quarta-feira, 25 de maio de 2022

 

 

 

 

MAPA DE RISCO

 

 


 

O acidente de trabalho é caracterizado por ocorrências, inesperadas ou não. Que, dessa forma, interferem no andamento normal do trabalho e da qual resulta qualquer tipo de lesão no trabalhador e/ou danos materiais.

 

Legislação

 

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os casos de afastamento por acidentes trabalhistas são grandes e as más práticas de segurança e saúde do trabalho fazem com que o custo anual com esse tipo de problema seja entorno de 4% do PIB global. O Brasil é, de fato, a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais. Isso se comprova, uma vez que, somente entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos de acidente de trabalho em 26 estados e no Distrito Federal.

 

Por lei, as empresas são obrigadas a garantir a segurança de seus funcionários. E segundo especialistas, a grande maioria dos acidentes de trabalho no Brasil poderiam ser evitados e é, portanto, responsabilidade da empresa promover ações que ajudem a prevenir esse tipo de problema.

 

Como evitar acidentes de trabalho

 

Um ponto de partida para evitar os acidentes de trabalho é reconhecer as condições de trabalho e o local onde este é praticado. A partir de visitas periódicas ao dia a dia de trabalho, podem ser identificadas áreas de riscos. Isso gera insumo para construção de um Mapa de Risco do ambiente de trabalho.

 

Assim sendo, o Mapa de Risco é representação gráfica, sobre a planta baixa, do conjunto de fatores presente nos locais de trabalho que podem acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores (acidentes e doenças de trabalhos). E é, portanto, uma das melhores ferramentas de prevenção de acidentes

 

O que devo considerar em um Mapa de Risco?

 

Inicialmente é importante salientar que um Mapa de Risco deve estar de acordo com diversas normas nacionais que abordam esse assunto. Desde formatações padronizadas até pequenas peculiaridades de cada empresa, o Mapa de Riscos necessita estar sempre atualizado. Pois uma pequena mudança em seu sistema produtivo pode alterar a dinâmica dos potenciais riscos ao trabalhador.

 

Além de ser obrigatório, sua realização deve ser feita pela CIPA. Que tem que a fazes sob orientação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) ou de empresas especializadas de consultoria, segundo consta na NR 5 (Norma Regulamentadora).

De toda forma, alguns pontos que são sempre importantes de serem levando em consideração são:

 

1. Análise crítica

 

Primeiramente, realize análises críticas da sua área de produção e áreas de trabalhos. Lembre-se que essas análises precisam ser feitas periodicamente já que os espaços se transformam e riscos podem ser sanados ou surgirem novos.  

 

2. Relevância de cada risco

 

Ao se construir o Mapa de Risco do ambiente é necessário, usando a notação correta, classificar os riscos encontrados e suas respectivas intensidades. Pois dessa forma é possível direcionar seus esforços de remediação para as áreas mais sensíveis.

 

3. Conscientização

 

Separar um tempo para conscientização dos colaboradores da sua empresa sempre é válido. De nada adianta o conhecimento centralizado que um mapa de risco pode proporcionar, se os seus colaboradores de fato não sabem como interpreta-lo e se proteger.

 

4. Equipamentos de Segurança

 

Também é importante estabelecer as melhores medidas de prevenção dos riscos listados. Desde uso de EPIs e sinalização do local até alterações de técnicas, maquinários e layout. Embora, seja válido ressaltar que devesse estabelecer prioridades para as alterações necessárias.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

 

INVESTIR EM CONSULTORIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO?

 

 


 

Garantir a saúde e a segurança no trabalho é uma obrigação de todas as empresas, independente do seu porte e segmento de mercado. Além disso, não basta ter boa vontade, as organizações devem contar com métodos para que os seus colaboradores atuem de forma adequada.

 

Trata-se d gestão de Saúde e Segurança do Trabalho ou de SST. Mas, afinal, além de ser obrigatório, por que as empresas devem investir nisso? Se você deseja descobrir todas as vantagens de investir na Saúde e Segurança do Trabalho, continue lendo este artigo.

 

ü Redução dos casos de acidentes

ü Maior produtividade da equipe

ü Diminuição de despesas

ü Boa reputação para a empresa

 

Redução dos casos de acidentes

 

Entre as vantagens de investir na Saúde e Segurança do Trabalho destaca-se a redução dos casos de acidentes que, embora seja o benefício mais óbvio, é também um dos mais importantes. Afinal, ter colaboradores com doenças ocupacionais ou que sofreram acidentes só traz problemas para o seu negócio.

 

Para tanto, a gestão de SST consiste em medidas para assegurar a qualidade de vida e segurança dos funcionários. Isso abrange não só cuidados que evitam acidentes e doenças ocupacionais, como também mantenham a sua integridade física e a capacidade, o que contribui com o seu desempenho e satisfação com o local de trabalho.

