por meio de simulações, exercícios e demonstrações. Isso a fim de preparar o profissional da melhor maneira possível para atuar em situações reais que possam oferecer riscos.

 

O que a NR 16 diz sobre o direito ao adicional de periculosidade?

Além de conscientizar e treinar os trabalhadores sobre as atividades perigosas, a NR 16 também caracteriza a periculosidade do trabalho exercido. Dessa forma, por meio dessa norma, fica claro que esses profissionais estão aptos a receber o adicional de periculosidade.

A saber, o direito ao adicional de periculosidade é garantido por lei e deve ser pago pela empresa ao trabalhador que se enquadra nas condições previstas pela NR 16, que diz:

1.1 – O empregado que, por força de lei, contrato ou instrumento normativo, estiver exposto a atividade ou operação perigosa, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, exerce atividade ou opera em condições de periculosidade.

Os profissionais que se enquadram nessa descrição, têm direito ao adicional. Assim, o adicional corresponderá a 30% sobre o salário base do empregado, sem todos os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

 

Conclusão

A norma regulamentadora 16 é um importante aliada na prevenção de acidentes de trabalho. Por isso, ela deve ser respeitada por todos os envolvidos, ou seja, trabalhadores, empregadores e técnicos da área da segurança do trabalho.

 

Todos devem fazer a sua parte para que se minimizem os riscos existentes nas atividades perigosas:

·       O trabalhador, que deve se conscientizar de que deve ter cuidado, usar os EPIs de maneira correta, etc;

·       O empregador, que deve fornecer o treinamento e os equipamentos adequados;

·       O profissional de segurança do trabalho, que deve ser sério, competente e cumprir sua função da melhor forma possível, como foco na integridade do trabalhador.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 


    COMO CUIDAR DO DEPÓSITO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO EM OBRAS   Manter um depósito de materiais bem organizado é fundamental para gar...