 

Maior produtividade da equipe

 

Outro benefício de investir na gestão de SST é a maior produtividade da equipe. Isso acontece porque um ambiente com segurança é, por consequência, organizado, contribuindo com o acesso a equipamentos e recursos pelos seus colaboradores.

 

Além disso, por se sentirem mais seguros em seu local de trabalho, eles se sentem mais motivados a executar as suas atividades não só com agilidade, como ainda com maior nível de qualidade. E claro, com segurança, a equipe pode focar no seu trabalho, sem preocupações.

 

Diminuição de despesas

 

Mais uma das vantagens de investir na Saúde e Segurança do Trabalho é a diminuição de despesas, uma vez que colaboradores doentes ou acidentados podem trazer custos imprevisíveis ao seu negócio. Ou seja, caso eles tenham que se afastar do trabalho, é preciso contratar outras pessoas.

 

Uma constatação inesperada pode atrapalhar a rotina da sua equipe, pois é preciso convocar candidatos, fazer entrevistas, avaliar currículos e ainda treinar esse novo colaborador de modo apropriado. E caso o trabalho do funcionário afastado seja delegado a outra pessoa, essa pode ficar sobrecarregada.

 

Essas mudanças, não raro, prejudicam os fluxos de trabalho como um todo, reduzindo a produtividade e, por isso, impactando nos custos. E mais, conforme a situação, o empregador pode sofrer com aumento da contribuição previdenciária e até mesmo ter que pagar indenizações ao funcionário acidentado.

 

Boa reputação para a empresa

 

A imagem da empresa também se beneficia quando se investe na gestão de SST. Afinal, isso quer dizer que ela cumpre com as normas estabelecidas pelos órgãos governamentais e que se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores.

 

Esses atributos são muito valorizados pelos consumidores. Então, ter esse cuidado na sua organização pode até contribuir com as vendas, devido ao incremento na credibilidade.

 

Finalmente, saiba que a implementação ou adequação de SST na sua empresa pode ocorrer com planejamento, agilidade e utilizando a tecnologia em benefício da sua equipe e do negócio.

 

Quer implementar ou mesmo qualificar a gestão de SST na sua empresa? A Lumi Consult conta com uma equipe capacitada a oferecer toda a ajuda necessária. Para entender melhor esse serviço.

 

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

 

 

 

 

IMPORTÂNCIA DE TER UMA CONSULTORIA DE SST

 

 


Consultoria é fundamental para estar de acordo com a lei e evitar prejuízos

 

Existem diversas normas regulamentadoras sobre segurança do trabalho e à medida que as empresas crescem, também aumentam os riscos ligados à saúde do trabalhador, por isso, a demanda por uma consultoria de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) cresce significativamente. 

 

Como funciona a consultoria?

 

A consultoria de SST trabalha oferecendo auxílio para as empresas que ainda não possuem um setor de segurança ou que precisam de algum complemento como o apoio de profissionais especializados para o departamento já existente. 

 

Entre as funções da consultoria dentro de uma empresa estão diversos treinamentos como de uso, conservação e guarda do EPI 9 (Equipamento de Proteção Individual), de segurança e operação de equipamentos e ainda treinamento ergonômico. Além disso, também é sua função elaborar relatórios de insalubridade, por exemplo. 

 

Vantagens de uma consultoria de SST

 

Conhecimento específico

 

Uma consultoria tem o conhecimento específico de Saúde e Segurança do Trabalho que são necessários. A Segurança do Trabalho se aplica a empresas de todos os segmentos, no entanto, cada um tem suas características e riscos específicos, e uma consultoria irá identificar cada um. 

 

Aumento de produtividade e evita prejuízos 

 

Implementar normas de saúde e segurança do trabalho aumenta a produtividade da empresa, pois, o número de afastamentos e custos decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais diminuem. 

 

Profissionais qualificados

 

O conhecimento específico da área é fundamental para que se desenvolva programas que ajudam a prevenir quaisquer danos à empresa e funcionário. 

 

Leis

 

Existem diversas normas obrigatórias a respeito de Saúde e Segurança do Trabalho que toda empresa deve seguir. Uma consultoria de SST tem um conhecimento profundo sobre elas, evitando multas e prejuízos. 

 

Conclusão

 

Apesar de existirem normas obrigatórias, muitos empresários não as conhecem e, por isso, é importante a contratação de uma empresa especializada, já que uma consultoria irá executar todo o trabalho voltado para o cumprimento das normas vigentes, não permitindo que a organização sofra penalidades. Também irá ajudar na implementação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança adequado à realidade daquela empresa.

 

 

Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários e não deixe de compartilhar nas redes sociais. 

 

Siga o Blog e Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas se informem sobre o tema.

 

 

 

 

    COMO ORGANIZAR UM CRONOGRAMA DE VISITAS       Para serviços de manutenção em campo, organizar um cronograma de visitas ajuda n...